Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: STF debate liberdade de expressão

Um acordo para a Groenlândia. Caso Master recoloca corrupção no radar. Direita aposta em “novo” TSE

Interesse dos EUA na Groenlândia é histórico e estratégico, mas só cooperação com Dinamarca e OTAN evita abrir espaço para China e Rússia. (Foto: Graeme Sloan/EFE/EPA/POOL)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ter chegado a um acordo preliminar com a Otan a respeito da Groenlândia. Não foram revelados detalhes sobre o que foi definido, mas, segundo Trump, o acordo envolve “toda a região do Ártico”. Com isso, foram suspensas as tarifas que seriam aplicadas a países europeus. Veja o que disse o norte-americano.

As opções de Trump. Enquanto não são divulgadas maiores informações sobre o acordo, listamos as opões que Trump tem para adquirir a Groenlândia.

O dilema de Lula. O convite de Trump para que Lula participe de seu Conselho de Paz colocou o brasileiro em um dilema de alto custo político. Entenda a situação.

Política, Economia e Mundo

Liberdade de expressão em pauta. Duas ações que podem redefinir o conceito de liberdade de expressão no Brasil estão na pauta do STF para fevereiro. Saiba o que está em jogo.

Corrupção de volta ao radar. Um empresário liga o PT ao caso Master e preocupa o governo Lula. O escândalo envolvendo o banco recoloca a corrupção como preocupação e pode influenciar nas eleições.

Mudança no TSE. Após anos de gestões consideradas simpáticas ao petismo, o TSE será comandado por ministros avessos ao ativismo judicial. Isso faz com que a direita aposte em eleições justas.

Opinião da Gazeta

Quem vai parar Dias Toffoli? O ministro Dias Toffoli, do STF, tem ultrapassado todos os limites na sua condução do caso Master. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Aparentemente, o país todo já percebeu que Toffoli faz o que quer, e que é imparável. No entanto, é preciso recordar: ele só chegou a esse ponto porque foi incentivado pelos mesmos que hoje pedem providências.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Revisão jurídica. O que sabemos sobre a paralisação do acordo UE-Mercosul

Inep admite falhas. Faculdades de Medicina acionam a Justiça após MEC alterar notas do Enamed

Aumento de 22%. Duty free brasileiro cresce na região de fronteira e compete com as compras no Paraguai

11 motivos. Por que as pessoas deixaram de se importar com a seleção brasileira

Colunas e artigos

Brasil na mira dos EUA. Aprovada recentemente, uma lei de inteligência dos EUA cita nominalmente o Brasil. Artigo de Marcos Degaut explica essa citação e o que ela significa para o país.

Paulo Briguet mostra como a religião do ódio ataca nas universidades.

Guilherme Fiuza fala da vista grossa do governo Lula para o massacre no Irã.

Para inspirar e alegrar

História nos trilhos. Após um hiato de quase 30 anos, o apito da locomotiva volta a ecoar na Serra da Mantiqueira. Conheça o roteiro que resgata ferrovia histórica inaugurada por D. Pedro II.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.