Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: Morte de Uribe revive trauma

“Adultização” deve ser pautada na Câmara. Filho de Barroso com medo de ser barrado. Avanço do impeachment de Moraes

adultização
O vídeo "adultização", do influenciador Felca, gerou comoção social. (Foto: Reprodução/YouTube)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Um vídeo de 50 minutos expondo casos graves de exploração e sexualização de menores, publicado pelo influenciador Felipe Bressanim Pereira, o Felca, repercutiu tanto, que seu conteúdo chegou ao Congresso Nacional. Agora, o presidente da Câmara, Hugo Motta, se comprometeu a pautar, ainda nesta semana, projetos relacionados à “adultização”. Entenda o assunto e assista ao vídeo. 

Precaução. Bernardo Van Brussel Barroso, diretor do banco BTG Pactual em Miami, e filho do ministro Luís Roberto Barroso, decidiu não voltar para os EUA, diante da possibilidade de ser barrado ao entrar no país. Barroso teria dado o conselho ao filho.

Impeachment de Moraes. A base governista no Senado pode impedir que o processo de impeachment de Alexandre de Moraes siga adiante. Embora o governo Lula não tenha maioria folgada no Senado, ele pode barrar iniciativas com o apoio de partidos como PSD, MDB e parte do União Brasil.

Política, Economia e Mundo 

Democracia em risco

A morte de Miguel Uribe, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, revive uma triste tradição daquele país: a violência política. Entre 1983 e 2023, quase 2 mil políticos foram assassinados na Colômbia, segundo estudo. 

Bloco Bumerangue

Foi descoberto um grande depósito de petróleo e gás natural em uma área do pré-sal chamada bloco Bumerangue. O feito só foi possível porque em 2022, durante o governo Bolsonaro, o então presidente abriu o mercado para que as riquezas nacionais fossem aproveitadas. 

Forças Armadas

Com a escalada das tensões entre Lula e Trump, compras importantes da área de Defesa para o Brasil estão ameaçadas. O alinhamento do governo Lula com Rússia e China, complica ainda mais a situação brasileira. 

Opinião da Gazeta 

Encontro entre Trump e Putin não pode ser negociação pelas costas da Ucrânia. No próximo dia 15, um encontro que pode ser decisivo para a continuação ou o fim da guerra na Ucrânia ocorrerá no Alasca: Trump se reunirá pessoalmente com Putin. Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

O momento pede que os Estados Unidos empreguem seu poder de persuasão para pôr fim à carnificina e negociar uma paz duradoura e justa

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje 

Êxodo. Por que empresas brasileiras estão se mudando para o Paraguai?

Insegurança. Trump cita Brasília como exemplo de capital violenta ao anunciar intervenção em Washington

Decisão do STF. PGR recorre para limitar alcance de ampliação do foro privilegiado

Fazenda Brook. Conheça o experimento socialista que fracassou nos Estados Unidos do século 19

Colunas e artigos 

Violência digital: da idolatria ao apedrejamento virtual. Ataques online a vulneráveis expõem não só crimes, mas a cultura digital que estimula polarização e violência disfarçada de engajamento. Leia o artigo Lilian Carvalho, PhD em Marketing.

Alexandre Garcia comenta sobre os 30% de teor de álcool na gasolina brasileira e como essa alteração não impactou no preço final

Polzonoff faz piada sugerindo que Lula contratou o personagem Michael Scott , da série The Office, para conduzir delicadas conversas com Trump

Para inspirar e alegrar 

Jim Caviezel surge irreconhecível como Herodes em novo filme do Angel Studios. Zero A.D é a nova aposta do Angel Studios, que após The Chosen, lançou filmes cristãos de muito sucesso, como Som da liberdade, um dos filmes mais assistidos de 2023. Veja quando Zero A.D será lançado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.