• Carregando...
Preço da gasolina e do etanol em um posto da região de Curitiba (PR)
Preço da gasolina e do etanol em um posto da região de Curitiba (PR)| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

Para começar este resumo de notícias. Se na terça-feira (14) o presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, afirmou que o ICMS, imposto de competência dos estados, é o que mais impacta no valor cobrado dos consumidores na bomba dos postos , reportagem de Fernando Jasper mostrou uma realidade diferente. O imposto estadual não foi o principal responsável pela forte alta da gasolina no último ano. A maior fonte de pressão veio da Petrobras.

Crimes na pandemia? Um grupo de juristas coordenado pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior publicou um relatório nesta semana em que afirma haver indícios de que o presidente Jair Bolsonaro pode ter cometido sete crimes durante a pandemia de Covid-19 no Brasil: de responsabilidade, charlatanismo, infração de medida sanitária, crime de epidemia, prevaricação, incitação ao crime e até mesmo crimes contra a humanidade.

Política, Economia e Utilidade Pública

CPI aumenta pressão. A CPI da Covid do Senado teve como um dos resultados da reunião desta quarta (15) a aprovação da convocação da advogada Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro . Ela foi chamada à comissão por supostamente ter conexões com o empresário Marconny Faria, que é acusado de atuar como lobista a favor da empresa Precisa Medicamentos dentro do Ministério da Saúde.

Moro volta à cena. O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, deve voltar ao Brasil no final do mês de setembro para decidir sobre uma eventual candidatura nas eleições de 2022. Moro está morando nos Estados Unidos. O ex-juiz da Lava Jato deve se reunir com representantes do Podemos em Curitiba. Moro esteve no Brasil pela última vez em julho.

Atualização. O Brasil registrou mais 800 mortes por Covid-19 e 14.780 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde . Ao todo, o Brasil já contabiliza 21.034.610 diagnósticos positivos 588.597 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 139.212.777 com a primeira dose e 75.453.129 com a segunda.

Colunas e podcast

Conservadorismo. Paulo Polzonoff Jr. concorda que Bolsonaro não é conservador. Mas questiona: por acaso o antibolsonarismo é?

Credibilidade em xeque. Bruna Frascolla fala sobre a infalibilidade da checagem de dados dos jornais.

Indicação sob risco. O podcast 15 Minutos discute a chance de André Mendonça, indicado de Bolsonaro ao STF, se tornar ministro da Corte. Ele corre o risco de não assumir.

Opinião da Gazeta

O combustível caro e as respostas simplistas. A transformação do plenário da Câmara dos Deputados em comissão geral para ouvir o presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, em pouco ajudou a esclarecer os verdadeiros motivos dos preços altos dos combustíveis praticados no Brasil.

Os dois fatores realmente decisivos para os aumentos recentes dos combustíveis são o preço do petróleo no mercado internacional – controlado pelo cartel da Opep, ou seja, sem influência alguma do Brasil – e o real desvalorizado .

O que mais você precisa saber hoje

Legislativo. Projeto que prorroga desoneração da folha de pagamento avança na Câmara

Mundo. Aumento da tensão: Coreias do Norte e do Sul testam mísseis com horas de diferença

Argentina. Ministros de Fernández renunciam em massa após derrota nas primárias legislativas

Judiciário. Moraes pede vista e suspende julgamento no STF sobre validade de marco temporal

Para Inspirar

Como o paisagismo pode salvar o planeta? “A cada dia que passa, descubro que mais que paisagista, sou mesmo é um agricultor”, brinca Andreas Kipar, arquiteto alemão radicado em Milão há mais de 35 anos, e uma das mais importantes autoridades em projetos urbanos de paisagismo. Confira uma entrevista exclusiva com ele feita pela HAUS.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]