• Carregando...
 | /
| Foto: /

Realmente eu não sei o que você quer saber primeiro: como anda a crise entre os Bolsonaro e o ministro Gustavo Bebianno ou detalhes da Reforma da Previdência. Supondo que você se importe com seu futuro, recomendo a segunda opção. Mas ela está ligada à primeira, por incrível que pareça.

Terminada a reunião com a equipe econômica, o secretário Rogério Marinho anunciou: Jair Bolsonaro decidiu idade mínima para a aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres, com 12 anos de tempo de transição para as novas regras. Nossa correspondente em Brasília, Jéssica Santana acompanha tudo de perto.

O problema é que ainda falta convencer o Congresso. E é aí que mora o perigo. Bebianno já disse: não vai se demitir até falar com Bolsonaro. Pivô no caso dos laranjas do PSL, o ministro da Secretaria Geral da Presidência foi atacado virtualmente por um dos filhos do presidente, mas tem aliados de sobra.

Além de ter sido presidente do partido durante as eleições que deram ao PSL a segunda maior bancada da Câmara, Bebianno se aproximou de Rodrigo Maia, presidente da Casa, que precisou ligar para Paulo Guedes para avisar que se Gustavo cair, a aprovação da reforma da Previdência pode ser impactada. E tem ainda os militares: se posicionaram a favor de Bebianno e Mourão teve que entrar em cena para assoprar.

VEJA TAMBÉM - Japão, Milão e vinho na Cordilheira dos Andes: clique aqui e dê um tempo para a cabeça com as recomendações de nossos jornalistas

Como conta nosso editor Fernando Martins, Bebianno era o braço-direito de Jair Bolsonaro. Não é mais: disse que não é moleque e que o presidente teme respingos de laranjas do PSL. E agora, quem poderá ajudar? O superministro da Justiça, Sergio Moro, já atendeu ao chamado e garantiu que o esquema será desmantelado.

Se Bebianno está a um passo de se aposentar ou ser aposentado da equipe do Governo, Lucio Vaz denuncia que o acúmulo de aposentadorias garante renda de até R$ 73 mil a ex-senadores.

Mudando de assunto...

Apesar de a Bolsa fechar em alta com a notícia da Reforma da Previdência e com o fechamento do balanço de lucro dos grandes bancos de capital aberto, as negociações de acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia vão complicar. Vandré Kramer conta por que e o editorial desta Gazeta aborda como o protecionismo comercial tem impactos diretos no bolso de todos:

“Os consumidores do Brasil só serão os grandes vencedores quando tiverem produtos mais baratos nas prateleiras. Isso significa baratear o produto estrangeiro e aumentar a competitividade do concorrente nacional, em vez de buscar uma igualdade de condições por meio de tarifas pesadas sobre as importações. Tarifas e subsídios criam distorções que nunca beneficiam o consumidor, mas eliminá-las, especialmente no caso do agronegócio, não será nada fácil.”

Já no STF, nosso correspondente Renan Barbosa viu de perto o ministro Celso de Mello reconhecer a omissão do Congresso ao não legislar contra homofobia. Mas o magistrado foi o único a discursar e a decisão do tribunal ficou para o dia 20 – se ninguém falar demais e todo mundo for para casa antes de votar, claro. Nossa equipe em Curitiba separou 5 textos para entender as ideias feministas citadas por Celso de Mello no STF.

Horário de verão nunca mais?

Outro ‘julgamento importante’ ainda vai demorar alguns meses para acontecer, mas é bom saber desde já. Neste sábado, acaba o horário de verão. E ele pode nunca mais voltar. Pelo menos enquanto Bolsonaro for presidente: é ele quem decide se esta será a última vez que você verá o por do sol perto das 20h. Nossa editora Fernanda Trisotto resgatou estudos que mostram que a mudança de horário não faz mais tanto sentido quanto antigamente.

Por falar em verão, a seca que pegou em cheia os produtores nesta safra não afetou todo mundo. Verdadeiros estrategistas, os administradores do Sítio Caetê, em Itaberá (SP), deram show de produtividade unindo soja, porcos e vacas. João Maroni esteve lá pessoalmente para conferir.

Povo sem educação

No Paraná, uma investigação do Ministério Público Federal apontou que verbas de bolsa de pesquisa da UFPR estavam sendo desviadas a pessoas sem qualquer conexão com a instituição de ensino. O juiz federal Marcos Josegrei da Silva condenou 13 pessoas e absolveu 21. Quem relembra o caso e conta detalhes da sentença é a repórter Katia Brembatti. As penas somam 159 anos de prisão.

Quem também deu uma bola fora foi um professor de história. Após zombar do quadro de saúde de Bolsonaro em sala de aula, a ‘brincadeira’ viralizou e ele mesmo pediu as contas.

Nesse período de volta às aulas, os pais devem ficar atentos na hora de comprar o material escolar dos filhos para evitar acidentes causados por produtos irregulares. Somente entre 4 e 8 de fevereiro, foram apreendidos 3.266 itens que estavam fora do padrão em todo o Paraná.

Agora uma “Aulinha de Compreensão de Ratinhês”. Parcerias privadas, delegação de serviços públicosVolta e meia isso aparece na boca do novo chefe do Palácio Iguaçu, Carlos Massa Ratinho Junior. E o que tudo isso significa? A repórter Giulia Fontes traduziu.

Curitiba cidade laica

A comunidade muçulmana de Curitiba vai ganhar uma nova mesquita inspirada no Jardim Botânico, um dos cartões-postais da capital paranaense. Provavelmente vai ser lá perto do ponto turístico. Angieli Maros conta essa história.

A capital paranaense também vai ganhar um templo do rock. A repórter Flávia Schionet já adianta: a abertura do maior bar do gênero musical de toda a América Latina acontece na próxima semana. O Tork n’ Roll vai reunir gastronomia, serviços e entretenimento em quase 3 mil metros quadrados no bairro Rebouças.

Outro exemplo muito bacana na capital paranaense: um hospital particular de Curitiba está oferecendo tratamento gratuito para crianças carentes com tumor cerebral. Seis já foram beneficiadas e a ideia é ampliar as vagas.

3 motivos para acompanhar a eleição da Nigéria

Uma das maiores eleições do ano acontecerá neste sábado. Maiores no sentido literal, já que a Nigéria tem uma das maiores populações do mundo – 84 milhões de eleitores irão às urnas para escolher presidente, governadores, senadores e deputados. Filipe Figueiredo apresenta em sua coluna três tópicos sobre a importância dessas eleições na África.

Enquanto os nigerianos elegem seus líderes, muitos venezuelanos esperam por essa chance. Na Venezuela socialista, a população não está perdendo a fé apenas no ditador Nicolás Maduro, mas muitos também se desencantam com o próprio modelo econômico do país, e querem uma mudança definitiva.

Mesmo com os venezuelanos passando fome, a comida subsidiada pelo regime chavista continua passando para a Colômbia, pela mão de contrabandistas, onde é vendida por até dez vezes mais do que custa na Venezuela. Enquanto isso, os caminhões com ajuda humanitária são impedidos de cruzar a fronteira no sentido contrário.

Imagem do dia

Casais do Afeganistão celebram o Valentine’s Day em um bairro de Kabul, nesta quinta-feira, 14 de fevereiro. Muitos afegãos não conhecem ou não comemoram o feriado, que é tradicional nos EUA, mas as gerações mais jovens em áreas urbanas celebram o dia, apesar de restrições. WAKIL KOHSAR/AFP

Gazeta do Povo recomenda

Seguindo pelo mundo, mas com agora com notícias leves. Nossos repórteres e editores selecionaram algumas dicas de leitura. Vamos a elas?

Reciclagem olímpica. Luciane Belin (HAUS) revela: o conceito de design sustentável foi atualizado. A lição vem do Japão. As medalhas olímpicas de Tóquio 2020 serão feitas a partir de lixo eletrônico reciclado. Foram utilizados 5 milhões de aparelhos celulares antigos. Veja como serão as medalhas!

O maior evento de design do mundo está próximo. Luan Galani (HAUS) dá a dica: se você estiver pela Europa em abril, o Salão Internacional do Móvel de Milão 2019 anunciou que irá homenagear Leonardo da Vinci e que vai mudar seu formato de exposição. Confira as novidades!

Soy loco por ti América. Talita Boros Voitch (Bom Gourmet) recomenda: imagine se hospedar em um hotel boutique com vinhedo próprio e uma vista privilegiada para a Cordilheira dos Andes. De Mendoza, Anderson Hartmann experimentou essa maravilha logo ali na vizinha Argentina.

Tenha uma ótima sexta-feira e um relaxante final de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]