Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Uma saída para crise institucional

Articulações por anistia se intensificam. Oposição cobra CPI da Vaza Toga. Lula define adversário para 2026

Tarcísio em evento do Progressistas
Tarcísio articula aprovação do PL da Anistia. (Foto: Paulo Honorato/Divulgação/PP)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O projeto de lei que concede anistia aos condenados do 8 de janeiro vai ganhando força no Congresso. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, falou em uma proposta alternativa, o que foi rechaçado de pronto pela oposição. Quem tomou a frente das negociações foi Tarcísio de Freitas, que, com isso, pavimenta apoio para as eleições de 2026. Entenda o papel do governador de São Paulo.

Adversário de Lula. O avanço de Tarcísio de Freitas surtiu efeito também na esquerda, tanto que Lula já o definiu como seu principal adversário para 2026.

Fim da democracia? A Gazeta do Povo realiza nesta sexta (5) uma edição especial do programa Última Análise, em preparação ao 7 de setembro. Paulo Polzonoff, Rodrigo Constantino, Francisco Escorsim e Eduardo Matos debatem o fim da democracia no Brasil. Clique e ative o lembrete.

Política, Economia e Mundo

Saída para a crise institucional. O julgamento de Jair Bolsonaro no STF tornou-se o ponto de partida para uma saída negociada para a crise institucional que assola o país. Entenda como isso pode acontecer.

CPI da Vaza Toga em pauta. Com as novas denúncias de Eduardo Tagliaferro contra Alexandre de Moraes, senadores da oposição articulam a CPI da Vaza Toga e planejam levar o caso a órgãos internacionais.

Giro pelo mundo. Um chavista sancionado pelos EUA foi expulso da Argentina após entrar no país pelo Brasil. Saiba o que é o Cartel de Los Soles, acusado de ser chefiado por Nicolás Maduro.

Opinião da Gazeta

Aplicar a Lei de Reciprocidade neste momento é erro grave. Em vez de estabelecer um diálogo conciliador e uma postura de negociação pacífica com os EUA no caso das tarifas, Lula resolveu contra-atacar. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Quando no curso de divergências surgem conflitos de interesses, as agressões verbais direcionadas aos países parceiros e seus governantes servem para agravar a situação e se voltam contra o povo e a economia nacional.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Sobre aliados e eleitores. Seis líderes políticos que se mantiveram influentes mesmo depois de condenados

Segurança pública. A polícia é racista? Dados contrariam narrativa e expõem abismo regional de violência

Investigação. CPMI do INSS: CGU aponta falhas na verificação de dados e autorizações de descontos irregulares

Rearticulação interna. Força conservadora ganha espaço e MDB busca alinhamento à direita em SC

Colunas e artigos

Um golpe nas ONGs de esquerda. ONGs de esquerda dos Estados Unidos perderam um de seus principais financiadores. O artigo de Tyler O’Neil conta quem é e como operava esse financiador.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança faz um alerta: “Você não terá nada, mas será feliz...”.

Leonardo Coutinho fala do “Dia da Vitória” e o clube dos autocratas.

Para inspirar e alegrar

Rir é o melhor remédio. Se a semana foi puxada, nada melhor do que aproveitar a folga para dar boas risadas. Selecionamos cinco comédias irresistíveis para você relaxar e se divertir.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.