• Carregando...
 | /
| Foto: /

Na ausência do presidente Jair Bolsonaro, que continuará internado por mais dias do que o previsto, quem ganhou destaque foi o DEM, que venceu as eleições para as presidências da Câmara e do Senado, e mesmo depois de trocar de nome há 12 anos ainda lembra o antigo PFL. Será que ainda é uma frente liberal? Pedro Menezes comenta.

O Ministro da Justiça, Sergio Moro, também voltou à vitrine: apresentou um conjunto de projetos que altera 14 leis para combater o crime organizado e a corrupção. Direto de Brasília, a correspondente Kelli Kadanus explica o que muda: entre as propostas, o incentivo de 5% do valor recuperado para informantes. A ‘superproposta’ tem ainda um capitulo “excludente de ilicitude” para policiais e cidadãos que agirem em legítima defesa.

Mesmo internado, Bolsonaro aproveitou essa deixa. Em mensagem do Executivo ao Legislativo, o presidente destacou que a culpa do aumento da criminalidade e da recessão é dos governos anteriores, e declarou guerra ao crime organizado: “Não temos pena nem medo de criminoso”.

Dia agitado em Brasília, dia agitado em Curitiba. Tomou posse o novo superintendente da Polícia Federal no Paraná, Luciano Flores de Lima. Lembra dele? Foi o responsável pelo interrogatório do ex-presidente Lula durante a condução coercitiva, em 2016. E a expectativa é que em 2019 a Lava Jato vai bombar com políticos que perderam o foro privilegiado e, nas palavras de Flores, terá as maiores operações já realizadas.

Nova Previdência: igual para homens e mulheres?

Uma preliminar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre a Previdência - obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo - destacou que o governo vai propor idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem e aumentar o tempo mínimo de contribuição. Até a última semana, a promessa era de 57 anos para mulheres e de 62 anos para homens. Agora, cinco regras duras podem entrar na reforma.

Nosso correspondente Olavo Soares destrinchou as 256 páginas da mensagem presidencial enviada pelo Planalto ao Congresso nesta segunda. E adivinha? Grande parte do texto é justamente sobre a agenda econômica – com destaque para a Previdência, mas também privatizações e concessões, infraestrutura, reforma tributária e a independência do Banco Central.

Já que o tema é economia, fica a dica: nosso colunista Roberto Indech - analista-chefe da Rico Investimentos e diretor de análise técnica do Grupo XP – analisa como vai ser a relação do novo Congresso com o mercado.

Os temas econômicos nos levam também ao Editorial da Gazeta do Povo. Que o Brasil é o pobre, todo mundo sabe. Mas a pobreza pode ser derrotada: mudando a Previdência, o combate ao crime organizado e atacando a corrupção. E também:

“É necessário que o país tenha, no mínimo, um setor produtivo privado forte, leis boas e estáveis, governo eficiente, equilíbrio das contas públicas, respeito ao direito de propriedade, ambiente favorável aos investimentos e liberdades individuais”

“Estou procurando um avião para comprar”

Enquanto para alguns falta dinheiro, senador pelo Paraná, Oriovisto Guimarães (PODE) disse que não irá gastar a verba do Legislativo reservada para a compra de passagens aéreas. A solução? O trajeto semanal entre Curitiba e Brasília será feito em avião próprio: “Estou procurando um para comprar”, explica o fundador do Grupo Positivo. Quem conta a história é o repórter João Frey, que está em Brasília.

Em terras paranaenses, a editora Catarina Scortecci recomenda: o Paraná foi o estado da região Sul do país que mais teve servidores públicos federais expulsos no ano de 2018. É o que observa a repórter Giulia Fontes a partir de um levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU). Aproveite que o tema é o estado para ler os sete desafios do Xisto. Conhece ele? Katia Brembatti apresenta.

“Já chegou o disco voador”

Se Oriovisto está em busca de um avião, em Curitiba tem gente em busca de Ovnis. Documentos da Aeronáutica revelam 84 registros de pessoas que viram espaçonaves na capital do Paraná - e agora também dos discos voadores.

Mas se você tem medo de altura, ETs ou aviões, fique tranquilo: você pode se sentir na China sem subir em aeronaves ou ser abduzido: nesta terça (5) é celebrado o Ano Novo Chinês e o Guia da Gazeta do Povo selecionou lugares em Curitiba para você se sentir no país asiático. Será que vai ter foguetório?

Já que estamos olhando para o céu, responda rápido: está com saudades do calor do mês passado? Janeiro foi o mais quente já registrado em Curitiba pelo Simepar. Confira os dados do instituto. De olho no clima, de olho na paisagem: a editora de Haus, Sharon Abdalla, recomenda apreciar as transformações urbanas que marcaram a cidade neste último século e as que devem nortear o futuro.

Também em Curitiba, um apelo: uma menina de 13 anos descobriu câncer raro, um mês após a morte do pai pela mesma doença. Agora, amigos da família organizaram uma vaquinha virtual para poder ajudar nos gastos básicos e nas cirurgias de retiradas de 5 tumores que ela tem no abdômen e mais a retirada do intestino.

Saindo do Paraná em direção a Minas Gerais, Talita Boros Voitch, do Bom Gourmet, recomenda: O tradicional pão de queijo mineiro ganha versões inusitadas em Belo Horizonte. Tem bruschetta, sorvete e até coxinha!

Imagem do dia

Imagem aérea mostra hindus indianos mergulhando no Sangam, a confluência dos rios Ganges e Yamuna e do mítico Saraswati durante o festival Kumbh Mela, em Allahabad. Autoridades do estado de Uttat Pradesh esperam 12 milhões de visitantes para o festival centenário, que começou em 15 de janeiro e vai até março. Departamento de Relações Públicas e Uttar Pradesh. /AFP

Volta ao mundo em um minuto

Tensão comercial, tensão militar. Se por um lado a ONU diz que a soja é exemplo de como guerra comercial distorce os mercados, por outro, a questão: Estados Unidos e Rússia a um passo da 2ª Guerra Fria? Os países vão abandonar um pacto que foi chave para o controle de armas nucleares. Conheça cinco pontos do novo jogo que opõe Kremlin e Casa Branca.

Por falar em crise militar, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, não descarta a possibilidade de que a crise no país termine em uma guerra civil. A pressão internacional aumentou nesta segunda, quando uma série de países europeus reconheceu o líder oposicionista Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. O opositor, inclusive, denunciou que Maduro está tentando movimentar cerca de US$ 1,2 bilhão para o Uruguai e pediu ao governo uruguaio que não seja cúmplice de um “roubo”.

El Salvador elegeu um novo presidente neste domingo. Nayib Bukele, do partido de centro-direita Grande Aliança pela União Nacional. O grande desafio: conter a violência atribuída às gangues.

Em Brumadinho, na Eritreia e no Canadá

Se é que tinha como piorar a situação em Brumadinho, piorou. O blog da Madeleine Lacsko mostra que um mestrado de um engenheiro da Vale mostrou o risco do desastre de Brumadinho há 8 anos. A empresa, relata o Blog da Madá, proibiu o autor de falar sobre o assunto. Só esqueceu que a dissertação de mestrado é pública. Quem não esquece esses ‘detalhes’ é o mercado financeiro: as ações da Vale despencaram [de novo], mas mesmo assim a Bolsa brasileira alcançou uma nova máxima histórica.

Não bastasse a tragédia de Brumadinho, uma mineradora canadense está sendo acusada de tortura, agressões e ameaças a trabalhadores de uma mina na Eritreia. A empresa se chama Nevsun e, claro, nega as acusações. Mas o caso pode sair da Eritreia e cair na mão da Suprema Corte do Canadá.

Para fechar, aproveitando a nossa volta ao mundo, uma notícia mais leve. Em diferentes cidades do planeta, as armas são em defesa da sustentabilidade. Conheça cinco empreendimentos contra as mudanças climáticas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]