• Carregando...
Faixa de manifestante em 7 de setembro pede intervenção militar e nova Constituição
Faixa exibida nas manifestações do 7 de setembro em Brasília pede nova Constituição para o Brasil.| Foto: Olavo Soares/Gazeta do Povo

Para começar este resumo de notícias. O respeito à Carta Magna atual foi uma das principais pautas das manifestações governistas do dia 7 de setembro. Parte dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, porém, não espera que Bolsonaro aja "dentro das quatro linhas"; para eles, o ideal seria a criação de outras quatro linhas. Ou seja, uma nova Constituição. Reivindicações com este perfil são feitas por militantes anônimos, mas também estão presentes na argumentação de figuras mais destacadas do governismo. O ramo jurídico vê a ideia com ressalva.

Voz das ruas. Do outro lado, a baixa adesão popular aos protestos contra Bolsonaro no domingo (12) demonstrou que, neste momento, a chamada terceira via não está sendo capaz de mobilizar parte expressiva do eleitorado. Além disso, as ruas esvaziadas esfriaram as movimentações por um processo de impeachment, segundo líderes partidários. No entanto, a oposição pretende manter a mobilização para tentar forçar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a abrir um dos mais de 100 pedidos de afastamento contra Bolsonaro protocolados na Casa.

Política, Economia e Utilidade Pública

Internet. A aprovação da versão final do edital de licitação das frequências do 5G por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi postergada após pedido de vista do conselheiro Moisés Queiroz Moreira. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, classificou o pedido de vista como "altamente inesperado". Ao comentar o adiamento forçado, Faria falou em prejuízo para a economia brasileira. "Um pedido de vista desse representa em torno de R$ 100 milhões por dia.”

Energia e combustíveis. A Câmara dos Deputados vai receber nesta terça-feira (14) o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, para debater a situação da operação das termelétricas, o preço dos combustíveis e outros assuntos relacionados à empresa. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-PL), disse que a estatal deve ser lembrada de que "os brasileiros são seus acionistas".

Atualização. O Brasil registrou mais 215 mortes por Covid-19 e 6.645 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 21.006.424 diagnósticos positivos 587.066 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 137.753.493 com a primeira dose e 72.795.741 com a segunda.

Nossa Visão

Um primeiro passo. Quando as esperanças de uma distensão entre Executivo e Judiciário pareciam cada vez mais distantes, depois das declarações incendiárias de Jair Bolsonaro nos atos de 7 de setembro e de novas decisões de prisão e quebras de sigilo ordenadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, o presidente da República dá um primeiro passo em direção a uma extremamente necessária normalização institucional.

Um país que enfrenta uma pandemia, inflação e desemprego não tem condições de ser tragado por uma guerra aberta entre Executivo e Judiciário. Alguém precisava dar o primeiro passo, e ele foi dado 

Coluna e podcast

Legislativo ativo. O colunista Diogo Schelp fala sobre as manobras do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para, em regime de urgência, no afogadilho e praticamente sem discussão, aprovar o novo Código Eleitoral. A intenção é contrariar os anseios dos brasileiros por regras mais rígidas para os partidos e políticos e ainda fazer as alterações valerem para a eleição de 2022.

Podcast 15 Minutos. Protesto “nem Lula, nem Bolsonaro” complica terceira via e coro por impeachment

O que mais você precisa saber hoje

Liberdade de expressão. AGU e PGR discordam sobre MP de Bolsonaro que altera Marco Civil

Precatórios. As propostas para aliviar dívidas do governo em 2022

Estados Unidos. Empresas usam poder econômico para estimular aborto no Texas

Judiciário. Investigação contra Lula por tráfico de influência em favor da OAS é arquivada

Para Inspirar

A virtude da generosidade. Muito compatível com a virtude maior da caridade, a generosidade é a virtude capaz de mover uma pessoa a fazer o bem, a sair de si mesma e ir em direção às necessidades do outro. Vamos falar mais sobre generosidade? Confira na reportagem do Sempre Família!

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]