Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Cidades brasileiras exemplo de gestão fiscal

Autoridades italianas liberam Tagliaferro. Celeridade atípica no STF. Lula que se cuide com Trump

Eduardo Tagliaferro é detido na Itália
O perito Eduardo Tagliaferro fala à Subcomissão Especial sobre o Combate à Censura da Câmara dos Deputados, em 24 de setembro. (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Eduardo Tagliaferro está de volta em casa e comprometido a não deixar a cidade onde vive, na Itália. Pivô da Vaza Toga e denunciante de inúmeros supostos desmandos e abusos de Alexandre de Moraes, ele foi surpreendido com uma visita à delegacia local nesta quarta-feira. Uma equipe policial o conduziu até lá em uma ação diretamente relacionada ao ministro, de quem Tagliaferro foi assistente no TSE. Entenda mais sobre o caso e o processo contra o perito.

Celeridade atípica. Por falar em Moraes, o ministro tem adotado medidas que podem apressar um processo no STF, com potencial para levar à cassação de Eduardo Bolsonaro. Saiba mais sobre a ação, que chama a atenção pela velocidade fora do normal na Corte e que pode tirar o deputado federal do páreo na campanha de 2026.

Opinião da Gazeta

Um plano razoável para a paz entre israelenses e palestinos. Nesta semana, o presidente norte-americano Donald Trump divulgou um roteiro concreto – embora com inúmeros obstáculos à frente. É um plano razoável para a paz entre israelenses e palestinos. No curto prazo, a prioridade é um cessar-fogo e liberação dos reféns. No longo prazo, tem como possível horizonte o estabelecimento de um Estado palestino.

O plano de Trump é bem mais razoável que a recente onda de reconhecimentos do Estado palestino, com um roteiro definido, que exige concessões de ambos os lados

Leia o editorial na íntegra

Política, economia e mundo

Lula que se cuide. Enquanto não surgem novidades sobre uma possível reunião entre Lula e Donald Trump, de olho em discutir as tarifas, o presidente brasileiro pode dedicar tempo a se preparar para a agenda. Aqui, a Gazeta reuniu sete encontros de Trump com autoridades e que renderam constrangimento para os interlocutores do norte-americano.

Beach tennis, futebol e mais. Juízes e desembargadores ganham dispensa remunerada para competir em “olimpíada”. Acredite, eles se reuniram na última semana em Foz do Iguaçu.

Giro pelo mundo.  Uma deputada do PT e um ativista brasileiro de esquerda estavam em um dos barcos da flotilha com Greta Thunberg, interceptado pela Marinha israelense. Eles seguiram viagem apesar das ordens para mudar de rumo e foram bloqueados no Mediterrâneo.

O que mais você precisa saber hoje

Pacificação nacional. Veja como foram as anistias em outros países da América Latina

Impasse de Tarcísio. Mestre das sombras no Centrão, Kassab avança com “plano B” Ratinho Jr. para 2026

Consulta pública. Lula autoriza ministério a discutir fim da obrigatoriedade de autoescola para CNH

Lei Seca. O dia em que o Estado matou cidadãos com álcool envenenado

Artigos e colunas

A ditadura por escolha. Para Edemir Bogesky von Schörner, o Brasil não está sendo empurrado para o autoritarismo, está indo em direção a ele por vontade própria. No caminho, renuncia à liberdade (e ao futuro); leia aqui.

Paulo Briguet escreve uma carta a um brasileiro que espera a anistia

Deltan Dallagnol fala sobre o caso que desmonta Moraes: Cristiane, a “golpista” que só levava Bíblia e bandeira

Para inspirar e alegrar

Cidades brasileiras que dão exemplo de gestão fiscal. Três capitais de estados do país alcançaram nota A+ na mais alta avaliação concedida pelo Tesouro Nacional. Descubra quais são e entenda porque são contraponto ao governo federal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.