Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: O plano chinês de vigilância global

Bolsonaro quer anular delação de Cid. Governo tenta baratear alimentos. Brasil estuda retaliação aos EUA

Ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou defesa no STF. (Foto: Divulgação/ Palácio do Planalto)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nesta quinta (6) ao STF sua defesa à denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. Nela, Bolsonaro pede a anulação da delação premiada de Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens, e que o julgamento seja feito no plenário do Supremo. Confira os detalhes.

Cid nega coação. A defesa de Mauro Cid, por sua vez, reforçou que ele não foi coagido a firmar o acordo de delação premiada que embasou a denúncia da PGR.

Caravana pelo Brasil. Nos próximos meses, Bolsonaro inicia uma série de eventos pelo Brasil, tendo como pautas principais o PL da Anistia e o avanço da direita em 2026.

Política, Economia e Mundo

Alimentos mais baratos (é o que se espera). Na tentativa de reduzir os preços dos alimentos, o governo Lula anunciou algumas medidas, entre elas zerar a alíquota de importação de vários produtos.

MP da retaliação. Diante das ameaças de novas tarifas impostas por Donald Trump aos produtos brasileiros, o governo Lula estuda uma Medida Provisória para retaliar possíveis barreiras comerciais.

Giro pelo mundo. O Vaticano divulgou a primeira mensagem de voz do papa Francisco após a internação. Conheça o “Projeto 141”, plano global de vigilância da China.

Opinião da Gazeta

Resultado da Petrobras justifica preocupação. Os resultados da Petrobras no último trimestre de 2024 acenderam um sinal de alerta. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Há motivos para suspeitar que ao menos parte desses investimentos esteja alinhada com as ideias bastante peculiares que Lula já manifestou sobre a função das empresas nacionais: “estar de acordo com aquilo que é o pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro”.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Carnaval. Com “patrocínio” de ministro, prefeitura no MA distribui 10 mil latas de cerveja

De Sorocaba. Quem é o prefeito “tiktoker” que quer conquistar o estado de São Paulo

Alterações. Bancos terão que cancelar chaves Pix de quem está irregular na Receita; veja novas regras do BC

Artigo. Karl Marx defendia a violência e a repressão política

Colunas e artigos

Verdades sobre a invasão russa à Ucrânia. Quem é o responsável maior pela guerra na Ucrânia? Esse artigo de Andrew Michta faz uma análise sobre a verdadeira razão da invasão russa.

J.R. Guzzo mostra como o Judiciário tornou corrupção uma atividade legal no Brasil.

Leonardo Coutinho explica por que a Terceira Guerra Mundial começou faz tempo.

Para inspirar e alegrar

Por que assistir a “Anora”, grande campeão do Oscar. “Anora” foi o grande vencedor do Oscar no último domingo, e nossa editoria de Cultura tem uma dica interessante: é um filme que merece ser visto na Quaresma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.