• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

O primeiro homem da Economia de Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Guedes, já deu repetidas declarações de que a Reforma da Previdência vai ser a prioridade do governo eleito. O primeiro homem da articulação política do novo governo, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), já deu declarações contraditórias sobre o tema e acabou desautorizado por Guedes na tarde de ontem (30). A equipe está sondando a possibilidade de aproveitar algo da proposta do atual presidente Michel Temer (MDB) para ser votado ainda este ano – embora aliados de Bolsonaro já tenham sinalizado que a proposta seria derrotada se for votada agora.

Dessa sintonia dependem o novo governo e o futuro do Brasil. Equipe econômica e equipe política jogam uma partida de xadrez cujo desfecho ainda não é conhecido: Fernando Jasper explica o vaivém e tudo que está em jogo na reforma. E Flávia Pierry ouviu investidores que garantem: a Reforma da Previdência e outras sinalizações concretas da equipe são fundamentais para o sucesso do governo eleito.

O tabuleiro

A partida é complicada. Depois de muita negociação com industriais, ambientalistas e ruralistas, e sinalizações por vezes contraditórias, Bolsonaro bateu o martelo. Depois da reunião que ocorreu ontem no Rio de Janeiro, Guedes e Lorenzoni anunciaram que está mantido o plano de criar um “superministério” da Economia, que será formado pela junção de Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior, que ficará a cargo de Guedes, e de fundir os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. A ideia é reduzir o número atual de 29 pastas para “15 ou 16”. Quem não está gostando da ideia do superministério é a Confederação das Indústrias Nacionais (CNI), que soltou uma nota criticando a medida.

As peças

O núcleo militar da equipe de Bolsonaro já entregou uma lista com 25 nomes para a transição. Caberá ao núcleo civil indicar os outros 25. Alguns destes estarão no primeiro escalão do governo. A corrida para os ministérios está animada. Ontem circulou a história de que um dos cotados para a pasta da Educação é Miguel Nagib, presidente do Escola Sem Partido, que conversou com exclusividade com a Gazeta do Povo. Já o juiz Sergio Moro, que viu seu nome ser ventilado para a Justiça e para o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo próprio Bolsonaro, afirmou em nota que o convite será “objeto de ponderada discussão e reflexão”. Quem também está sendo cotado para compor o governo, até mesmo na pasta do Esporte, é Mario Celso Petraglia, do Atlético-PR.

No llores por mí

E o futuro ministro da Economia dá sinais de que o Mercosul não será prioridade da pasta brasileira. Juntando isso ao anúncio de Bolsonaro de que pretende visitar logo de início Estados Unidos, Israel e Chile, os argentinos estão preocupados. Brasil e Argentina têm uma parceria privilegiada cuja arquitetura remonta ao fim da ditadura militar. Aliás, Benjamin Netanyahu disse em conversa telefônica com Bolsonaro que deve comparecer à posse do novo presidente. Se ele cumprir a promessa, será a primeira vez que um primeiro-ministro de Israel visita o Brasil.

Farinha pouca

Bolsonaro nem sentou na cadeira, mas os prefeitos do Brasil já fizeram chegar a ele um pedido de R$ 28 bilhões que o governo federal contingenciou. Descentralizar os recursos públicos foi uma das bandeiras da campanha do candidato. Aliás, seus filhos Carlos, Eduardo e Flávio serão (e já são) constantemente procurados como atalho para se chegar a Bolsonaro. Evandro Éboli escreve sobre esse e outros papeis que os três filhos políticos do presidente eleito devem desempenhar no futuro governo.

Mais números

A equipe da Gazeta do Povo já destrinchou alguns números da eleição e hoje tem mais um pouco. Você tem ideia de quais são os maiores redutos bolsonaristas nas urnas? Uma cidade deu mais de 90% dos votos para o capitão da reserva. 

Derrotados

O ministro Edson Fachin, do STF, negou um pedido da defesa do ex-presidente Lula, preso em Curitiba, para suspender a investigação sobre o recebimento de propina da Odebrecht. A defesa queria que o processo ficasse parado até uma manifestação definitiva do Comitê de Direitos Humanos da ONU.

Falando nisso, agora que as eleições estão definidas, uma das perspectivas para o PT é liderar a oposição. O editorial de hoje da Gazeta do Povo argumenta que, embora tenha legitimidade formal para isso, falta muita legitimidade moral ao partido:

Isso não significa que não exista uma saída digna para o PT [...] O passo inicial e necessário seria a admissão de todos os crimes cometidos pela cúpula do partido e em seu nome, o que até agora não foi feito. Em seguida, a aplicação do próprio estatuto do PT, que prevê a expulsão dos condenados com sentença transitada em julgado por crimes contra a administração pública (caso dos mensaleiros e, no futuro, do ex-presidente Lula quando os tribunais superiores terminarem de julgar seus recursos). E, por fim, o abandono da retórica segundo a qual o partido é vítima de perseguição política. 

Atenção

Em tudo a moderação (menos no amor). Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “A diferença entre o remédio e o veneno costuma estar na dose — com o chá verde não poderia ser o contrário. A popularização da bebida no Ocidente (já bastante tradicional na China e Japão) fez com que muita gente exagerasse nas xícaras diárias. E o excesso, dizem especialistas, pode lesionar o fígado

Aquela dica

Eu bebo até o final. Andrea Torrente (Bom Gourmet) sugere: “Abriu o vinho e não tomou tudo? Veja dicas para conservar a garrafa aberta!” 

Doces ou travessuras

É o sonho de infância de muita gente. Luan Galani (Haus) recomenda: “Ainda dá tempo de preparar sua casa para o Halloween. Aprenda a fazer as lanternas de abóboras para o Dia das Bruxas!” 

A discussão é antiga

Falando em Halloween, a equipe Sempre Família conta a história da festa e as controvérsias nas diferentes denominações evangélicas e entre os católicos: afinal, como os cristãos devem celebrar esta data?

Volta ao mundo em 1 minuto

O confeiteiro Jack Philips volta ao banco dos réus. E um exemplo de humanidade. Helen Mendes (Mundo) escreve:

Humanidade. A equipe médica que socorreu o acusado de matar 11 pessoas em sinagoga é formada por pelo menos três judeus. O suspeito foi levado ao hospital após troca de tiros com a polícia, e chegou gritando ‘eu quero matar todos os judeus’. ‘Nós estamos aqui para cuidar de pessoas doentes. Não estamos aqui para julgar’, disse Jeffrey Cohen, diretor do hospital, que conhecia nove das vítimas

Prosperidade. Com grandes reservas de diamantes e forte vocação para o ecoturismo, Botsuana se tornou uma das economias mais bem-sucedidas do mundo. Desde que conquistou a sua independência, em 1966, Botsuana teve um crescimento invejável e, hoje, o país é considerado o melhor da África

Legalidade. O presidente Trump quer tirar o direito à cidadania americana dos filhos de imigrantes ilegais que nascem no país. Os Estados Unidos são um dos poucos países que garantem cidadania para os bebês ali nascidos. A proposta deu início a um debate sobre a interpretação da Constituição do país. Se aprovada, a medida afetará famílias brasileiras que vão para os EUA para dar à luz de olho na cidadania

Liberdade. Novo processo para o confeiteiro cristão americano Jack Philips, que havia sido inocentado pela Suprema Corte após se negar a fazer um bolo para o casamento de pessoas do mesmo sexo. Dessa vez, ele se recusou a fazer um bolo para comemorar a redesignação sexual de um cliente. Seus advogados argumentam que o processo viola seus direitos de liberdade de expressão e de exercício da religião.” 

Será que funciona? E Luan Galani (Haus) recomenda: “Já pensou em trocar algumas garrafinhas de plástico do dia a dia por passagens de ônibus? Uma cidade na Indonésia inaugurou a política para se livrar da poluição. Conheça a experiência!” 

Imagem do dia:

Mulher coloca flores em uma árvore com retratos de vítimas do ditador soviético Joseph Stalin em memorial no local onde as vítimas foram enterradas, nos arredores de São Petersburgo. A Rússia celebrou nesta terça-feira (30) o Dia das Vítimas de Repressões Políticas, em homenagem às milhares de pessoas que morreram nas repressões do regime comunista soviético.OLGA MALTSEVAAFP

Paraná 

Os processos não param. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

Facilidade. A prefeitura de Curitiba quer mudar a contratação de funcionários temporários. O projeto encaminhado pela administração Rafael Greca aos vereadores prevê a adoção de Processos Seletivos Simplificados (PSS) para todas as áreas da gestão municipal. Além disso, a intenção é que os contratados por esse meio possam exercer todas as funções, inclusive as que são feitas por servidores concursados - o que atualmente é proibido

Bala na agulha. Mais um trecho da delação do engenheiro Nelson Leal Júnior foi anexado ao processo que apura irregularidades nos contratos de pedágio do Paraná, revelando mais detalhes de como funcionaria o esquema. Ele cita o dirigente Mario Celso Petraglia, menos propina em tempo de chuvas, armário de dinheiro, complemento de salário e ordem para ‘tratar bem as empresas’

Enrolado. O corretor Paulo Victor Junqueira da Cunha relatou, em depoimento ao MP-PR, que presenciou dois repasses de dinheiro vivo ao ex-secretário Pepe Richa, irmão do ex-governador Beto Richa. O montante corresponderia a propina paga como contrapartida a um decreto assinado pelo tucano, que alterou o zoneamento ambiental na região metropolitana de Curitiba e valorizou um terreno de 300 mil metros quadrados. No total, Richa teria recebido R$ 5 milhões.” 

Curitiba

Já pensou em aprender um novo idioma sem pagar nada? Confira a seleção dos nossos editores:

Chove, chuva. Fernanda Leitóles (Curitiba) indica: “Com os alagamentos frequentes em Curitiba, um questionamento que surge é se a cidade está preparada para o verão. A prefeitura garante que há uma série de obras em andamento para minimizar o problema. Mesmo assim, a situação não estará resolvida até o próximo verão. Saiba o que está sendo feito em Curitiba.” 

Novidade. Luan Galani (Haus) recomenda: “A Alameda Prudente de Moraes virou cobaia de um projeto piloto que quer transformá-la em rua tecnológica, informando sobre eventos da cidade e pratos surpresa diários de restaurantes da região. Entenda!” 

Oportunidade.  Fernanda Leitóles (Curitiba) sugere: “Quem está pensando em iniciar um curso de idiomas em 2019 deve ficar atento aos que são oferecidos pelo Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) do Colégio Estadual do Paraná (CEP). Atenção: todos são gratuitos. Confira como se inscrever.” 

Revival. Gilson Garrett Jr (Guia) recomenda: “É Halloween! E o épico Studio 1250 vai reviver sua famosa festa de Dia das Bruxas. Serão três dias de muito susto com direito até a túnel do horror! Confira todos os detalhes!” 

Fofura. Isadora Rupp (Viver Bem) sugere: “Hoje é o último dia para votar na primeira fase do Cachorro do Ano! É possível escolher o seu dog favorito entre os mais de 2 mil inscritos até às 23h59. Depois, os 20 mais votados seguem para a segunda fase da seleção, que vai eleger o pet mais fofo de Curitiba e região.”

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]