• Carregando...
O chargista Paixão está de férias | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
O chargista Paixão está de férias| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Bom dia!

O dia ontem (20) foi movimentado em Brasília. Sergio Moro, que amanheceu nomeado para a equipe de transição, confirmou na hora do almoço que o delegado Maurício Valeixo, superintendente da Polícia Federal no Paraná e amigo do ex-juiz, será o novo diretor-geral da PF e que a delegada Érika Marena, que batizou a Lava Jato, assumirá o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI). De manhã, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), já tinha anunciado que Wagner de Campos Rosário continuaria como ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), que não vai mais para o Ministério da Justiça de Moro.

Pouco depois do futuro ministro da Justiça, foi a vez de Paulo Guedes, da Economia, confirmar a criação de uma Secretaria de Privatizações. A expectativa é de que ela fique vinculada à área econômica e acelere processos de privatizações. No meio da tarde, Bolsonaro ainda anunciou, pelo Twitter, o deputado federal e médico Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) para o Ministério da Saúde. Evandro Éboli conta quem é Mandetta, ferrenho opositor do acordo com Cuba no Mais Médico desde o início do programa, em 2013. 

Na Casa Civil, as negociações seguem mais tensas. Apesar da rejeição da ala militar dos apoiadores de Jair Bolsonaro, por ter sido citado em delação da Odebrecht, o paranaense Abelardo Lupion (DEM) é cotado para ser o subchefe da Casa Civil, ministério que será comandado por Onyx Lorenzoni a partir de janeiro. O jornalista João Frey conta mais sobre isso.

Que dó...

Fernando Martins explica como a cláusula de barreira mitigada ameaça a sobrevivência de 14 das 35 legendas existentes hoje no país. Algumas cogitam fusões, mas as siglas grandes, como o PSL, querem atrair parlamentares dos partidos nanicos. É o começo dos efeitos da reforma contra a pulverização partidária, um traço anômalo da democracia brasileira

Mutretas mil

Falando nisso, uma das mutretas do apagar das luzes do Congresso foi a aprovação do reajuste à cúpula do Judiciário, o que, aliás, motivou um almoço ontem entre Paulo Guedes, o ministro Dias Toffoli, presidente do STF, e o ministro João Otávio de Noronha, presidente do STJ. O editorial de hoje (21) da Gazeta do Povo comenta a “vingança dos parlamentares em fim de mandato”, que inclui muitas outras peripécias, uma das quais comentada ontem neste Bom Dia:

O que os parlamentares em fim de mandato estão tramando é um verdadeiro golpe nas tentativas de moralizar a administração pública, uma vingança contra a população que não os quis mais em Brasília – e uma prova de que o eleitor tinha razão em rejeitar tais políticos.

Cursinho

E o PSL está de olho no futuro para enfrentar as velhas raposas que sobraram no Congresso. Hoje, os 52 deputados eleitos pelo partido, a grande maioria dos quais novatos, se reúnem em Brasília pela primeira vez para começar a entender melhor o funcionamento do Congresso. Outro tema na pauta: a disputa para a Presidência da Câmara. Há três grandes correntes de opinião entre os eleitos.

Menos médicos

Na esteira da saída de Cuba do Mais Médicos, o governo estuda modificar o Revalida, a prova feita para certificação de diplomas de Medicina obtidos no exterior. Sobre isso, aliás, o colunista André Uliano, do Instituto Politeia, aponta:

É curioso perceber que muitos dos que têm saído em defesa do sistema desumano imposto por Cuba sobre seus profissionais são os mesmos que se diziam alguns meses atrás contra a ‘terceirização’ nas relações trabalhistas. Porém, agora defendem essa forma de terceirização estatal violadora de direitos básicos do trabalhador.

O poder...

E você acha que o ativismo judicial é um problema apenas brasileiro? Pense de novo. John Yoo e James C. Philips escrevem sobre a chance que os conservadores têm de restaurar a leitura “originalista” da Constituição dos Estados Unidos pela primeira vez desde 1936. Muitas lições para o Brasil.

...começa de baixo

Falando nas cercanias da Justiça, em outro editorial de hoje, a Gazeta do Povo comenta o caso da chapa que está tentando transformar a OAB-PR em um puxadinho do PT:

Como afirmamos, é perfeitamente legítimo que os integrantes da chapa Algo Novo, com suas ligações partidárias e suas opiniões a respeito do cenário político nacional e da atuação da Justiça, pleiteiem o comando da OAB. Mas, por tudo o que seus integrantes defendem, podemos dizer que sua vitória ameaçaria todo esse patrimônio moral conquistado a duras penas. O Paraná e o Brasil precisam de uma OAB que represente a esperança de todos os cidadãos cansados da corrupção.

Complicou

A crise da aliança Nissan-Renault virou assunto de Estado. Ministros da França e do Japão disseram que a aliança entre as duas montadoras, que formou a maior fabricante mundial de carros, será mantida, mas a crise é grave. David Fickling explica o tamanho do problema, e por que ele envolve também a Mitsubishi

Why can't we give love?

Você já foi aos cinemas ver Bohemian Rhapsody? O colunista Francisco Razzo explica por que, além de uma deliciosa aventura musical com Queen, o filme é uma baita reflexão existencial:

A narrativa explorada, que dá o bom arco à trama, tem dois pilares: o horror metafísico de Mercury preenchido por suas ‘experiências sexuais limites’ que infelizmente o conduzem à Aids, e o amor à música e à família, que o salva de seu vácuo existencial, típico de sua geração.

Tem notícia inspiradora

Quem gosta de cachorro levanta a mão! Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “Lika – uma cachorra sem raça definida – fugiu de casa e sobreviveu 18 dias em uma manilha de Curitiba. Contou com a solidariedade de protetores de animais e de funcionários de uma churrascaria. Conheça a história de amor, superação e generosidade que resultou no resgate da cachorrinha.” 

Vai reformar a casa? 

Dá uma olhada aqui primeiro. Sharon Abdalla (Haus) recomenda: “Temida por muitos, uma reforma pode revolucionar e dar vida nova a casas e apartamentos, independentemente do orçamento ou tamanho do imóvel ou dos cômodos. Duvida? Então confira sete projetos selecionados por Haus que mostram isso na prática.” 

Vai viajar?

Considere este roteiro. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “A maratona El Cruce — que percorre do Chile à Argentina e é o sonho de muitos corredores — também é uma excelente chance de fazer turismo. A repórter Monique Portela conversou com especialistas no trajeto e com atletas que já fizeram a rota, e eles contam todos os detalhes: de preço aos macetes da prova.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

Você não vai acreditar na imagem do dia. Helen Mendes (Mundo) escreve: 

 “É tradição: todos os anos, antes do Thanksgiving, o presidente americano recebe um peru vivo e concede ‘perdão’ a ele, evitando que o bicho acabe na panela na ceia do feriado. Além do peru ‘Peas’, o príncipe saudita Mohammed bin Salman também recebeu as graças de Trump, que vai manter a parceria com o país e evitou culpar o príncipe pela morte do jornalista Khashoggi

Ditadura socialista. O governo Trump está se preparando para incluir a Venezuela na lista de países patrocinadores do terrorismo, reservada para os governos acusados de apoiar ‘atos de terrorismo internacional’. Hoje ela inclui apenas Irã, Coreia do Norte, Sudão e Síria

E agora? A filha de Trump, Ivanka Trump, usou uma conta de e-mail pessoal para tratar de assuntos da Casa Branca, violando regras federais. A prática é semelhante ao uso de e-mail de Hillary Clinton, alvo de críticas da campanha de Trump. Como os dois casos se comparam? Descubra na matéria.” 

Imagem do dia:

Na Casa Branca, profissionais da imprensa fotografam um peru antes da cerimônia em que o presidente Donald Trump concedeu perdão à ave. Essa é uma tradição anual da Casa Branca na véspera do feriado do Dia de Ação de Graças.BRENDAN SMIALOWSKI/AFP

Paraná

Como esse pessoal gosta de viajar... Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

Vou ficando. Conhecido como o primo distante (mas não tão distante assim) de Beto Richa, Luiz Abi Antoun segue no Líbano e sem previsão de retorno ao país, segundo seu advogado. Um dos réus da Operação Rádio Patrulha, ele finalmente foi, por intermédio de seu representante legal, citado judicialmente pelas acusações referentes ao programa Patrulhas do Campo. 

Agora eu vou. Já seu primo famoso, Beto Richa, foi flagrado embarcando em um cruzeiro na Espanha. Também alvo das investigações, a cena gerou a pergunta: ele e a esposa poderiam viajar sem autorização da Justiça? A resposta quem dá é o jornalista João Frey

Opa. Ratinho Junior (PSD) ainda não viu, mas o projeto de Cida Borghetti (PP) sobre o teletrabalho (ou home office) para servidores estaduais passará pelo crivo do futuro governador. A proposta terá os pormenores definidos caso seja aprovada pela Assembleia, mas já há um roteiro básico que seria seguido. Confira na reportagem de Euclides Lucas Garcia.

Acordo. O governador eleito do Paraná, Ratinho Junior, decidiu encampar a ideia do aliado Plauto Miró (DEM). Pelo projeto, a participação orçamentária da Assembleia Legislativa cairia de 3,1% para 2,5%, o que deixaria nos cofres do governo do estado em torno de R$ 135 milhões por ano. Para passar a valer já em 2019: os dois pedirão à governadora Cida Borghetti que proponha uma medida nesse sentido nos próximos dias.

Futebol. É complicação pra todo lado: enquanto o Atlético tenta retardar o leilão da Arena, o novo diretor executivo do Coxa vai fazer as contas e avaliar quem sai e quem fica.

Curitiba

O caso do bugio continua. Confira a seleção dos nossos editores:

Ah, a burocracia... Fernanda Leitóles (Curitiba) informa: “Mais um capítulo no empurra-empurra em relação ao macaco que atacou uma criança na região de Curitiba. Após o IAP repassar a responsabilidade ao governo federal, agora o Ibama afirma que ‘o órgão estadual tem autonomia para tomar essa decisão de captura de um animal silvestre’. Na visão do Ibama, porém, o bugio não deve ser retirado da mata ao lado do condomínio”

Vai almoçar onde? Andrea Torrente (Bom Gourmet) indica: "Empresa cria ‘kit escritório’ e entrega pratos sem fritura e com alimentos orgânicos. Conheça!

Mistérios. Fernanda Leitóles (Curitiba) sugere: “Uma lavoura de soja plantada em frente ao Museu do Olho, em Curitiba, tem chamado a atenção de quem passa pelo Centro Cívico. Alguns acreditam que se trata de uma horta comunitária, outros, de uma atividade escolar. Saiba o porquê de a plantação ter sido feita naquele local!” 

Novidades. Sharon Abdalla (Haus) recomenda: “O Shopping Mueller entregou nesta terça-feira (20) a obra do projeto Mueller Ecodesign Social, que revitalizou quartos e áreas de convivência do Lar Sol Amigo, que atende 30 crianças e jovens no São Braz. Mais de 30 escritórios e 64 profissionais, entre arquitetos, paisagistas e designers estiveram envolvidos no projeto.” 

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]