• Carregando...
O chargista Paixão está de férias | José Cruz/Agência Brasil
O chargista Paixão está de férias| Foto: José Cruz/Agência Brasil

Bom dia!

Nada menos do que dois generais e um capitão da reserva foram anunciados ontem (27) para o próximo governo. O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), indicou o capitão Tarcísio Gomes de Freitas, um nome técnico, para o Ministério da Infraestrutura, pasta que deve reunir as atribuições dos Transportes, Portos e Aviação Civil e que era alvo da cobiça de muitos. Já Gustavo Bebbiano, que estará à frente da Secretaria-Geral da Presidência da República, anunciou o ex-comandante do Haiti Floriano Peixoto Vieira Neto para cuidar da publicidade do governo e Maynard Marques de Santa Rosa para o Programa de Parceria de Investimentos (PPI).

Mas faltou combinar com os russos: ao repórter Evandro Éboli, Santa Rosa desautorizou o futuro chefe e disse que, embora vá mesmo para a Secretaria-Geral, ele não ficará à frente do PPI que, segundo o general, vai para as mãos da Secretaria de Governo, do general Santos Cruz. Haja coração.

E haja malabarismos para negociar com o Congresso e com aliados na montagem desse Ministério.

Mais malabarismos 

Um dia depois da publicação do artigo exclusivo do futuro chanceler Ernesto Araújo na Gazeta do Povo, e no dia em que Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) confirmou a intenção do novo governo de transferir a embaixada brasileira em Israel para Jerusalém, o colunista Márcio Coimbra escreve sobre o realinhamento de nossa política externa, que considera necessário e natural, e minimiza receios de retaliações:

Ao resgatar valores e parcerias perdidas nos últimos anos, não significa que o Brasil esteja deixando de lado os países que passaram a negociar e fazer parte de nossa política exterior. Pelo contrário, na política é preciso agregar, pois a soma de esforços é sempre necessária para a formação de concertações internacionais. Este realinhamento precisa manter isto sempre em mente.

Boas novas

E o brasileiro tem assistido a tudo isso com otimismo. Uma pesquisa da XP Investimentos relevou que 63% dos brasileiros aprovam a montagem do governo, 57% creem que ele será ótimo e 38% acreditam que a corrupção vai diminuir nos próximos meses.

Não tem fundo o poço?

Como se não bastasse o absurdo da negociata, um grupo de juízes e promotores agora quer dar um “migué” e estuda meios de recorrer da decisão do ministro Fux, a fim de garantir o pagamento do auxílio-moradia mesmo com o reajuste do teto salarial. Oxe.

Pizza

Lembra do bunker de R$ 51 milhões? Pois o processo do deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), irmão de Geddel Vieira Lima (MDB-BA), ex-ministro dos governos Temer, Dilma e Lula, está parado no conselho de ética da Câmara e caminha para o arquivamento. O parlamentar até já virou réu, no Supremo tribunal Federal (STF), acusado de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Vergonha

Ainda sobre o Mais Médicos, o editorial de hoje (28) da Gazeta do Povo  comenta as revelações sobre as negociações do então governo Dilma Rousseff (PT) com a ditadura cubana:

Na verdade, tratava-se apenas de uma roupagem simpática para um acordo costurado às escondidas com a mais abjeta das ditaduras latino-americanas – o contrato com a Opas já estava assinado antes de os protestos começarem –, com o objetivo principal de bancar financeiramente a opressão dos Castro em Cuba em troca da força de trabalho de médicos que são reféns do regime. Um absurdo que foi referendado pelo Supremo Tribunal Federal em 2017, quando o plenário da corte considerou legal o fato de os cubanos receberem apenas uma fração do que era pago aos colegas de outros países.

História

Anteontem (26), o general Villas Boas, comandante do Exército, resolveu reabrir os arquivos a respeito da Intentona Comunista, sem explicar os motivos. Tiago Codeiro explica o que foi o evento em que comunistas, orientados por Moscou, tentaram tomar o poder no Brasil na década de 1930.

Férias

Aproveite as dicas. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Se há uma cidade no Brasil para aproveitar praia o ano todo, essa cidade é Fortaleza: a capital cearense está sendo redescoberta pelos turistas e é cheia de atrações além de suas magníficas praias. A repórter Carolina Werneck conta o que fazer na cidade e quanto custa o turismo por lá.”

De encher os olhos

Muitas fotos. Sharon Abdalla (Haus) sugere: “A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura anunciou os 42 edifícios que representam a excelência da arquitetura brasileira em 2018, eleitos na 10ª edição do prêmio do prêmio AsBEA. Conheça quais são eles.” 

Inspiração

Tá achando que é só cozinhar? Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “Um premiado chef de cozinha foi indicado ao Nobel da Paz. O trabalho de José Andrés, que tem 2 estrelas Michelin em seu restaurante nos EUA, ajuda vítimas de desastres naturais.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

Será que a Argentina topa? Helen Mendes (Mundo) escreve: 

“Espertinho. Após a anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014, e a invasão da Geórgia, em 2008, a aprovação de Putin aumentou entre os russos. Analistas agora sugerem que a escalada do conflito com a Ucrânia pode ser uma estratégia do presidente russo para ganhar apoio em casa

Prenda-me se for capaz. A organização internacional Human Rights Watch pediu para que a Justiça argentina prenda e questione o príncipe saudita Mohammed bin Salman, um dos convidados para a cúpula do G20 no país. A alegação é de que ele teria cometido abusos na guerra civil do Iêmen e sido cúmplice do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.” 

L’Espion. Um funcionário do Senado francês foi detido por suspeita de ser um espião do regime da Coreia do Norte. Ele viajou várias vezes a Pyongyang e até escreveu um livro sobre o país ‘A Coreia do Norte, Esta Desconhecida’.” 

Iconoclasta. Sharon Abdalla (Haus) indica: “Sem cerimônia oficial com primeira-dama, a Casa Branca revelou sua decoração para o Natal. Quebrando a tradição de shows que as primeiras-damas fazem desde pelo menos Nancy Reagan, e que já é parte das funções oficiais na Casa Branca, Melania Trump não participou da abertura oficial e tuitou um vídeo de 56 segundos no qual mostrou a decoração.” 

Down in high society. E é bom a economia da Argentina já ir se recuperando: a crise no país vizinho está respingando nas exportações brasileiras.  O setor mais afetado é o de automóveis.

Imagem do dia:

Selfie no Planeta Vermelho. Na primeira hora desta terça-feira, a NASA distribuiu essa foto da paisagem de Marte. O clique foi feito pelo braço robótico da sonda InSight, após o seu pouso bem-sucedido na área chamada Elysium Planitia, próxima ao equador do planeta. Essa é a primeira missão que vai estudar o interior de Marte e seus “terremotos”.NASA/JPL

Paraná

Alguém sabe da transição de governo? Euclides Lucas Garcia (Política Paraná) escreve: 

Mistérios. Faltando apenas um mês para assumir o cargo, Ratinho Junior (PSD) segue no aguardo da conclusão do estudo da Fundação Dom Cabral que vai desenhar um novo organograma para o governo do Paraná. É com base nisso que se saberá quantas e quais secretarias existirão na futura gestão e, a partir daí, os nomes do primeiro escalão finalmente devem ser anunciados. O estudo deve ser apresentado na semana que vem

Novo emprego. Dono da chave do cofre do Paraná como secretário da Fazenda no segundo mandato de Beto Richa (PSDB), Mauro Ricardo Costa já tem um novo cargo político. Ele foi nomeado secretário de Governo da prefeitura de São Paulo pelo tucano Bruno Covas. Costa ainda será responsável pela pasta de desestatização, com a missão de tirar do papel o plano de privatizações lançado por João Doria (PSDB), que se elegeu governador do estado

Briga. Prestes a deixar o cargo de governadora, Cida Borghetti (PP) deflagrou uma guerra no Norte Pioneiro. Há duas semanas, ela confirmou a criação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) em Cornélio Procópio, com previsão de início das aulas em 2020. A decisão, porém, irritou lideranças das cidades vizinhas de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. O impasse entre os três municípios terá de ser solucionado pelo governador eleito Ratinho Junior (PSD), que assume em 1º de janeiro.” 

Futebol. Na preparação para o jogo de hoje, a equipe de Esportes da Gazeta do Povo  preparou um especial cheio de conteúdos sobre o Atlético. Vai matando a ansiedade aí.

Curitiba

Uma novidade para os táxis da capital. Confira a seleção dos nossos editores:

Macabro. Fernanda Leitóles (Curitiba) indica: “Sete pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Paraná por envolvimento na morte do jogador Daniel. Nem todas participaram das agressões e do assassinato. Veja por quais crimes cada um deles foi denunciado.” 

Cara nova. Sharon Abdalla (Haus) recomenda: “O Museu Casa Alfredo Andersen será reaberto ao público na próxima semana. Localizada no bairro São Francisco, a construção centenária de arquitetura eclética foi revitalizada com projeto moderno e recursos de R$ 700 mil destinados pela Renault do Brasil por meio do programa Paraná Competitivo.” 

Será que vai? Fernanda Leitóles (Curitiba) sugere: “Os táxis de Curitiba terão aplicativo próprio igual ao Uber a partir de 2019. A Urbs, que gerencia o transporte na capital, já abriu licitação para contratar empresa que vai projetar o novo sistema. Saiba mais!” 

Jingle bells. Gilson Garrett Jr. (Guia) recomenda: “Está oficialmente aberta a Casa do Papai Noel em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O local é roteiro obrigatório para quem curte a data. Quer saber que horas abre, onde fica e qual o preço da entrada? Veja tudo em uma reportagem especial!” 

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]