• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

A menos de duas semanas do segundo turno da eleição presidencial, nenhuma tendência de mudança nas intenções de voto está sendo detectada. Jair Bolsonaro (PSL) está parado bastante à frente de Fernando Haddad (PT), que lá no início da campanha considerava Bolsonaro o oponente perfeito. Ironia ou leitura equivocada da realidade, na noite de ontem (15), o Ibope divulgou pesquisa que mostra Bolsonaro com rejeição 12 pontos menor que a de Haddad.

Nas intenções de votos válidos, o capitão da reserva aparece com 59% e Haddad, com 41%. Confira os números completos, o registro e a metodologia aqui. Pela manhã, a primeira sondagem BTG/FSP deste segundo turno já tinha apontado o mesmo resultado. Confira os números completos, o registro e a metodologia aqui.

Haddad já mudou de cor, escondeu Lula, foi à Igreja e está tentando formar uma até agora malfadada frente ampla, mas cada vez mais vai parecendo que a munição do PT está acabando.

Fake news

Quem frequenta o WhatsApp pode até não notar, mas a quantidade de mentiras e distorções que circulam no aplicativo é imensa. A Gazeta do Povo já publicou mais de uma centena de checagens de informações em conjunto com outras redações profissionais e, agora, quem parece estar mais preocupado com o tema é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A presidente da corte, ministra Rosa Weber, convocou uma reunião com os coordenadores das campanhas presidenciais para discutir o tema.

Nem tanto

Haddad bem que tentou, mas o ministro Luis Felipe Salomão, do mesmo tribunal, negou o pedido da campanha para retirar do ar postagens do filósofo Olavo de Carvalho contendo afirmações supostamente “infundadas, injuriosas e difamatórias”.

Com que roupa

Aliás, o candidato do PT está caprichando no banho de loja: depois de visitar o ex-presidente Lula na cadeia por 5 vezes consecutivas, ontem ele não esteve por lá. E Haddad, que aparentemente discorda de seu partido e já declarou que a Venezuela não é uma democracia, afirmou que uma solução democrática é necessária para o país, sem interferência dos Estados Unidos.

Parênteses

Falando nisso, duas das palavras que provavelmente você mais ouviu nessas eleições foram “democracia” e “ditadura”. Tiago Cordeiro explica o que, afinal, é uma ditadura.

Me engana que eu gosto

Consistência não tem sido o ponto forte do candidato que até ontem era Lula e agora não é mais, mas a Gazeta do Povo revisita no editorial de hoje (16) o estelionato eleitoral da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e as idas e vindas de programas de governos, para lembrar:

Em regimes presidencialistas, nos quais o presidente da República tem um enorme poder monocrático, as atenções são concentradas na figura do presidente, em seu histórico, suas crenças e suas ações. Quando os agentes de mercado – conjunto no qual estão trabalhadores, consumidores, empresários, investidores nacionais, investidores estrangeiros e todos que tomam decisões econômicos – não confiam no discurso, nas promessas e nos planos de governo de determinado candidato, nada mais normal do que a falta de confiança transformar-se em incerteza, risco e insegurança jurídica, com toda sorte de consequências sobre as decisões de investimento, de produção e de preço.

Falando nisso... Por frente de apoio, o PT admite flexibilizar programa e rever taxação de fortunas.

Tem saída?

Todo mundo – com um pingo de honestidade e responsabilidade – sabe que o problema fiscal no Brasil é muito grave. O colunista Pedro Menezes faz uma rápida excursão pelas nossas contas públicas desde o final da Segunda Guerra Mundial para explicar como chegamos até aqui e – conclui:

Prepare-se, eleitor: o próximo presidente vai enfrentar esse assunto em 2019. E aí vocês vão entender porque ele não quis falar sobre isso durante a eleição [...] Se os candidatos governarem com a mesma responsabilidade fiscal que mostraram na campanha, tudo indica que o Brasil vai continuar sendo esse país meio esculhambado com o qual nos acostumamos.

No meio do caminho

Nas contas um pouco obscuras de Paulo Guedes, o pacote de privatizações agressivo de Bolsonaro poderia arrecadar até R$ 2 trilhões. Mas Flávia Pierry explica como o Congresso, a burocracia e os lobbies podem ser entraves aos planos do candidato, se eleito.

Flerte

A corrida eleitoral em São Paulo está apertada entre João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB), mas Joice Hasselmann (PSL), eleita deputada federal pelo estado, está sugerindo que o tucano migre para o partido de Bolsonaro. Os correligionários do PSL não gostam muito dessa ideia, não.

Solitário

Ciro Gomes (PDT) ficou com a terceira colocação na corrida presidencial, mas terminou em primeiro no Ceará, terra onde ele e seus irmãos têm proeminência política. Carolina Werneck responde a pergunta que passa pela cabeça de todo mundo: os Ferreira Gomes são uma dinastia ou oligarquia no estado?

Reforços

Muitos políticos que hoje têm foro privilegiado não foram reeleitos. Kelli Kadanus pergunta: a Lava Jato vai acelerar novamente os trabalhos em 2019?

Calma, gente

Respira e conta até 10. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “O momento de polarização política está acabando com a saúde mental de muita gente, e enfraquecendo laços familiares e de amizades. Como lidar com a falta de compreensão em relação ao outro? Conversamos com especialistas para saber qual a melhor postura a se adotar.” 

405

É o número de páginas do relatório da Polícia Federal que indiciou o empresário Abilio Diniz, investigado em um desdobramento da Operação Carne Fraca, por estelionato, organização criminosa e falsidade ideológica. A defesa do empresário nega as irregularidades.

Europa

O partido da chancelar da Alemanha, Angela Merkel, teve seu pior desempenho no parlamento da Baviera desde 1950. Lá, como aqui, o centro encolheu. E o governo autoritário de Viktor Orbán, da Hungria, sancionou uma lei que proíbe pessoas de dormirem nas ruas. Reincidentes podem até perder seus bens.

Futebol

O G6 do Brasileirão, que garante vaga na Libertadores 2019, pode virar G7, G8 ou até G9. A equipe de esportes explica essa conta.

Agora vai

Já provou? Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “Será que também nós, comuns mortais, vamos poder comer trufas neste ano? O preço da iguaria despencou na Itália e as trufas brancas custam 44% menos que em 2017. Efeitos devem ser vistos também no Brasil!” 

Tô fora

Vai que, né. Luan Galani (Haus) recomenda: “Dia das Bruxas está próximo! A gente aproveitou a oportunidade e selecionou 7 casas mal assombradas pelo mundo que você pode alugar no Airbnb. E aí?! Tem coragem?” 

Paraná

Muito dinheiro e mais problemas na Faixa de Infraestrutura. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve:

Quem é quem. Um terço da nova bancada do Paraná na Câmara dos Deputados, em Brasília, é composta por milionários. O mais rico é o empresário Vermelho, do PSD. Confira quem são os líderes desse ranking. O perfil dos 30 representantes do estado na Câmara Federal indica ainda que o governador Ratinho Junior terá apoio quase automático de quase metade dos eleitos

Parou! A Faixa de Infraestrutura prevista para ser implantada no Litoral do Paraná está novamente paralisada. Uma liminar da 3ª Vara de Fazenda Pública de Curitiba suspendeu o decreto que tornava de utilidade pública a área que seria desapropriada para o projeto, cuja implantação seria feita em região paralela à PR-412.

Deu ruim. 15 vereadores de Curitiba tentaram a sorte nas urnas nestas eleições. Apenas um conseguiu se eleger. Goura (PDT) promete um mandato combativo, com foco principal em temas do meio-ambiente e políticas voltadas a Curitiba e Região Metropolitana. Saiba mais sobre ele e veja quem fracassou na empreitada eleitoral.” 

Curitiba

Aqui tem de tudo, de saldão familiar a Masterchef. Confira a seleção dos nossos editores:

É hoje. Fernanda Leitóles (Curitiba) indica: “Trinta e sete panificadoras de Curitiba e Região Metropolitana vão vender pão francês mais barato nesta terça-feira (16). Saiba quais padarias terão desconto.” 

História. Gilson Garrett Jr. (Guia) recomenda: “Um dos pontos mais marcantes de Curitiba, a Pista do Gaúcho completa 40 anos. E para comemorar a data um documentário será exibido no fim de outubro contando a história do local. Veja todos os detalhes!

Novidade na área? Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “O chef curitibano André Pionteke, do MasterChef Profissionais, anunciou a intenção de abrir um restaurante em Curitiba. Confira a entrevista que ele concedeu ao Bom Gourmet!” 

Corre lá. Luan Galani (Haus) recomenda: “Duas famílias de mudança fazem venda de garagem no Jardim das Américas com móveis, antiguidades, louças, eletrodomésticos e objetos de decoração a partir de R$ 2.” 

Bom exemplo. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Uma ação inspiradora neste Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama: a curitibana Giovanna Leutz, que se recuperou da doença, vai oferecer junto com a filha sessões gratuitas de micropigmentação de sobrancelha e aréola mamária para mulheres que estão em tratamento. O agendamento já está aberto.

E cuidado. Fernanda Leitóles (Curitiba) sugere: “O motorista que se envolver em um acidente em Curitiba pode ter que pagar os custos do reparo de postes, semáforos, placas, entre outros bens públicos. Saiba mais sobre a proposta.” 

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]