Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: STF embarca no antiamericanismo

Bolsonaro nega ter violado restrições. Motta contraria oposição. Lula usa tarifaço para justificar taxação

Moraes proíbe Bolsonaro de dar entrevistas.
Jair Bolsonaro negou ter descumprido restrições impostas por Alexandre de Moraes. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Questionada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro negou ter descumprido as medidas cautelares impostas pela Corte. Os advogados ainda solicitaram que sejam esclarecidos os “exatos termos da proibição de utilização de mídias sociais” para que “não haja qualquer equívoco”. Saiba o que eles questionam.

O voto de Fux. Ao votar contra as restrições impostas a Bolsonaro, o ministro Luiz Fux aponta quatro erros do STF contra a liberdade de expressão.

“Fora, Moraes”. Com as decisões contra o ex-presidente, manifestações da direita previstas para os próximos meses já têm um foco definido: o “fora, Moraes”.

Enquanto isso, na Câmara... O presidente da Câmara, Hugo Motta, contrariou a oposição e vetou reuniões no recesso. Com isso, tenta blindar a Casa da crise Bolsonaro-STF.

Política, Economia e Mundo

STF dobra aposta de Lula. Ministros do STF embarcaram no antiamericanismo e deixaram transparecer críticas a Donald Trump. Com isso, dobram a aposta da política externa do governo Lula.

Setores já sofrem com o tarifaço. A tarifa de 50% dos EUA assombra a economia, com setores estratégicos começando a sentir os efeitos e a produção de suco de laranja ameaçada de sofrer um colapso.

Taxação das big techs. Como forma de retaliação ao tarifaço de Donald Trump, o presidente Lula prometeu taxar as big techs. Na real, o embate maquia o intuito real do governo: aumentar a arrecadação.

Opinião da Gazeta

Opção de Lula pelos Brics fará Brasil pagar alto preço. Enquanto outros países e blocos econômicos estão negociando com os EUA, o governo Lula reforça a aposta no confronto. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Na tentativa de minar os Brics, o Brasil surge como o alvo ideal: não é uma economia pequena como outras que compõem o bloco, mas não é grande o suficiente para ter meios de suportar e reagir à pressão norte-americana.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Autoritarismo. Congresso fechado: cinco vezes em que o Legislativo foi silenciado à força no Brasil

Eleições 2026. Disputa ao Senado por SP sinaliza direita com pelo menos uma vaga e esquerda desorganizada

Seita ultraortodoxa. Quem são os “Naturei Karta”, rabinos queridinhos do Irã que vieram ao Brasil a convite do PT

Doença silenciosa. Por que o câncer colorretal, que matou Preta Gil, tem se tornado mais comum em jovens

Colunas e artigos

A história real de Maria Madelena. O dia 22 de julho marca a festa de Santa Maria Madalena. Artigo de Julio Cesar Dias Chaves explica que ela não foi esposa de Jesus e que está acima do feminismo.

Luciano Trigo mostra como os tribunais do silêncio condenam à morte em vida.

Jocelaine Santos pergunta: e se Lula desse um golpe (de verdade)? Moraes iria “defender a democracia”?

Para inspirar e alegrar

Adeus a Ozzy Osbourne. Ícone do heavy metal, Ozzy Osbourne morreu nesta terça (22), aos 76 anos. Em sua homenagem, relembramos oito vezes em que ele foi eternizado pela cultura pop.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.