Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: As atrocidades do regime chinês

Novo Código Eleitoral pode incentivar censura. Pacote fiscal por um fio. Israel faz ataque contra o Irã

deputados
Senado discute mudanças no Código Eleitoral. (Foto: Andressa Anholete/Agência Senad)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado o projeto do novo Código Eleitoral. Entre as mudanças propostas está a criminalização de quem “desestimular o exercício e deslegitimar o processo eleitoral”. Na prática, isso pode ser utilizado como ferramenta para censurar críticos. Entenda os riscos da proposta.

Colapso fiscal. O impasse entre o governo Lula e o Congresso em torno das medidas para ajuste fiscal podem empurrar o país para um colapso fiscal.

E você com isso? Quer saber como o novo pacote do governo mexe com o seu bolso? Essa reportagem explica.

Pacote na berlinda. Sem entendimento entre os poderes, a Câmara dos Deputados ameaça barrar o pacote do governo. Veja o que pode acontecer.

Política, Economia e Mundo

Atrocidades do regime chinês. Durante o julgamento do Marco Civil, o ministro Gilmar Mendes, do STF, disse admirar o regime chinês. Por isso, decidimos listar as atrocidades cometidas por esse regime.

Contra ações de vítimas do INSS. O governo Lula pediu ao STF a suspensão imediata de todos os processos judiciais movidos por vítimas de descontos indevidos em benefícios do INSS. Saiba qual é a justificativa.

Giro pelo mundo. Um avião com mais de 240 pessoas a bordo caiu na Índia e teve apenas um sobrevivente. Israel fez um ataque “preventivo” contra o Irã e declarou estado de emergência.

Opinião da Gazeta

Os depoimentos e os dilemas da acusação contra Bolsonaro. Após os depoimentos do inquérito do golpe, os ministros do STF estarão diante de uma série de dilemas jurídicos. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Se tudo o que a PGR tem para acusar o “núcleo 1” é a delação de Mauro Cid (com todas as suas incoerências, mudanças de versão e circunstâncias obscuras), as tais minutas e o que foi colhido nos depoimentos, inclusive dos réus, a conclusão é a de que não há base para condenações na letra fria do Código Penal.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

“Construção de pontes”. De olho em 2026, PT lança curso sobre evangélicos, mas atrai menos de 800 inscritos

Evento da construção civil. Governadores do Sul destacam ajuste fiscal e parceria privada em contraponto à gestão Lula

Avião sueco. Por que a FAB recebe seus caças supersônicos Gripen pelo porto de Navegantes

Retomada da obra. Universidade inacabada no Paraná recebe R$ 752 mi do governo Lula via Itaipu

Colunas e artigos

Como identificar um autocrata. Quando um presidente é considerado um autocrata? Artigo de Ana Zarzalejos Vicente apresenta um guia para identificar autoritarismo.

Paulo Polzonoff Jr. diz por que Bolsonaro não aprende mesmo.

Flávio Gordon mostra como Gilmar Mendes se revelou tiete de ditador.

Para inspirar e alegrar

Sessão nostalgia. Nossas dicas culturais para o fim de semana celebram os anos 90: a série “Família Dinossauros”, que zombava de tudo, mas valorizava a família; e o filme vencedor do Oscar “Coração Valente”, um grito atemporal por liberdade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.