
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
A captura do ditador Nicolás Maduro por tropas de elite americanas em Caracas não abalou o mercado internacional de petróleo. Os preços da commodity segues estáveis, apesar do anúncio do presidente Donald Trump de que empresas dos EUA retornariam à Venezuela para assumir a produção. Mas, o que esperar a partir de agora? Confira a análise sobre os impactos no médio e longo prazo.
O ditador vai à corte. Nicolás Maduro foi levado ao Tribunal nesta segunda-feira (5) e formalmente acusado pela Justiça dos Estados Unidos. Confira quem é quem no julgamento e o que acontece após o ditador se declarar inocente.
O direito internacional é uma ficção? A ação dos EUA contra a ditadura de Maduro expõe os limites do "código de conduta entre vizinhos" e confirma a força das grandes potências. Saiba o que o caso EUA-Venezuela revela sobre poder.
Opinião da Gazeta
Maduro se foi, mas o chavismo permanece – até quando? Nesta segunda-feira (5), dois dias depois da captura de Nicolás Maduro, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, tomou posse. O país tem agora uma ditadora interina. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Os norte-americanos permitiram que uma vice-presidente ilegítima ocupasse o lugar do ditador deposto, e todas as principais peças do projeto tirânico bolivariano continuam em suas posições
Política, Economia e Mundo
Crise do Banco Master. O Tribunal de Contas da União determinou uma inspeção no Banco Central. O objetivo é apurar como aconteceu a decisão pela liquidação extrajudicial do Banco Master, envolta em suspeitas de fraude.
Plano petista a perigo. A captura de Maduro pelos EUA desgasta Lula e pode afetar eleições presidenciais no Brasil. É o que dizem especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo.
Giro pelo mundo. A vice-presidente da Venezuela tomou posse interinamente e classificou Nicolás Maduro como um “refém” dos EUA. Delcy Rodríguez prestou juramento após ser convocada pelo Tribunal Supremo, após a captura do ditador Nicolás Maduro em operação norte-americana no sábado.
O que mais você precisa saber hoje
Clã Maduro na berlinda. O destino dos herdeiros políticos: o que acontece com a família de um ditador deposto.
Nova Doutrina Monroe. Captura de Maduro materializa nova estratégia de Trump e envia sinal ao Brasil.
Eleições 2026. Como está a situação de Sergio Moro na disputa pelo governo do Paraná.
Investimento bilionário. Estado precisa de R$ 57 bilhões em infraestrutura para evitar apagão logístico.
Colunas e artigos
Matemática: uma crise brasileira. A proficiência em matemática é considerada estratégica para o desenvolvimento econômico, a competitividade e a capacidade de inovação, mas é um problema de longa data no ensino do Brasil. Artigo de Renato de Sá Teles mostra o cenário atual e os riscos da desigualdade que marca a formação dos nossos estudantes.
Paulo Briguet. A queda de Maduro e a caixa-preta do Foro de S. Paulo.
Adolfo Sachsida. Um processo inconstitucional não pode ser considerado legal.
Para inspirar e alegrar
O 2026 de Metrópolis. Um mundo sem smartphones e redes sociais, mas com manipulação, controle e inteligência artificial. É o que retrata Metrópolis, de Fritz Lang. Lançado em 1927, o filme imagina a realidade de hoje (e acerta). Conheça o filme que, há um século, “previu” como seria 2026.



