Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: STF discute regras sobre policiamento

Copom intensifica alta dos juros. Lula passa por novo procedimento. Apoio ao PT racha evangélicos

Campos Neto: críticas por não intervir na cotaçaõ do dólar
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comandou última reunião do Copom em seu mandato. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Em sua última reunião de 2024 e também a derradeira sob o comando de Roberto Campos Neto, o Copom do Banco Central intensificou a alta da taxa de juros. O aumento dessa vez foi de um ponto percentual, fazendo com que a Selic passe de 11,25% para 12,25% ao ano. Veja o que disse o comitê sobre a decisão unânime.

Era de independência. Primeiro presidente do BC sob o regime de autonomia da instituição, Campos Neto encerra o mandato reforçando a independência frente a pressões políticas.

Novo procedimento em Lula. O presidente Lula passará por um novo procedimento nesta quinta (12) para evitar novos sangramentos na cabeça. Confira os detalhes.

Política, Economia e Mundo

Novas investidas políticas de Lula. A possibilidade de aproximação com Lula causou um racha na Frente Parlamentar Evangélica. De olho em 2026, o petista tenta abordar pautas associadas à direita.

Municípios e policiamento. O STF retoma nesta quinta o julgamento que decidirá se municípios têm ou não competência para legislar sobre policiamento preventivo e comunitário. Entenda a discussão.

Giro pelo mundo. Você sabia que na Bolívia a população elege juízes? Mas isso tem servido para manter a esquerda no poder. Nos EUA, Donald Trump escolheu católicos pró-vida para cargos-chave.

Opinião da Gazeta

O futuro nebuloso da Síria e do Oriente Médio. Uma ofensiva veloz conseguiu o que mais de dez anos de guerra civil tinham falhado em obter: a queda do ditador sírio Bashar al-Assad. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O estabelecimento de uma democracia digna do nome na Síria é uma esperança remota, especialmente em uma região onde tais regimes são tão raros; um desfecho mais provável estaria no extremo oposto.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Marco Civil da Internet. Fux segue Toffoli e vota por maior responsabilização das redes por postagens de usuários

Infraestrutura. B3 tem penúltimo leilão de concessão de rodovias do ano com previsão de R$ 16 bi em investimentos

Eleições municipais. Justiça condena Caiado e prefeito eleito de Goiânia por abuso de poder político

Alerta de saúde. “Barriga de chope”: gordura visceral está ligada ao risco de doença de Alzheimer

Colunas e artigos

Contra o radicalismo da esquerda. Antes de Donald Trump assumir, há uma oposição interna se organizando no governo americano. Artigo de Christopher F. Rufo discute como eliminar o radicalismo da esquerda.

Paulo Polzonoff Jr. questiona: e se o Lula morrer?

Guilherme Fiuza discute o porquê da decepção do mercado financeiro com o governo Lula.

Para inspirar e alegrar

Mais um avanço inédito da ciência. A anemia falciforme é uma doença genética que a ciência não sabia como curar. Mas isso mudou com uma técnica de edição de DNA aplicada em um jovem de 20 anos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.