Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Governo muda estratégia de comunicação

Crise do IOF chega ao “Gilmarpalooza”. Sonho internacional de Lula afunda. A saúde de Bolsonaro

Hugo Motta Gilmar Mendes Gilmarpalooza IOF
O presidente da Câmara, Hugo Motta, e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

No primeiro dia do “Gilmarpalooza” – o Fórum de Lisboa, organizado por Gilmar Mendes – o assunto que tomou conta das conversas entre autoridades foi a crise do IOF. Integrantes do governo Lula apostam justamente no evento em Portugal para tentar costurar um acordo com o Congresso Nacional. Veja como foram as discussões.

Ataque bilionário. Um ataque hacker acessou a conta de reserva de cinco instituições financeiras do Banco Central. Estima-se que o valor desviado pode ter chegado a R$ 1 bilhão.

Taxação BBB. Mergulhado na crise, o governo Lula decidiu apostar em uma nova estratégia de comunicação, usando como mote principal a “Justiça tributária”. Saiba o que isso significa.

Política, Economia e Mundo

Lula e seus fracassos internacionais. Sem Xi Jinping e Vladimir Putin, a cúpula dos Brics no Brasil não terá a relevância esperada pelo governo. E, após uma série de fracassos, Lula vê seu sonho de protagonismo internacional afundar.

A saúde de Bolsonaro. Após uma nova internação, o ex-presidente Jair Bolsonaro deve permanecer em repouso domiciliar durante todo o mês de julho. Veja o que se sabe sobre seu estado de saúde.

Giro pelo mundo. O rapper Sean “Diddy” Combs foi absolvido das principais acusações que enfrentou. Com a economia russa em declínio, Putin pode ser obrigado a negociar com Donald Trump.

Opinião da Gazeta

Congresso pode legislar, mas só da forma que o Supremo quer que legisle. O caso do Marco Civil da Internet é o mais recente de uma série de julgamentos em que o STF altera leis perfeitamente constitucionais. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O Congresso está amarrado pelo que o Supremo decidiu. O Poder Legislativo, doravante, só poderá legislar a respeito de temas que já foram alvo de decisões do Judiciário caso aprove leis que, no mínimo, coincidam com as teses definidas pelos ministros.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Shot Fair Brasil. Em meio a pressão de Lula, São Paulo recebe a maior feira de tiro da América Latina

STF. Governo apresenta plano para ressarcir vítimas de descontos indevidos no INSS

Criminalização. 4 a cada 5 processos contra deputados no STF miram a direita, mostra levantamento

Pesquisa. Divórcio afeta na renda dos filhos e aumenta casos de gravidez na adolescência

Colunas e artigos

Hora de mudar o Mercosul. Estaria na hora de transformar o Mercosul em uma zona de livre comércio? Em seu artigo, Marcos Degaut elenca razões para que isso aconteça.

Guilherme Fiuza fala sobre as redes sociais e o bom senso.

Danilo de Almeida Martins explica como a Constituição de 1988 proíbe que ministro do STF defenda o aborto.

Para inspirar e alegrar

Partiu Santa Catarina! Dados do IBGE mostram que Santa Catarina se tornou o principal destino de brasileiros que resolveram trocar de endereço. Saiba o que tem atraído essas pessoas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.