Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: o que Milei tem que Lula não tem

As justificativas do “Careca do INSS”. Documentário The Fake Judge sobre Moraes. Tarcísio olha para o PL, Carlos Bolsonaro, para SC

Antonio Carlos Antunes, o "Careca do INSS", na CPMI
Antonio Carlos Antunes, o "Careca do INSS", na CPMI. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados (Foto: )

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, apontado como um dos articuladores do esquema de desvios no INSS, falou à Comissão Parlamentar instalada no Congresso. E surpreendeu. Ele (que ficou conhecido como "Careca do INSS") rejeitou a alcunha e enfileirou justificativas inusitadas para bens, encontros com políticos e outros pontos da investigação que revelou o esquema. Saiba como foi o depoimento à CPMI.

Mais Magnitsky? O sinal foi dado: segundo o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, as sanções a Alexandre de Moraes e que já atingiram a esposa dele devem avançar ainda mais. Saiba quem são os nomes que podem estar na mira.

E por falar em Moraes, o documentário The Fake Judge já tem data de estreia no Brasil. Confira quando e onde assistir.

Opinião da Gazeta

O reconhecimento da Palestina e a solução de dois Estados. Em meio aos numerosos reconhecimentos de um Estado palestino mundo afora só na última semana, a solução de dois Estados voltou à tona como via potencial para encerrar o conflito árabe-israelense. A recente onda, no entanto, tem pela frente obstáculos que remontam quase 80 anos. Leia um trecho da opinião da Gazeta:

Enquanto Israel tiver de conviver com uma ameaça existencial em suas fronteiras, a solução de dois Estados, por mais desejável que seja, continuará inviável

Leia o editorial na íntegra

Política, economia e mundo

Alerta ligado. O projeto de regulação das Big Techs chegou à Câmara dos Deputados. O texto não fala em moderação, o que não afasta riscos de uso político da proposta. Leia a avaliação de especialistas sobre o PL encabeçado pelo governo Lula.

Bastidores para 2026. De olho nas eleições do ano que vem, saiba como o Republicanos tem articulado a liberação do passe de Tarcísio para o PL (mas não de graça). Enquanto isso, a mudança que está na mira de Carlos Bolsonaro é de domicílio eleitoral. Entenda o que indica que o vereador pelo Rio de Janeiro pode aparecer nas urnas em Santa Catarina.

Giro pelo mundo. O que Milei tem que Lula não tem? Donald Trump responde. Leia mais sobre a diferença entre as relações do presidente dos EUA com o argentino e o brasileiro e o que ela revela sobre cada país.

O que mais você precisa saber hoje

Crime organizado. A máquina de lavar do PCC: como a facção movimentou bilhões em postos, fintechs e motéis

UFPel. Evento em universidade federal defende “combate ao agronegócio” e é alvo de denúncia à PGR

Congresso Nacional. Motta desautoriza Paulinho e desatrela votação sobre faixa do IR ao PL da anistia

Preservação de provas. Alexandre de Moraes revoga bloqueios de perfis de Carla Zambelli

Artigos e colunas

STF não é reformador da Constituição. Aplicar e interpretar a Constituição é tudo o que cabe ao Supremo. Repare que essa lista não fala em revisar ou modificar a lei fundamental do país. Em artigo, José Luiz Delgado fala sobre a sanha de alguns ministros de interferir no Congresso, este, sim, com poder de agir sobre o texto legal. Leia aqui.

Flávio Gordon se pergunta de quantos Tagliaferros precisaremos para barrar a perseguição.

Fernando Jasper explica a decisão do TCU que obriga Haddad a buscar R$ 30 bilhões para tapar rombo das contas do governo.

Para inspirar e alegrar

Baseado em idealismos reais. Uma jornada real de quem decidiu doar suas economias, cortar laços e partir sozinho. Essa é a história de “Na Natureza Selvagem”. Saiba mais sobre o filme e a história que lhe deu origem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.