• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Com seus 22 ministros nomeados, e a estrutura de governo definida, Jair Bolsonaro (PSL) recebeu ontem (10) a diplomação como presidente da República, habilitando sua posterior investidura no cargo. Lendo um discurso preparado de antemão, Bolsonaro começou agradecendo a Deus e à família, e deu ênfase à democracia e à soberania nacional em suas palavras.

O discurso contrasta com o que o país se habitou a ouvir nos anos em que a esquerda esteve no governo, e isso ajuda a entender por que são legítimos os questionamentos sobre as movimentações financeiras atípicas detectadas na conta de um ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). A repórter Kelli Kadanus destrincha o relatório do Coaf e aponta 5 questões que ainda precisam ser explicadas.

Já o colunista Rodrigo Constantino, depois de constatar que Bolsonaro foi eleito com um forte discurso contra a corrupção, explica por que o caso precisa ser elucidado:

O que se espera do governo Bolsonaro é uma postura republicana, ou seja, que efetivamente trate a coisa pública como… pública, e não privada, muito menos familiar. Essa cobrança virá não só de seus detratores cínicos, que faziam vista grossa para os abusos dos “companheiros”, como também dos próprios apoiadores sérios do ex-capitão. Afinal, votaram nele para mudar as coisas para valer, não para trocar de comando apenas.

Dois futuros ministros do governo eleito se pronunciaram sobre  o caso. Onyx Lorezoni (DEM-RS), que já anda meio enrolado com a citação de seu nome nas delações da JBS, disse ver “estardalhaço” nas reações da imprensa. Já Sergio Moro avaliou que o presidente eleito fez o pronunciamento que lhe cabia, e que não é adequado que o ministro da Justiça comente casos concretos.

Conservadorismo ambiental

Falando na equipe ministerial, você é capaz de imaginar o que o sociólogo Gilberto Freyre e o filósofo Roger Scruton poderiam ensinar ao advogado Ricardo Salles, indicado para o ministério do Meio Ambiente? Pois Bruno Garschagen te explica.

Sem fundo

Em Roraima, a situação segue complicada. O governador eleito, Antonio Denarium (PSL), sentou 20 dias antes na cadeira, na qualidade de interventor federal, depois que a atual governadora, Suely Campos (PP), foi afastada das funções. Além da crise migratória que o estado enfrenta, policiais paralisaram as atividades em meio à guerra entre facções criminosas e à crise fiscal.

Remédio?

A Cúpula Conservadora que se reuniu em Foz do Iguaçu no sábado (8) divulgou uma carta de intenções e projetos para as Américas. Liberalismo econômico, defesa da soberania, da família e dos valores ocidentais e o endurecimento do combate ao crime são algumas ideias gerais. Mas há também algumas propostas um pouco mais específicas.

Ensaio

E muito dessas ideias liberais está na raiz do plano do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, de “desengessar” o orçamento público, liberando gastos em despesas obrigatórias. Fernando Jasper explica o que ainda falta saber sobre o plano e quais são as pedras no caminho de Guedes.

Atenção

E uma das ideias liberais mais importantes é a liberdade de expressão. Apesar de não ser um direito absoluto, ela é amplamente garantida nas democracias, especialmente quando se trata da liberdade de crítica ou de opinião. É nessa moldura, segundo o editorial de hoje (11) da Gazeta do Povo, que deveria ser analisado o Processo Administrativo Disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol, que deve ir a julgamento nesta terça-feira:

São três as perguntas que devem orientar o CNMP quando for avaliar o caso de Dallagnol. Um membro do Ministério Público pode ou não fazer críticas ao Judiciário? Se pode, quais são os limites para essas críticas? E, em sua manifestação, Dallagnol ultrapassou esses limites?

Polêmica

Você já fez alguma vez? Roberta Braga (Viver Bem) recomenda: “A terapia online já é regulamentada no Brasil, mas a prática ainda divide opiniões e é vista com cautela por especialistas.” 

Finalíssima

Deixe sua resposta nos comentários! Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “A final do MasterChef Profissionais vai ao ar nesta terça-feira. Relembramos a trajetória dos dois finalistas e os pontos fortes e fracos de cada um. Para quem vai a sua torcida?” 

Volta ao mundo em 1 minuto

As encruzilhadas da Europa. Helen Mendes (Mundo) escreve: 

Mais do mesmo. A ditadura venezuelana deu mais um passo neste domingo (9) para tomar os poucos espaços de poder que ainda sobram nas mãos da oposição. Uma eleição para vereadores sem a presença dos principais opositores, que foram impedidos de participar, teve abstenção de 72.4% e resultados questionados. O partido de Maduro conquistou maioria esmagadora nos cargos definidos até o momento. 

Mimos. E a Rússia mandou um presente para a Venezuela: dois aviões bombardeiros com capacidade nuclear, que serão usados para manobras militares conjuntas entre os dois países. As aeronaves, que chegaram no país na segunda-feira, são capazes de carregar mísseis nucleares e convencionais com um alcance de até 5,5 mil km. 

Reviravoltas. Prevendo uma derrota, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, adiou a votação do Brexit no parlamento britânico. A despedida do Reino Unido da União Europeia ficou mais imprevisível depois que o Tribunal Europeu de Justiça decidiu que o país pode interromper unilateralmente o processo de desligamento, dando fôlego ao movimento anti-Brexit. A conferir. 

Império europeu. O presidente da França Emmanuel Macron – que ontem anunciou um aumento no salário mínimo e corte de impostos para apaziguar a onda de protestos no país – é um crítico do nacionalismo. Em artigo de opinião, o historiador Victor Davis Hanson argumenta que, enquanto Macron faz essa crítica, “fala e age como se fosse um chauvinista francês inseguro”

Imagem do dia:

Pessoas participam de um campeonato de comer pimenta malagueta mergulhados em uma fonte termal na região de Mingyue Qiangu, na província chinesa de Jiangxi. O vencedor levou um minuto para comer 20 pimentas.STRAFP

Paraná

Você conhece alguém que já penou na fila do SUS? Pois então. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve:

Subindo. O pedágio no Paraná vai ficar mais caro. Com alguns dias de atraso – por contrato o reajuste seria no dia 1º de dezembro –, as tarifas cobradas nas rodovias do estado vão passar por acréscimos que variam de 6,66% a 17,6%, dependendo da praça. Confira a nova tabela e a provável data para o reajuste.

Vergonha. Com 12 presos e 44 ações de busca e apreensão em 10 cidades do estado, o Ministério Público do Paraná deflagrou ontem a Operação Mustela. Segundo as investigações, um grupo de agentes públicos e médicos cobrava dinheiro de pacientes para furar a fila do SUS para a realização de cirurgias. Um ex-assessor do governador eleito Ratinho Junior estaria entre os envolvidos. Saiba ainda como funcionava o esquema e qual seria a participação do deputado estadual Ademir Bier (PSD)

Sorte grande. O sorteio especial de dezembro do Nota Paraná foi realizado em Maringá, com a premiação principal de R$ 200 mil indo para um trabalhador rural de Porto Barreiro. Ao todo, são R$ 3,1 milhões em prêmio. Já conferiu seus bilhetes?

Futebol. Está ansioso para a final da Copa Sul-Americana? A Equipe de Esportes não deixa passar nada e te conta tudo sobre a preparação do Furacão para o jogo decisivo. Siga em tempo real!

Férias. E Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “Pelo menos 118 pontos do Litoral do Paraná terão wi-fi grátis. Outra novidade da temporada 2018/2019 é o app dos bombeiros que agora permitirá encontrar o posto dos guarda-vidas mais próximo. Veja o que mais está programado para a Operação Verão!” 

Curitiba

O que o caso do cachorro de Osasco tem a ver com Curitiba? Confira a seleção dos nossos editores:

Consequências. Fernanda Leitóles (Curitiba) informa: “O caso do cachorro que morreu após ter sido espancado por um segurança de um supermercado em Osasco (SP) chamou atenção de todo o país não só pela crueldade das agressões, mas também por como a história deixou muita gente indignada, virando caso de polícia. Esse tipo de queixa, inclusive, tem aumentado em cidades como Curitiba. A capital paranaense registrou aumento de 7% no número de denúncias de maus-tratos contra animais.” 

Hey, Jude. Gilson Garrett Jr (Guia) recomenda: “Quer ver Paul McCartney em Curitiba? É bom correr para comprar os ingressos. Três dos cinco setores estão com as entradas esgotadas! Veja para quais ainda há opções disponíveis.

Para começar bem o dia. Fernanda Leitóles (Curitiba) escreve. “Após o incêndio na Vila Corbélia, em Curitiba, uma imagem chamou a atenção do repórter-fotográfico Átila Alberti: um homem caminhava entre os escombros e procurava a cachorra da família. Eis que Rafael e Duna se reencontraram. Um momento de alegria em meio à tragédia. Veja a imagem!” 

Um ótimo dia a todos! 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]