Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: tentativa de bloqueio a refinaria leva a prisões no PR

DF alega ter recebido “informações equivocadas”. Câmara aprova intervenção no estado. Dino culpa politicamente Bolsonaro por atos

Policiais fizeram barreira, mas não impediram invasão do STF no domingo (8) (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, atribuiu as falhas na segurança pública, que possibilitaram os atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes, a "informações equivocadas" encaminhadas ao governador Ibaneis Rocha. Leão disse que o governo distrital lidou com ameaças de bomba e de incêndio, e reiterou os esforços da administração em contornar a crise na segurança "até o último momento".

Intervenção. A Câmara dos Deputados aprovou a intervenção na segurança pública do Distrito Federal decretada pelo presidente Lula como resposta aos atos de vandalismo realizados neste domingo em Brasília. O texto segue agora para o Senado Federal na forma do Projeto de Decreto Legislativo, que deverá ser votado pelos senadores nesta terça-feira. .

Responsabilidade. O ministro da Justiça, Flavio Dino, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro pode ter sido o "responsável político" pelos atos de vandalismo em Brasília. De acordo com Dino, os ataques de Bolsonaro às instituições como o Supremo Tribunal Federal deram "braços e pernas" para os ataques aos prédios das instituições da República.

Opinião da Gazeta

A insensatez dá ao Brasil um Capitólio para chamar de seu:

Razões para indignação com Lula, o Congresso e o Supremo existem, e são muitas. Mas a violência, a invasão, a depredação e o vandalismo não são – jamais foram – a resposta para tais situações

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

Ibaneis diz respeitar decisão de Moraes: “Fé na Justiça e nas instituições”. O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou que respeita a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes de afastá-lo do cargo por 90 dias.

Tentativa de bloqueio a refinaria da Petrobras leva duas pessoas à prisão no Paraná. Duas pessoas foram presas após conflito envolvendo manifestantes e a tropa de choque da PM do Paraná.

O que mais você precisa saber hoje

Expectativas. Incertezas sobre economia ganham força após manifestações de domingo

América Latina. Peru proíbe entrada de Evo Morales por afetar “segurança nacional”

Balanço. A pior estreia de um governo: 13 retrocessos de Lula nos primeiros dias na Presidência

Colunas e artigos

Luciano Trigo: Sete canções contra a ditadura

Luiz Felipe Pondé: O profissional arquetípico do século 21

Para Inspirar

Livros e filmes para inspirar. Confira dicas de livros e produtos audiovisuais com o selo de aprovação de personalidades de Curitiba.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.