• Carregando...
O tráfico de drogas, especialmente da cocaína, criou uma aliança inusitada entre a máfia italiana e o PCC
O tráfico de drogas, especialmente da cocaína, criou uma aliança inusitada entre a máfia italiana e o PCC.| Foto: Christian Rizzi/ Gazeta do Povo / Arquivo

Bom dia!

Para começar. Duas notícias que impactam a segurança pública. A primeira, e mais assustadora, é que a Ndrangheta, a mais poderosa máfia italiana, fez acordos com o PCC para negociar cocaína. Leia na reportagem de Mattia Fossati. A segunda é sobre o risco de divisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de Sergio Moro.

Após o presidente Jair Bolsonaro cogitar o desmembramento do “superministério”, várias informações “pingaram” ao longo desta quinta-feira (23). De Brasília, a correspondente Kelli Kadanus apurou a situação: veja o que pensa a liderança da Frente Parlamentar da Segurança Pública na Câmara sobre o tema.

Entre as informações que surgiram estão ainda a chance de o presidente trocar o diretor-geral da Polícia Federal, o boato de que um deputado crítico de Moro pode assumir a nova pasta e até mesmo a possibilidade de o ex-juiz federal deixar o governo. Bolsonaro admitiu: “Lógico que o Moro deve ser contra [a cisão]”. E você, o que pensa? Participe de nossa enquete:

Gastança. Um levantamento do jornalista Lúcio Vaz revela com o que os senadores vêm gastando dinheiro público. Claro que você não vai gostar da resposta: torram milhões em autopromoção, viagens, restaurantes luxuosos e correios. Veja no blog: quais senadores gastaram mais e quais gastaram menos em 2019. Spoiler: o campeão é do PT.

Estados quebrados. Outra reportagem que interessa: segundo estudo, o Supremo Tribunal Federal (STF) é responsável por estimular a irresponsabilidade fiscal dos governadores. A repórter Camila Abrão mostra os motivos.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Derrotas contra a corrupção. Logo cedo, nesta quinta-feira (23), a Gazeta do Povo divulgou que o Brasil atingiu sua pior posição no ranking mundial de percepção da corrupção. O fato ocorreu logo no 1.º ano de Bolsonaro e Moro no governo. Mas há motivos para isso. O tema faz parte do novo editorial da Gazeta do Povo. Leia um trecho:

Não é coincidência que o aumento da percepção da corrupção tenha caminhado lado a lado com a Operação Lava Jato, que mostrou ao país o tamanho do esquema montado pelo lulopetismo para fraudar a democracia. Portanto, por mais que o melhor desempenho do Brasil no IPC sejam os de 2012 e 2014, não significa que o país fosse menos corrupto então.

Eles simplesmente não entendem. Em sua nova coluna na Gazeta do Povo, o jornalista J.R Guzzo mostra que os “gringos” não fazem ideia de como o agronegócio brasileiro é produtivo e sustentável. E mesmo assim insistem em criticar. Segue uma amostra:

Nunca ouviram falar em genética, tecnologia, satélites, GPS, meteorologia, veterinária, manejo de solo, colheitadeiras – enfim, não têm ideia do que sejam tecnologia ou produtividade. Com essa vida de treva, só sabem produzir soterrando a “Amazônia” com venenos químicos “banidos” na Europa e nos Estados Unidos.

Mundo

Memória do holocausto. Líderes mundiais estão reunidos em Jerusalém para uma série de eventos que marcam os 75 anos da libertação do campo de extermínio nazista de Auschwitz. O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu aproveitou a ocasião para aumentar a pressão contra o Irã, que ele descreveu como o "regime mais antissemita do planeta".

América Latina. Depois de uma crise política que levou o presidente Martín Vizcarra a dissolver o congresso do Peru no ano passado, os peruanos irão às urnas no domingo eleger um novo congresso. O colunista Filipe Figueiredo explica o que está em jogo para o país vizinho.

Para inspirar

Guarda compartilhada. Nossa Equipe Sempre Família compartilha qual é a melhor maneira de manter as crianças perto dos pais em caso de divórcio. A reportagem mostra ainda como uma lei de dezembro de 2014 colocou a chamada guarda compartilhada como prioritária no país.

Novo visual. Nossa plataforma de arquitetura, decoração, design e paisagismo ganha ainda mais autonomia dentro da centenária Gazeta do Povo. Conheça a nova identidade visual e as novidades editoriais da Haus.

Aproveite para acessar a página da Haus e inspire-se neste final de semana para renovar a sua casa. Bom descanso!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]