Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Ações trabalhistas batem recorde

EUA e Irã definem cessar-fogo. Mais pressão sobre Moraes e Toffoli. Janela partidária fortalece direita

O presidente dos EUA, Donald Trump, em discurso à nação sobre as operações militares contra o Irã. (Foto: Alex Brandon/Pool/EFE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Após um dia de tensão, com a ameaça do presidente norte-americano Donald Trump de “aniquilar” o Irã, os dois países anunciaram nesta terça (7) um cessar-fogo de duas semanas. O acordo foi estabelecido após negociações mediadas pelo Paquistão. Trump acrescentou que há “progresso significativo” nas conversas para um acordo mais amplo. Veja o que ficou definido.

Reabertura controlada. Após a divulgação do acordo de cessar-fogo, o regime iraniano anunciou a reabertura “controlada” do Estreito de Ormuz, rota estratégica de petróleo.

Alta nas passagens aéreas. Aqui no Brasil, a guerra pesou no bolso dos viajantes. Os preços das passagens aéreas dispararam e há pressão por novos aumentos. Entenda o cenário.

Política, Economia e Mundo

Moraes e Toffoli sob pressão. As denúncias do caso Master impulsionaram os pedidos de impeachment contra os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, do STF. Veja o que já foi protocolado.

Perdas e ganhos da janela partidária. A janela partidária terminou com ganhos para a direita e perdas no Centrão e na base de Lula. Na corrida presidencial, Ronaldo Caiado definiu uma estratégia para buscar votos do centro à direita.

Indústria de ações trabalhistas. Uma decisão do STF fez com que o Brasil atingisse em 2025 um novo recorde de ações trabalhistas após a reforma de 2017. Saiba de quanto foi o impacto bilionário às empresas.

Opinião da Gazeta

O “golpismo” de R$ 500, segundo Alexandre de Moraes. O STF condenou empresários por terem contribuído para uma vaquinha que bancou um ônibus com destino a Brasília no 8 de janeiro. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A mesma corte que anula bilhões de reais em multas de empresas comprovadamente envolvidas em corrupção se agarra a uma doação de R$ 500 para enviar à prisão um homem de 71 anos, sob as alegações mais absurdas de financiamento de crimes contra a democracia.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Cancelamento. Quatro anos após linchamento moral, MP recoloca caso Monark em bases racionais

“Ano eleitoral”. Alcolumbre decidiu não prorrogar a CPI do Crime do Organizado, diz relator

Eleições 2026. Como o escritor Augusto Cury conseguiu entrar na corrida presidencial no prazo final para filiação

Ciência. Sim, o homem foi à lua em 1969. Veja cinco provas

Colunas e artigos

Populismo vs. produtividade. Artigo do jurista Ives Gandra Martins discute a proposta para acabar com a escala 6x1 e defende que é preciso entender que populismo não gera produtividade.

Polzonoff explica por que a união da direita é impossível.

Luciano Trigo fala da infantilização dos adultos.

Para inspirar e alegrar

A cidade mais italiana do Brasil. Com pouco mais de 13 mil habitantes, ruas históricas preservadas, uma cidade é considerada a mais italiana do Brasil. Saiba que cidade é essa e por que ela ganhou essa alcunha.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.