Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
O governo Lula bem que tenta, mas está difícil conseguir barrar a CPMI proposta pela oposição para investigar os atos de vandalismo de 8 de janeiro. Com a oferta de cargos na administração federal e liberação de emendas ao Orçamento, o Palácio do Planalto pode tentar persuadir parlamentares a retirar assinaturas do pedido de instalação. Mas as investidas, por enquanto, não estão surtindo efeito.
Vitória pró-vida. Deputados derrubaram o pedido de urgência para um projeto de lei que pode facilitar o financiamento de medidas pró-aborto.
Aumento para o Judiciário. Comprometido com pautas caras ao Judiciário, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, quer ressuscitar os aumentos salariais automáticos para juízes.
Política, Economia e Mundo
Fake news nas ditaduras. Nos últimos anos, o combate às fake news tem sido um expediente recorrente usado por ditaduras. Com que intuito? Censurar e reprimir os críticos.
A “nova” Petrobras. Agora sob o governo Lula, a Petrobras pretende retomar o investimento em refinarias, prática que no passado custou bilhões e gerou irregularidades.
Giro pelo mundo. A sentença contra a vice-presidente argentina Cristina Kirchner relata “corrupção sem precedentes”. Ainda na Argentina, saiba como Rosário se tornou a cidade mais violenta do país.
Opinião da Gazeta
“Tolerância zero” de Lula fracassa no primeiro teste. Para a surpresa de ninguém, a “tolerância zero” do presidente Lula foi reprovada em seu primeiro teste. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
A ofensiva de líderes petistas pedindo a cabeça de Juscelino Filho não tem nada a ver com algum surto moralizador, mas apenas com o desejo de comandar também a pasta das Comunicações, essencial para o sonho petista de controlar a imprensa.
O que mais você precisa saber hoje
Nova versão. Sem cubanos, Mais Médicos vai oferecer especialização para atrair profissionais brasileiros
Colunas e artigos
O mito da tributação dos ricos. Políticos de esquerda argumentam que os EUA prosperaram quando os impostos eram altos para os ricos. Artigo de Rainer Zitelmann desfaz esse mito.
J.R. Guzzo mostra como funciona o “padrão moral Lula”: governo usa máquina estatal para evitar CPI do 8 de janeiro.
Lúcio Vaz revela detalhes dos voos secretos de ministros do STF em jatinhos da FAB.
Para inspirar
De olho no Oscar. Domingo (12) acontece a cerimônia do Oscar e, para você se preparar para a premiação, listamos cinco filmes indicados que merecem a sua torcida.
Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!