Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: O conselho dos banqueiros ao STF

Investigação impacta direita para 2026. Oposição vira o jogo na CPMI do INSS. EUA anunciam revisão de vistos

Jair Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro foi indiciado pela PF. (Foto: André Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A operação da Polícia Federal que levou ao indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado Eduardo Bolsonaro desafia as articulações da direita para as eleições de 2026. Na avaliação de especialistas, ao expor dificuldades para agregar apoios, a investigação visaria enfraquecer Bolsonaro e sua base de apoio. Entenda o cenário.

Falhas na recuperação de provas. O relatório da PF aponta uma série de falhas na recuperação de provas consideradas relevantes para entender os fatos.

Sem materialidade de crimes. Especialistas dizem ainda que a investigação da PF não traz provas consistentes ou materialidade de crimes. Veja os pontos questionados.

Política, Economia e Mundo

A virada na CPMI do INSS. A conquista do comando da CPMI do INSS pela oposição representa uma virada nas investigações e deve trazer fatos novos contra o governo Lula.

Escape da Lei Magnitsky. Banqueiros teriam aconselhado ministros do STF a abrirem contas em cooperativas de crédito, como forma de escapar da Lei Magnitsky. A ideia, porém, não resolveria o problema.

EUA revisam vistos. O governo dos EUA anunciou a revisão de vistos de todos os estrangeiros que têm o documento. Entenda como o visto se tornou estratégia de negociação para o governo Trump.

Opinião da Gazeta

Para salvar Moraes, Dino monta cilada para bancos. A vontade de Flávio Dino de proteger Alexandre de Moraes das sanções norte-americanas impôs aos bancos um dilema de dezenas de bilhões de reais. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Os bancos terão de escolher: manter o relacionamento com ministro e arriscar as operações que porventura tenham nos EUA, ou rifar Moraes para não deixar o mercado norte-americano, mas correndo o risco de sofrer punições do Supremo. Em qualquer caso, sairão perdendo.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Polarização. Popularidade digital: Bolsonaro segue inabalável, Lula se segura em Trump e STF despenca

Alexandre de Moraes. Como foi o lançamento do documentário “The Fake Judge” nos Estados Unidos

Ensino superior. Vestibular de universidade federal associa aumento de neonazismo a Bolsonaro e à direita

Suspensão do programa. Por que querem paralisar o projeto de escolas cívico-militares em Minas Gerais

Colunas e artigos

O inventor do conservadorismo moderno. Talvez você nunca tenha ouvido o nome de um dos intelectuais mais profundos do movimento conservador moderno. Artigo de Bradley Devlin diz quem foi ele e acredite: era comunista.

Lúcio Vaz mostra que as viagens nacionais para eventos de Lula já custaram R$ 2,4 milhões.

Leonardo Coutinho fala da paz possível e o realismo incômodo de Donald Trump.

Para inspirar e alegrar

O papa que venceu o comunismo. João Paulo II foi um papa que teve grande influência no colapso dos regimes comunistas na Europa. Um documentário da Brasil Paralelo conta essa história.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.