Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Combustíveis abastecem o crime

Investigação seletiva no Caso Master. TSE inicia consulta sobre eleições. Um ano de governo Trump

FGC começou neste sábado a fazer o pagamento das restituições do Banco Master
Banco Master é alvo de investigação por fraude bilionária. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A nova fase das investigações sobre o Banco Master tem focado em Daniel Vorcaro e seu entorno, deixando de lado questões importantes como o envolvimento de autoridades públicas e o conflito de interesses que lança suspeitas sobre ministros do STF. A seletividade na escolha dos alvos pode elevar a pressão por uma delação premiada. Entenda por quê.

Acusações no meio político. O senador Renan Calheiros acusou Arthur Lira e Hugo Motta de pressionarem pela reversão do processo de liquidação do Master.

Contribuinte na mira. Para cobrir prejuízos, o governo do Distrito Federal pode fazer aportes ao Banco de Brasília, repassando a conta ao contribuinte.

Ascensão e salvação. A ascensão do Master se consolidou graças à influência de Daniel Vorcaro junto a instâncias decisórias do Estado. Veja como esse mesmo sistema agora tenta salvá-lo.

Política, Economia e Mundo

Regras para as eleições. O TSE abriu o prazo para receber sugestões da sociedade a respeito das regras para as eleições de outubro. Entre essas regras, algumas que podem reforçar a censura.

Combustível do crime organizado. De estratégia para lavagem de dinheiro a um dos maiores desafios da segurança e da ordem econômica. Saiba como postos de combustíveis se tornaram engrenagem do crime organizado.

Giro pelo mundo. A Dinamarca pediu à Otan a criação de uma missão militar em torno da Groenlândia. Donald Trump completa um ano de mandato tendo como principal marca a diplomacia da força.

Opinião da Gazeta

Trump adota de vez a linguagem da força e da coerção. Em sua tentativa de apossar-se da Groenlândia, Donald Trump tem usado da coerção pura e simples. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Se os EUA querem mesmo comprar a ilha, que façam uma oferta convincente, em vez de torcer o braço de aliados – este ponto é especialmente relevante – para que aceitem um negócio. Mesmo que, além dos interesses geopolíticos, haja interesses econômicos em jogo.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Religião. Como a Igreja da Lagoinha se tornou tão influente

Ditadura na mira de Trump. Cuba desafia os EUA e aprova medidas para declarar estado de guerra

Enamed. Cursos de medicina têm baixo desempenho em exame e MEC deve restringir vagas

Passaporte europeu. Cidadania italiana: novas regras, limites para descendentes e o que vem pela frente

Colunas e artigos

Fábrica de irresponsáveis. Artigo de Bruno Souza discute o fenômeno do estado de bem-estar social e explica por que, no fim das contas, ele se converte em uma fábrica de irresponsáveis.

Sergio Moro diz por que é preciso estabelecer limites para o STF.

Paulo Briguet fala do caso Master e o mar de lama do Regime PT-STF.

Para inspirar e alegrar

Uma nova ilha em Florianópolis? Será verdade que Florianópolis ganhou uma nova ilha e ampliou seu território? Aqui você entende a medida que corrigiu um erro histórico nos mapas oficiais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.