
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
A omissão do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que ao renovar uma parceria não informou à Previdência que um de seus dirigentes era irmão de Lula, tem potencial para incriminar vários envolvidos. O caso, revelado na semana passada na CPMI do INSS, ainda pode render. Em paralelo, a comissão segue os trabalhos e com bate-boca na reunião desta segunda-feira (13). O relator da CPMI e o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, protagonizaram uma discussão tensa durante o interrogatório. Veja como foi a sessão da CPMI do INSS.
Também na segunda, o ministro Alexandre de Moares negou pedido da defesa e manteve o ex-presidente Bolsonaro em prisão domiciliar. A manutenção das medidas foi alvo de críticas renovadas da direita. Confira a reação de aliados à decisão de Moraes.
Opinião da Gazeta
Fundão eleitoral avança ainda mais sobre dinheiro do pagador de impostos. No fim de setembro, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional deu mais uma das costumeiras mostras de que os parlamentares não hesitam quando se trata de legislar em causa própria. O governo havia proposto R$ 1 bilhão para o fundão eleitoral de 2026, mas os parlamentares, de forma simbólica, quintuplicaram o valor: será de R$ 4,96 bilhões.
Sendo entidades privadas, os partidos políticos e suas campanhas eleitorais deveriam ser sustentados apenas por seus filiados e simpatizantes
Política, economia e mundo
Fim da guerra? Retorno de reféns marca apenas a primeira fase de um acordo distante de ser concluído. A avaliação é do especialista Igor Lucena, ouvido pela Gazeta do Povo.
Tríplice Fronteira. Foz do Iguaçu entrou no radar dos Estados Unidos como um dos principais pontos de vulnerabilidade do sistema financeiro latino-americano. O Departamento de Contraterrorismo dos Estados Unidos está de olho em lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e operações com criptomoedas que escapam das autoridades locais.
Giro pelo mundo. O regime do ditador Nicolás Maduro anunciou o fechamento da embaixada da Venezuela na Noruega. A decisão ocorre três dias depois de a líder opositora María Corina Machado receber o Prêmio Nobel da Paz de 2025, concedido pelo Comitê Norueguês do Nobel, com sede em Oslo.
O que mais você precisa saber hoje
Volta por cima. Como uma jornalista americana enfrentou o radicalismo de esquerda — e venceu
Cenário eleitoral. Eduardo Bolsonaro atrapalhou projeto político da direita para 2026, diz Ciro Nogueira
Vozes Caladas. Contra inimigos, STF resgata morte civil, conceito banido há séculos no Ocidente
Novo Habitat. Imagem do Google Street View gera debate sobre a favelização das cidades brasileiras
Artigos e colunas
Felicidade não se busca, se pratica. As lições de Epicteto mostram como a filosofia pode se tornar uma aliada prática em tempos de pressa, ansiedade e competição. Essa arte de viver segundo o estoicismo é o assunto do artigo assinado por Mamá Brito e Rafael Mendes.
Paulo Briguet dá "Adeus, Mané: a despedida do Barroso".
Marcel van Hattem questiona: Quem mandou fraudar a entrada de Filipe Martins nos EUA?
Para inspirar e alegrar
Uma cidade onde todos se conhecem e não há crimes. Serra da Saudade (MG) é o menor município brasileiro em número de habitantes. O IBGE registrou 856 moradores em 2025, dois a mais que no ano passado. Conheça a cidade menos populosa do país, que avança preservando sua identidade e história desde a emancipação em 1962.



