Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: O futuro do PL

Lula e Bolsonaro conquistam apoios. Ministro pede investigação sobre pesquisas. Elon Musk faz nova oferta pelo Twitter

Bolsonaro e Lula
Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberam novos apoios para o segundo turno (Foto: Presidência; EFE/Antonio Lacerda)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) consolidaram nesta terça-feira (4) os primeiros apoios para a disputa do segundo turno. Até o momento, Bolsonaro tem se saído melhor entre os governadores, casos do mineiro Romeu Zema (Novo) e do paulista Rodrigo Garcia (PSDB). Lula, por sua vez, tem investido na costura de alianças com os candidatos à Presidência da República que saíram derrotados, como Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). Confira quem já fechou apoio.

Apoio no Congresso. Bolsonaro chega ao segundo turno com o trunfo de ter conquistado a maior bancada da Câmara dos Deputados e maioria no Senado. Entenda o peso que isso tem no caso de reeleição.

Maior partido de direita. O PL, partido de Bolsonaro, elegeu um governador, oito senadores e 99 deputados federais. Os resultados consolidam a legenda como o maior e principal partido de direita no Brasil. Veja o que a sigla projeta com isso.

Política, Economia e Mundo

Desempenho eleitoral. A eleição de domingo repetiu um roteiro de outras disputas: deputados que são expoentes na Câmara não se consagram como “campeões de voto”. Veja quem são eles. Saiba também como foi o desempenho eleitoral dos 17 ex-ministros do governo Bolsonaro.

Pesquisas na mira. O ministro da Justiça, Anderson Torres, encaminhou à Polícia Federal um pedido para investigar a atuação de institutos de pesquisa. Nossa reportagem elencou 11 erros graves desses institutos no primeiro turno das eleições.

Giro pelo mundo. Um trio de cientistas ganhou o Nobel de física por demonstrar o potencial de controlar partículas subatômicas. O bilionário Elon Musk fez uma nova proposta para aquisição do Twitter. O governo russo diz que a vida melhorou na Crimeia. Será mesmo?

Opinião da Gazeta

A hora das propostas. Para o país, um segundo turno em que a diferença entre Lula e Bolsonaro é suficientemente pequena para que ambos tenham chances de vitória foi o melhor que poderia ter ocorrido, à luz dos cenários que estavam projetados. O Brasil ganha mais quatro semanas para analisar melhor os dois candidatos remanescentes. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O ideário de Lula e Bolsonaro é diametralmente oposto em uma série de temas, e ambos precisam demonstrar que serão capazes de governar colocando em prática as suas convicções, mas também tendo em conta a parcela da população que for derrotada nas urnas – e esta parcela será significativa independentemente do vencedor.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Decisão do STF. A censura de Moraes contra O Antagonista

Segundo turno em SP. Tarcísio busca consolidar vantagem com apoio de Garcia; Haddad mira indecisos e abstenção

Volta aos trabalhos. Piso da enfermagem e Orçamento de 2023: as prioridades do Congresso no pós-eleições

Disponibilidade 24h. Turbilhão de mensagens e pressão por responder o quanto antes exige arquitetar rota de saída

Colunas e artigos

O poder de Xi Jinping. Mesmo com denúncias de corrupção, ataques aos direitos humanos e desaceleração da economia, o Congresso do Partido Comunista da China deve estender indefinidamente o poder de Xi Jinping. Artigo de Thérèse Shaheen explica o porquê.

Thaméa Danelon conta quem são os envolvidos na Lava Jato que foram (ou não) eleitos.

Paulo Uebel destaca o plano de governo (ou desgoverno) de Lula.

Para inspirar

Esperança às mulheres com câncer. Quando uma mulher jovem é diagnosticada com câncer, somam-se às preocupações da doença o risco de infertilidade, que pode ser causada pelo tratamento. Mas um médico brasileiro desenvolveu uma técnica que reduz esse risco.

Tenha um ótimo dia!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.