Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Ferrogrão é adiada novamente

Lula e Campos Neto devem ter novo embate. Setor elétrico vive insegurança. A disputa eleitoral em SP

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, quer a autonomia financeira da instituição. O PT é contra (Foto: Kelly Fersan/MF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A relação entre o governo Lula e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deve se deteriorar novamente. O motivo é a proposta de emenda à Constituição que prevê a autonomia financeira do BC. Leia mais sobre o texto.

Corrida eleitoral. Pesquisa do Datafolha divulgada ontem mostrou Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de São Paulo. Veja os números.

Insegurança. O governo federal promete uma reestruturação no setor elétrico desde o ano passado. No entanto, após declarações e ameaças veladas de Lula e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o país segue sem saber qual é a proposta da gestão petista.

Política, Economia e Mundo

Infraestrutura na Amazônia. Após ser pressionado por indígenas, o governo federal adiou mais uma vez o projeto da Ferrogrão. Se sair do papel, a ferrovia de 933 km ligará o Porto de Miritituba (PA) a Sinop (MT).

Lula joga contra o governo. A decisão do Conselho Administrativo da Petrobras de reter dividendos extraordinários da empresa fará com que a União não receba até R$ 16 bilhões. Com isso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá mais dificuldades para atingir a meta de zerar o déficit primário em 2024. O próprio presidente Lula, no entanto, teria orientado os indicados do governo no Conselho a votarem contra a distribuição dos recursos. Leia mais.

Giro pelo mundo. Ausente de compromissos públicos há quase dois meses, a princesa de Gales, Kate Middleton, admitiu que uma foto de família divulgada no domingo foi manipulada. Em Portugal, a direita venceu as eleições parlamentares, mas deve buscar um acordo para conseguir governar.

Opinião da Gazeta

O dono da Vale. No fim de fevereiro, Lula mostrou toda a sua contrariedade com o fato de o comando da mineradora Vale fazer aquilo que se espera de todo executivo: tomar as decisões de mercado que sejam consideradas as melhores para a empresa. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O próximo CEO da Vale, para sobreviver, precisará alinhar a mineradora ao “pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro”, e não à estratégia que a empresa seguiria se estivesse totalmente livre da ingerência do Planalto.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Reconhecimento facial. Por semelhança no contorno da orelha, laudo é usado para incriminar preso do 8/1

Ministro da Casa Civil. Rui Costa diz que serviço público precisa de uma “fungada no cangote” para ter agilidade

Congresso. Governistas querem reabrir investigações da CPI da Covid com o novo PGR

Marcus Santos. Brasileiro é eleito deputado em Portugal por partido que queria proibir entrada de Lula

Colunas e artigos

Moro fala sobre a Lava Jato. A Operação Lava Jato foi deflagrada há dez anos, em 17 de março de 2014. O senador Sergio Moro analisa o legado da operação em sua coluna na Gazeta.

J.R. Guzzo comenta as declarações desastrosas de Lula.

Rodrigo Constantino fala sobre o resultado das eleições em Portugal.

Para inspirar e alegrar

O barato que sai caro. Na hora de reformar ou construir um imóvel, os brasileiros tendem a deixar a contratação de um arquiteto de fora do orçamento. Investir em um projeto, porém, pode evitar muita dor de cabeça. Saiba mais.

Tenha um ótimo dia!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.