Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Café vira alvo de criminosos

Lula apela a pré-sal para cobrir rombo. O plano da direita para o Senado. Brasileiros podem ter que deixar Portugal

Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Siveira: governo quer antecipar receitas do pré-sal para tapar buraco nas contas públicas.
Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Siveira: governo quer antecipar receitas do pré-sal para tapar buraco nas contas públicas. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Cada vez mais pressionado, o governo Lula tem se desdobrado em busca de soluções para reduzir o déficit fiscal. A tentativa mais recente é antecipar a venda da sua parte da produção de petróleo nas áreas do pré-sal que ainda não têm contratos de exploração. A estimativa com isso é arrecadar entre R$ 15 bilhões e R$ 37 bilhões. Mas essa proposta tem seus riscos.

Cerceamento da defesa. Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus no inquérito do golpe têm apontado violações ao direito à ampla defesa e ao contraditório.

Avanço conservador. O presidente Lula e ministros do STF já demonstram preocupação com a perspectiva de o Senado ter maioria conservadora em 2027. Entenda o que causa esse temor.

Política, Economia e Mundo

A política de drogas de Lula. Sob a gestão Lula, o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) conta com entidades defensoras da flexibilização do uso de drogas. Conheça o perfil dessas organizações.

Café na mira dos criminosos. A disparada no preço do café reacende o sinal de alerta no campo. Agricultores denunciam ações de criminosos que invadem plantações e levam a produção cafeeira.

Giro pelo mundo. Autoridades de Portugal devem notificar mais de 5 mil brasileiros para deixar o país. A escalada da guerra na Ucrânia em meio a negociações deixou Donald Trump na berlinda.

Opinião da Gazeta

O fantasma do antissemitismo. Dois atentados recentes mostram que o antissemitismo não é uma lembrança do passado – ele está vivo. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O que ultrapassa todos os limites da legitimidade é a desumanização e o desprezo, bem como a violência sob qualquer forma, baseados na origem nacional ou pertencimento étnico de um povo – o abjeto racismo em sua essência.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Eleições 2026. Presidenciável, Ratinho Junior prepara sucessão ao governo do Paraná

Evento no Brasil. Congresso foca em regulação da IA e evita debate sobre substituição do dólar em fórum dos Brics

Dado positivo. Sob governo Milei, 1,7 milhão de crianças da Argentina saíram da pobreza, diz Unicef

Saúde. Como o excesso do uso de telas afeta sono, visão e convivência?

Colunas e artigos

Desafios de um país dividido. Como manter de pé um Brasil que se encontra cada vez mais dividido? O artigo de Diego Nogueira discute os possíveis caminhos.

Sergio Moro analisa o governo do improviso e suas derrotas.

J.R. Guzzo mostra que proteção a crianças é só desculpa para regime Lula-STF censurar redes.

Para inspirar e alegrar

O engenheiro que salvou milhares de bebês. O engenheiro Pablo Sánchez Bergasa será premiado por um projeto de impacto global: incubadoras de baixo custo que estão ajudando milhares de bebês prematuros a sobreviver.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.