
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Um dia após o julgamento de Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado, a PGR pediu o fim do inquérito contra o ex-presidente, por suposta fraude em cartões de vacinação na época da pandemia de Covid-19. Paulo Gonet informou que não há elementos que justifiquem a responsabilização de Bolsonaro. Veja o que mais diz o parecer enviado ao STF.
Julgamento de Bolsonaro. Três dos cinco ministros do STF defenderam durante o julgamento de Bolsonaro, uma tese jurídica de que a multidão que praticou atos de vandalismo no dia 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes, estava armada e disposta a dar um golpe. As alegações dos ministros, no entanto, são contestadas por especialistas.
Liberdade de imprensa. Com a tese sobre quando os veículos de imprensa devem ser responsabilizados por publicar declarações de entrevistados com calúnias, o STF abre uma brecha para a censura. Mesmo que a decisão traga alguns avanços, ainda é preocupante do ponto de vista da liberdade de imprensa e expressão.
Política, Economia e Mundo
Indicação de Lula
Guido Mantega foi indicado nesta quinta-feira (27), por Lula, para o Conselho Fiscal da Eletrobras. Essa não é a primeira vez que Lula tenta emplacar Mantega em algum cargo importante: anteriormente ele foi indicado para a Vale e depois para a Braskem.
Demarcação de terras
Grupos de pelo menos 13 etnias indígenas têm exposto seu posicionamento favorável à lei do marco temporal (Lei 14.701/2023). Eles mostram que não há consenso entre os próprios indígenas sobre o tema, e esse posicionamento irrita ativistas.
Sanções a Moraes
Rich McCormick, da Geórgia, e María Elvira Salazar, da Flórida, são os congressistas republicanos dos Estados Unidos que enviaram uma carta a Trump solicitando sanções a Alexandre de Moraes. Saiba mais sobre quem são esses dois deputados.
Opinião da Gazeta
Bolsonaro réu e o fim do devido processo legal. A Gazeta do Povo, em várias ocasiões, já apontou fraquezas na maneira como o suposto golpe de Estado vem sendo investigado – preocupa-nos especialmente a possibilidade de criminalização de atos de cogitação e preparação, que a lei penal brasileira não pune. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Ao apresentar vídeo que não estava nos autos, Alexandre de Moraes se portou como assistente de acusação, e não como o julgador imparcial que todo magistrado deveria ser
O que mais você precisa saber hoje
Margem equatorial. ONU cede e Brasil ganha uma “Alemanha” de área marítima para explorar
Achado em Frankfurt. Descoberta enigmática do século III pode desvendar onda cristã na Europa
Primeira-dama. Em Paris, Janja participa de cúpula sobre nutrição e almoça com Brigitte Macron
Fake news da esquerda. Débora Rodrigues não recusou acordo que evitaria prisão
Colunas e artigos
Prescrição de medicamentos por farmacêuticos no Brasil virou batalha jurídica. A Resolução CFF 2/2025 que entrará em vigor em abril de 2025, permitirá que farmacêuticos façam a prescrição de remédios, incluindo aqueles aprovados pela Anvisa, com venda somente sob prescrição médica. Leia o artigo da advogada Claudia de Lucca Mano.
Deltan Dallagnol comenta o julgamento da denúncia contra Bolsonaro pela suposta trama golpista, chamando de show de horrores de Alexandre de Moraes.
J.R. Guzzo avalia que tornar Bolsonaro réu é um dos momentos mais baixos da história judicial do Brasil.
Para inspirar e alegrar
Cinco filmes disponíveis no streaming que mostram o lado b do jornalismo. Todas as escolhas contribuem para dar um panorama das agruras enfrentadas por quem se dedica às notícias, seja em mídia impressa ou televisiva. Confira a lista de filmes preparada por nossa editoria de Cultura.



