• Carregando...
Membros do governo de São Paulo exibem a caixa da vacina Coronavac, do Butantan
Membros do governo de São Paulo exibem a caixa da vacina Coronavac, do Butantan| Foto: Flickr/Governo de São Paulo

Para começar esse resumo de notícias. Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello informou que está fechando a compra de todo o lote da vacina Coronavac a ser produzido pelo Butantan, de até 100 milhões de doses. O contrato dispensa licitação e custará R$ 2,6 bilhões. O imunizante contra Covid-19 é produzido em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e São Paulo já dispõe de 10,8 milhões de doses compradas prontas da China.

Uso emergencial. Durante a apresentação de detalhes sobre a eficácia do imunizante (leia a reportagem de Camila Abrão), o Butantan informou que solicitaria autorização de uso emergencial ainda na quinta (7). Contudo, a Anvisa informou que o pedido não foi submetido. Quando isso ocorrer, a Anvisa ainda terá dez dias para análise. Nenhum laboratório fez essa solicitação até o momento. Mesmo assim, Pazuello pretende iniciar vacinação no Brasil ainda em janeiro.

Mais sobre a Coronavac. Os testes realizados no Brasil tiveram eficácia de 78% contra o novo coronavírus. Os 22% restantes contraíram a doença, mas nenhum teve sintomas graves ou moderados. O médico infectologista Sérgio Cimerman, do Instituto Emílio Ribas, destacou que os efeitos colaterais foram mínimos nos 12.476 voluntários testados em diferentes estados do Brasil. Editora de Saúde, Amanda Milléo explica o que isso tudo significa e como age a vacina do Butantan no corpo humano.

Utilidade pública

200 mil vidas. Também nesta quinta (7), o Brasil ultrapassou o número de 200 mil óbitos por Covid-19, confirmou Pazuello. São quase 8 milhões de casos e 7,1 milhões recuperados. Segundo o Ministério da Saúde, a média de mortes diária nos últimos 14 dias é de aproximadamente 700 pessoas. A Gazeta do Povo apresenta um resumo de como foi o avanço do coronavírus no Brasil até atingir a marca de 200 mil mortes.

Agulhas e seringas. Após Pazuello garantir que o Brasil tem 60 milhões de agulhas e seringas para iniciar a vacinação, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski intimou o ministro da Saúde a apresentar mais informações sobre insumos, com prazo de cinco dias. No Paraná, como mostra reportagem de Marcos Xavier Vicente, a vacinação contra o coronavírus não usará seringas e agulhas reservadas a outras doenças.

Estados Unidos

Após manifestantes a favor de Donald Trump invadirem o Capitólio, na quarta (6), o (ainda) presidente dos Estados Unidos está sendo acusado de incitar o levante, inclusive pelo presidente homologado pelo Congresso, Joe Biden. O Facebook bloqueou a conta de Trump, que, pela primeira vez, reconheceu a vitória de Biden, se disse “indignado” com a violência no Capitólio e prometeu uma transição ordeira.

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, e o líder democrata no Senado americano, Chuck Schumer, pediram a destituição de Trump. O vice-presidente Mike Pence está sendo pressionado a invocar a 25ª emenda à Constituição para forçar a remoção; entenda o que é essa manobra constitucional na explicação da editora de Mundo Helen Mendes.

Diversos líderes mundiais condenaram o caos no Capitólio. Pelo menos cinco pessoas morreram por conta da invasão, quatro até a manhã de quinta (7), mais outra morte confirmada na última noite: a de um policial.

Política e economia

Eleição no Senado. Candidato do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), à presidência do Senado, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) ganhou apoio da segunda maior bancada da Casa, o PSD. Maior sigla do Senado, o MDB ainda não definiu candidato, assim como a oposição. Direto do Congresso, Olavo Soares traz bastidores e as últimas informações sobre a disputa pelo Senado.

Riscos fiscais de 2021. Um relatório produzido pelo Tesouro Nacional aponta alguns dos riscos fiscais da União para 2021. Entre os desafios, estão a dívida pública, a inflação e projetos no Congresso que aumentam repasses para estados e municípios. Fique por dentro desses riscos na reportagem de Giulia Fontes.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Para ler no fim de semana. Separamos algumas leituras exclusivas para assinantes da Gazeta do Povo. A jornalista Maria Clara Vieira apresenta os “cretinos digitais”: por que a Geração Z é a primeira com QI mais baixo que a anterior. Ainda sobre jovens, a doutora em Filosofia Bruna Frascolla mostra que a ideologia de gênero está levando adolescentes a se castrarem. O cronista Paulo Polzonoff relaciona a invasão do Capitólio a um desejo ancestral de vingança mostrado na Bíblia. Sobre o mesmo tema, Madeleine Lacsko fafz uma pergunta ao estilo dormindo com o inimigo: você ama alguém capaz de sair atirando no Capitólio?

Nossa visão

Democracia agredida. Uma das mais sólidas e maduras democracias do mundo teve seu dia de república bananeira, nas palavras do ex-presidente George W. Bush, um republicano. Foram necessárias várias horas para retirar todos os invasores, e só então a sessão teve como prosseguir. Tema para nosso novo editorial: A invasão do Capitólio e a democracia agredida.

Trump havia feito o certo: buscara os caminhos institucionais – no caso, a Justiça norte-americana. Seus aliados no Legislativo fizeram o mesmo na sessão de certificação dos resultados, usando ferramentas previstas na lei para contestar os resultados da Pensilvânia e do Arizona – foi justamente quando os parlamentares debatiam uma dessas objeções que houve a invasão do Capitólio. Com a retomada da sessão, ambas as objeções foram derrubadas pelo voto dos congressistas. A via institucional, no entanto, terminava ali.

Para inspirar

Mulheres no motociclismo. Não há limite de velocidade que impeça Bruna Wladyka de acelerar rumo ao objetivo de reunir mulheres apaixonadas pelo universo do motociclismo. A curitibana é idealizadora do Elas Pilotam, projeto que busca encorajar e visibilizar a presença feminina no universo duas rodas. Leia na reportagem de Stephanie D'Ornelas, de Curitiba, especial para a Gazeta do Povo.

Tenha um ótimo fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]