Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: As grandes empresas e o poder público

Moraes manda investigar Eduardo Bolsonaro. Lula afasta Brasil do “clube dos ricos”. Trump critica Putin

Eduardo Bolsonaro chama Moraes de “psicopata” e diz que não voltará ao Brasil
Eduardo Bolsonaro defende sanções dos Estados Unidos contra Moraes. (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a abertura de inquérito contra o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro. O pedido partiu da Procuradoria-Geral da República (PGR), que alega que Eduardo tenta articular sanções contra autoridades brasileiras com o governo dos EUA. Moraes determinou ainda que a Polícia Federal tome o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Eduardo responde. Em uma entrevista, Eduardo Bolsonaro falou em “atitude mafiosa” de Moraes, disse que sonha em vê-lo fora do STF e ainda criticou Rodrigo Pacheco.

Sanções a Moraes. Em mais depoimentos do inquérito do golpe, ex-auxiliares negaram ação do general Augusto Heleno para infiltrar em campanhas e atacar as urnas eletrônicas.

Política, Economia e Mundo

Grandes empresas e poder público. Na semana passada, o CEO do iFood, Diego Barreto, cantou ao lado do presidente do STF, Luís Roberto Barroso. A cena ilustra como grandes empresas tentam manter proximidade com o poder público no Brasil.

Mais longe do “clube dos ricos”. O aumento no IOF pelo governo Lula anulou a política da gestão de Jair Bolsonaro que buscava zerar a alíquota até 2028. A medida visava ao ingresso do Brasil na OCDE, o “clube dos ricos”.

Giro pelo mundo. Após um ataque massivo contra a Ucrânia, Donald Trump chamou Vladimir Putin de “louco”. Na Venezuela, Nicolás Maduro conseguiu aniquilar o apoio popular à ditadura chavista.

Opinião da Gazeta

A imprensa sob ataque por cumprir seu dever. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou uma jornalista por expor a realidade da remuneração de magistrados. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Punir um jornal por tornar acessível uma informação pública e verídica é abrir um perigoso precedente. É legitimar uma cultura de intimidação contra a imprensa e enfraquecer os mecanismos de controle social sobre o poder.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Governo do Estado. Presença de Tarcísio de Freitas em propaganda do PL de São Paulo indica articulação para 2026

Entrevista. Governo Lula está usando a máquina pública para silenciar adversários, denuncia Marinho

Omissão. AGU pede que STF adote medidas urgentes para responsabilizar redes sociais por notícias falsas

Obra inédita. Por que São Paulo adiou o leilão do túnel imerso Santos-Guarujá na Bolsa de Valores

Colunas e artigos

A fantasia de um mundo sem polícia. Voltou a ganhar corpo nos Estados Unidos um movimento para acabar com a polícia. Artigo de Robert VerBruggen mostra como isso é uma fantasia que não se sustenta.

Paulo Briguet fala de censura e impostos, as obsessões que devoram o Brasil.

Paulo Filho analisa os 600 dias da guerra em Gaza: a vitória militar e o fracasso político.

Para inspirar e alegrar

O mundo das crianças prodígio. Aos dez anos, Alisa Perales já se formou em uma faculdade. Conheça a história dela e de outras que fazem parte do mundo intenso das crianças prodígio.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.