Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Os riscos da resposta ao tarifaço

Moraes mantém risco de prisão a Bolsonaro. PL articula plano para Eduardo. O escândalo que incomoda Trump

Jair Bolsonaro
Ex-presidente está impedido por Moraes de dar declarações que possam ser compartilhadas em redes sociais de terceiros. (Foto: André Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Após receber a manifestação da defesa de Jair Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu manter as medidas cautelares contra o ex-presidente. Apesar de delimitar o alcance da proibição de utilização das redes sociais, a decisão mantém o risco de Bolsonaro ser preso por atos de terceiros. Entenda o que diz o despacho.

Erros de português. Algo que chamou a atenção na decisão de Moraes foi uma série de erros de português contidos no texto.

EUA voltam a atacar. Subsecretário de Diplomacia Pública dos EUA, Darren Beattie acusou Moraes de ser “o coração pulsante” da perseguição e censura contra Bolsonaro.

Silenciado, mas decisivo. Mesmo silenciado, Bolsonaro deverá manter a influência e a articulação política. Veja como ele deve definir os rumos da direita nas próximas eleições.

Política, Economia e Mundo

Um plano para Eduardo. De olho na disputa presidencial de 2026, o PL montou uma operação para tentar salvar os direitos políticos do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro.

Plano contra o tarifaço. O ministro Fernando Haddad disse que a família Bolsonaro precisa “sair do caminho” para negociar com os EUA sobre o tarifaço. Saiba por que o plano do governo tem riscos.

Giro pelo mundo. No Japão, um ex-gerente de supermercado lidera a ascensão da direita nacionalista. E entenda o caso Epstein e a relação de Donald Trump com o acusado de tráfico sexual.

Opinião da Gazeta

Crueldade em nome da “defesa da democracia”. Alexandre de Moraes decidiu que duas septuagenárias doentes, condenadas por participação nos atos de 8 de janeiro, devem voltar para a cadeia. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Não se trata apenas de um abuso jurídico. Enviar para o sistema prisional – cujas condições precárias o próprio Supremo atestou por unanimidade – duas idosas doentes, com residência fixa, é crueldade pura.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Ranking. O aeroporto brasileiro entre os 10 melhores do mundo

Linha férrea. Como a cidade líder de acidentes com trens tenta tirar ferrovia de área urbana

Diagnóstico anunciado. A doença de Trump: o que é a insuficiência venosa crônica e como ela pode ser tratada

Boicote. Dois anos após publicidade com transexual, vendas da Bud Light continuam baixas

Colunas e artigos

Uma nova estratégia na guerra cultural. Na guerra cultural entre direita e esquerda, Hollywood parece ter encontrado um novo caminho. Artigo de James Carafano detalha essa estratégia.

Leonardo Coutinho fala de soberania de fachada e o truque por trás do novo discurso de Lula.

Lúcio Vaz mostra o caso das filhas solteiras do STF com renda de ministro.

Para inspirar e alegrar

O Superman imbatível. Um novo Superman está em cartaz nos cinemas, mas para o nosso editor André Pugliesi, os filmes do herói dos anos 70 e 80 jamais serão superados. E aqui ele explica o porquê.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.