Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: STF discute candidaturas avulsas

Motta intima governo sobre aumento do IOF. Marina Silva fica mais isolada. Justiça restabelece tarifaço de Trump

Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Diante da pressão dos deputados para derrubar o aumento do IOF, o presidente da Câmara, Hugo Motta, usou uma entrevista coletiva para mandar recados ao governo Lula. A cobrança é para que se encontre uma solução rapidamente, caso contrário, pode ser pautado o projeto que suspende o aumento de impostos. Veja o que disse Motta.

Inquérito contra Eduardo. Especialistas avaliam que, como não há jurisdição sobre Eduardo Bolsonaro nos EUA, o inquérito contra ele deve acabar focando no pai, Jair Bolsonaro.

Candidaturas avulsas. O STF começa a discutir se novas lideranças políticas poderão disputar eleições sem estarem vinculadas a partidos políticos. Entenda o que está em julgamento.

Política, Economia e Mundo

Marina Silva (mais) isolada. As críticas à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante audiência no Senado, aumentaram seu isolamento e expuseram contradições do governo na área ambiental.

Governadores focam na segurança. O consórcio que reúne estados do Sul e Sudeste vai intensificar as discussões sobre segurança pública. A ideia é reivindicar autonomia da União para aprovar leis mais rigorosas.

Giro pelo mundo. Menos de 24 horas depois, a Justiça suspendeu a decisão que barrava o tarifaço de Donald Trump. Terminou a passagem de Elon Musk pelo governo, marcada por reformas, economia e combate à agenda woke.

Opinião da Gazeta

Um país de endividados. Entre os inúmeros recordes negativos, o Brasil alcançou mais uma marca histórica: nunca houve tantas empresas e consumidores com contas em atraso. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O país está, hoje, à beira de um sufoco financeiro generalizado. Famílias endividadas, empresas sufocadas e um governo que, ao invés de oferecer alívio, aperta ainda mais o torniquete.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Jogo do Tigrinho. CPI das Bets: quem é o dono do jatinho que levou o senador Ciro Nogueira a Mônaco

Regra do governo. Sindicato poderá “decidir” se comércio abre nos feriados

Ação de Motta. Câmara cria Grupo de Trabalho da reforma administrativa; veja os integrantes

TRE-PR. Clã Boca Aberta: ex-deputado federal, mulher e filho são condenados à inelegibilidade até 2030

Colunas e artigos

Guerra Fria agora é com a China. A Guerra Fria está de volta, mas agora o adversário dos EUA é outro. Daniel Green mostra que a ameaça representada pela China é multifacetada, de longo prazo e agressiva.

Deltan Dallagnol discute como o STF pode prender Eduardo Bolsonaro, mas não condenar.

Francisco Razzo apresenta o dever de toda boa aula: ser chata e entediante.

Para inspirar e alegrar

“Missão Impossível”: do pior ao melhor. No embalo da estreia nos cinemas de “Missão Impossível – O Acerto Final”, fizemos um ranking do pior ao melhor filme da franquia estrelada por Tom Cruise.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.