Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Trump admite negociar

O “mutirão” de perseguição” de Moraes. Senado enterra PEC da Imunidade. PL da Dosimetria pode beneficiar facções

Ministro Alexandre de Moraes foi alvo de denúncias do ex-assessor Eduardo Tagliaferro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Em audiência na Câmara Federal, o perito e ex-assessor do então presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, soltou o verbo. Eduardo Tagliaferro revelou detalhes sobre a práticas orientadas pelo antigo chefe, com monitoramento e derrubada de perfis conservadores nas redes sociais - e ameaça de retirada das plataformas do ar em caso de demora.

Saiba mais sobre o "mutirão de perseguição à direita" revelado aos deputados.

Anistia light. A sinalização de Paulinho da Força (Solidariedade-SP) de que pretende transformar o PL da Anistia em PL da Dosimetria vai beneficiar bandidos. É o que diz a oposição ao avaliar os riscos indiretos da proposta e reforçar a defesa por anistia geral e irrestrita.

E tem mais, a discussão vai demorar. O calendário e as negociações sobre a proposta são impactados desta vez pelas novas sanções dos EUA contra a esposa de Alexandre de Moraes.

Entenda como a inclusão dos Moraes na lei Magnitsky atrasa a discussão.

Opinião da Gazeta

A necessária reação do Congresso aos ataques à imunidade parlamentar. No centro do debate político, a PEC da Imunidade foi enterrada na CCJ do Senado, mas a questão está longe de uma solução. Enquanto era vista por alguns como porta aberta para a impunidade, sua rejeição reforça uma questão essencial: como defender prerrogativas dos parlamentares diante das investidas do Judiciário?

A Constituição já protege as manifestações dos parlamentares, mas os congressistas não têm sabido defender essa prerrogativa tão vital para a democracia.

Leia o editorial na íntegra

Política, economia e mundo

PEC enterrada. Davi Alcolumbre descartou a chance de votação em plenário e arquivou definitivamente a PEC da Imunidade. A proposta havia sido rejeitada mais cedo na CCJ do Senado.

Esposa de "quem". Recém sancionada pela Lei Magnitski, Viviane Barci de Moraes tem currículo modesto apesar dos grandes clientes do escritório que leva o seu nome. A esposa de Alexandre de Moraes herdou o escritório do marido e coleciona na formação apenas graduações em Direito, Publicidade e Marketing.

Giro pelo mundo. Donald Trump continua aberto a negociar as cobranças impostas ao Brasil. É o que revelou um representante do governo norte-americano. Ainda na ONU, Trump pressionou os países da União Europeia. A cobrança é para que deixem de comprar gás e petróleo da Rússia.

O que mais você precisa saber hoje

Isenção para até R$ 5 mil. Comissão do Senado aprova texto alternativo para isenção do Imposto de Renda

PT contra PL da dosimetria. Impasse sobre anistia ameaça votação da isenção do Imposto de Renda na Câmara

Eixo do Mal. Rússia assina acordo com Irã para construção de novas usinas nucleares

Segurança. Deputado cobra providências após vazamento de dados de CACs em sistema do Exército

Artigos e colunas

A lei é capaz de enfrentar o algoritmo? O país respondeu rápido à discussão sobre a adultização, com a criação do ECA Digital. Resta saber se ele será eficiente na prática. Em artigo, André Dantas fala sobre a lei sancionada e os desafios que ela terá que superar.

Paulo Briguet fala sobre 1984, o livro que deixou de ser ficção.

Guilherme Fiuza discute a era dos falsos ideais a partir das manifestações e do jogo político.

Para inspirar e alegrar

Pesquisa brasileira devolve movimentos a pacientes paraplégicos. Um estudo da área de Ciência Biomédicas tem conseguido resultados revolucionários na UFRJ. A pesquisa, dedicada ao tratamento de pacientes com lesão na medula espinhal, ajudou 100% dos participantes a recuperar o controle motor voluntário. Conheça mais sobre o trabalho que devolve o movimento e a esperança aos envolvidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.