• Carregando...
O chargista Paixão está de férias | TV Aparecida / Reprodução YouTube
O chargista Paixão está de férias| Foto: TV Aparecida / Reprodução YouTube

Bom dia!

O quarto debate entre os candidatos à Presidência, ocorrido na TV Aparecida, foi o primeiro com Fernando Haddad, que substituiu Lula na cabeça de chapa do PT. A ausência de Jair Bolsonaro (PSL), que continua hospitalizado, também foi sentida, seja pela falta de abordagem de temas morais, seja pela estratégia que os demais candidatos adotaram de evitar atacá-lo. O debate também foi marcado por omissões importantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em temas de moral e costumes. Entenda essas questões na análise pós-debate que os jornalistas da Gazeta do Povo fizeram.

No geral, os candidatos continuam em compasso de espera por Haddad atingir seu teto de votos no primeiro turno e os votos úteis se decidirem. Faz sentido: a última pesquisa Datafolha deu uma sobrevida às candidaturas de Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), apontando uma polarização ainda não tão forte entre Bolsonaro e Haddad. De acordo com a última sondagem, Bolsonaro lidera com 28% das intenções de voto. Haddad tem 16%, Ciro, 13%, Alckmin, 9% e Marina Silva (Rede), 7%. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Confira os números completos, a metodologia e o registro aqui.

Estratégias

Apostando na polarização, os estrategistas das campanhas de Haddad e Bolsonaro querem atacar onde os adversários são mais fortes: Bolsonaro vai buscar votos no Nordeste e Haddad, no Sul-Sudeste. Os últimos resultados de Ibope e Datafolha também tiveram efeitos fortes na campanha de Ciro e na estratégia de Alckmin: a situação deve ficar embolada até as vésperas da eleição, quando movimentos bruscos de votos úteis podem determinar o resultado para o segundo turno. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, inclusive, divulgou uma carta pedindo sensatez contra um “remendo eleitoral da escolha de um salvador da Pátria ou de um demagogo”.

Paz e amor

Aliás, o candidato do PT está escanteando Marcio Pochmann, economista orgânico do partido, e acenando para nomes mais moderados. A estratégia para suavizar a imagem de Haddad funcionará ou é apenas jogo de cena?

Interferência?

Há meses as redes sociais vêm levantando suspeitas de retirada seletiva de conteúdos, penalizando desproporcionalmente conservadores e liberais. Agora, o MPF-GO representou à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pedindo providências sobre o que considera medidas ilegais. O Podcast Ethos conversou com o procurador responsável pelas investigações e com especialistas sobre o tema. Aproveite os afazeres matinais para escutar.

Muda, Brasil

A educação é um dos temas que mais preocupam os brasileiros e um aspecto central para um projeto de país que queira formar cidadãos éticos para um mundo em transformação. A má qualidade da educação também explica a estagnação da nosso produtividade, que impede o crescimento econômico. Por isso, a Gazeta do Povo preparou um especial com tudo que você precisa saber sobre os temas que dominam o período eleitoral.

Quem é vivo...

Lembra do Delcídio Amaral, senador líder do governo Dilma que foi preso em 2015 e depois cassado? No último dia de prazo, ele registrou sua candidatura, agora no PTC, ao Senado por Mato Grosso do Sul. Mesmo inelegível, Delcídio garante que vai lutar por seus direitos

Ponto morto

O editorial de hoje da Gazeta do Povo comenta a decisão do Copom de manter a taxa de juros e o fato de o comunicado do Comitê repetir vários alertas que já vêm sendo feitos:

É essa percepção de que as reformas podem ser interrompidas, ou até mesmo revertidas, que está paralisando a economia brasileira. A possibilidade de que um populista seja eleito não é desprezível, e por isso os investidores internos e externos adotam uma postura no mínimo cautelosa, isso quando não riscam o Brasil de sua lista de destinos possíveis para investimentos. O fato é que, hoje, nada garante que as reformas serão feitas.

Dim-dim

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Caixa Econômica Federal terá de pagar, a um grupo de trabalhadores, as diferenças de correção monetária sobre saldos de contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em relação ao Plano Collor 2, de 1991. A decisão não se estende automaticamente a outros casos.

Pneuzinho

Agora tá explicado. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “ A barriga protuberante que incomoda nem sempre é sinal de comida a mais e exercício de menos: pode ter relação com a sua postura. A explicação é relativamente simples – jogando o corpo para frente, os músculos da região do abdômen ficam atrofiados e facilitam o acúmulo de pneuzinhos.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

Sucesso na península coreana? Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Ideia. Mr. Trump soltou mais uma das ideias dele: sugeriu a construção de um muro no Saara como solução para a crise migratória na Europa. A ideia foi passada ao ministro das Relações Exteriores, Josep Borell, que a descartou. Um muro no deserto teria mais de 4,8 mil qulômetros e atravessaria 11 países. 

Cada dia pior. A cada dia, a ditadura de Nicolás Maduro consegue se superar. A crise humanitária na Venezuela fez com que a mortalidade infantil recuasse a níveis de 40 anos atrás. E um relatório da Anistia Internacional mostra que a Venezuela usa força com o objetivo de matar a população mais vulnerável

Acordo. O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, concluíram ontem um encontro de três dias. A Coreia do Norte se comprometeu com o desmantelamento de parte de suas instalações nucleares e quer um novo encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Mas, segundo o colunista Filipe Figueiredo, as concessões norte-coreanas devem ser recebidas com ceticismo. Kim quer que Trump reconheça oficialmente a Coreia do Norte e retire armas nucleares da Península Coreana.”

Pedofilia? No último mês, apareceram análises apressadas na internet avaliando que mudanças recentes na legislação penal da França estariam abrindo caminho para a legalização da pedofilia. Mariana Balan explica por que não é bem assim.

Inacreditável. Agulhas estão aparecendo dentro de morangos na Austrália e, com o pânico decorrente disso, centenas de toneladas da fruta estão estragando.

Fé. Uma carta do ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan para seu sogro, que era ateu e estava nos últimos de vida, ficou décadas perdida em um baú. Agora, veio à tona e mostra a profunda e bela fé religiosa do ex-presidente.

Imagem do dia:

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, concluíram ontem um encontro de três diasPyongyang Press CorpsAFP

Paraná

A partir de sábado, nada de cadeia para Beto Richa. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

Mimozinhos. Alvo da Operação Rádio Patrulha, o ex-secretário especial para Assuntos Estratégicos no governo do Paraná, Edson Casagrande, é acusado de ter dado 25 camionetes para a um empresário, então secretário de esportes de Cascavel, para que ele não denunciasse o esquema de propinas. A jornalista Catarina Scortecci conta direitinho essa história. 

Eleições. O colunista João Frey explica o poder de articulação de Ricardo Barros, deputado estadual pelo PP, na campanha eleitoral deste ano: R$ 17 milhões. Já o jornalista Rogério Galindo, do blog Caixa Zero, traz um vídeo em que o presidenciável Alvaro Dias cria polêmica ao chamar o concorrente Jair Bolsonaro de ‘bandido’

Nunca vi, nem ouvi. Ex-diretor do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) do Paraná, Nelson Leal Junior afirmou em delação ao Gaeco que recebeu pressão do ex-governador Beto Richa para colocar em execução o programa Patrulhas do Campo. Segundo investigações do Ministério Público, a licitação do projeto foi fraudada em um esquema de pagamento de propinas para campanha eleitoral de Richa, via caixa 2. Nelson Leal afirmou ainda que sabia do direcionamento da licitação para ‘empresas amigas’ do governo e que nunca presenciou pagamentos de propina, apesar de imaginar que isso acontecesse.

Corrida contra o tempo? Beto Richa pode ser preso novamente? Pelo menos antes da eleição, isso só pode acontecer se os trâmites forem tomados até esta sexta-feira (21). A partir de sábado, o ex-governador está blindado pela legislação eleitoral.”

Futebol. No mundo do esporte, o Coritiba toma uma bela decisão e aposta em uma mulher na narração do futebol na Rádio Coxa. E, mesmo com a torcida única, sete ocorrências com lesão corporal foram registradas na Arena da Baixada desde que a ideia foi implementada. O Ministério Público já tem explicação para isso.

Curitiba

Topa uma aventura diferente neste final de semana? Confira a seleção dos nossos editores:

Agora vai? Fernanda Leitóles (Curitiba) sugere: “Quatorze imóveis públicos de Curitiba receberão nova pintura, principalmente por causa da pichação, a partir de outubro. Trata-se da primeira etapa do projeto de revitalização do Centro Histórico da capital. Saiba mais!” 

Vá de bike. Sharon Abdalla (Haus) recomenda: “No Dia Mundial Sem Carro, celebrado no próximo sábado (22), Curitiba inaugura seu mais novo mural, assinado pelo artista visual Luiz Gustavo Vidal. Formado por 1.250 azulejos, ele ocupa a lateral do Edifício 13 de Maio, na rua de mesmo nome, nº 1.184, no São Francisco.” 

Talento. Marina Fabri (Guia) indica: “‘Um show do Judas Priest é um acontecimento’, diz guitarrista da banda. Em entrevista exclusiva, guitarrista da lendária banda de metal conta por que não esquece o show em Curitiba - eles retornam à cidade em dezembro

Topa? Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Sem planos para o fim de semana? No sábado, turistas poderão fazer uma trilha noturna pelo Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, iluminada pela lua cheia. O pacote, saindo de Curitiba no fim da tarde, inclui ainda uma parada estratégica na Colônia Witmarsum para um café colonial.” 

Um ótimo final de semana a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]