• Carregando...
Preço dos alimentos puxou  para cima a inflação em 2021
Preço dos alimentos puxou para cima a inflação em 2021| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo/Arquivo

2021 fechou com uma inflação anual de 10,06%, a maior desde 2015, segundo IBGE. O resultado foi bem superior ao teto da meta do Banco Central, que era de 5,25%. Para 2022, no Brasil, a mediana das expectativas de mercado é de 5,03%, segundo o relatório Focus do Banco Central. Reportagem de Vandré Kramer mostra três razões pelas quais a inflação pode ser menor neste ano.

Combate à corrupção. Como se não bastassem os retrocessos no combate à corrupção levados a cabo em 2021, Congresso, Judiciário e Executivo poderão, em 2022, avançar com projetos, julgamentos e medidas com potencial de dificultar ainda mais a investigação e a punição de desvios . Mesmo num ano eleitoral, essas ideias ainda permanecem em alta na agenda de Brasília, principalmente porque podem ajudar a blindar os próprios parlamentares.

Preço do Centrão. O presidente Jair Bolsonaro (PL) pode sair candidato à reeleição sem o apoio formal do PP e do Republicanos. Ambos os partidos enfrentam resistências internas para se coligarem com a chapa presidencial. A hipótese de uma federação partidária com o PL é ainda menos provável.

Política, Economia e Utilidade Pública

PGR se manifesta contra ação que pede vacinação infantil obrigatória. A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao STF uma manifestação contra um pedido para tornar obrigatória a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra Covid-19. A ação foi protocolada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM).

Lula pede indenização de R$ 1 milhão a Deltan em ação no STJ. Está previsto para fevereiro um julgamento no STJ no qual o ex-presidente Lula tenta condenar o ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol a indenizá-lo em R$ 1 milhão.

Vozes na Gazeta e podcast

J. R. Guzzo comenta: STF deixa de ser funcional e quem paga a conta somos nós
Thaméa Danelon analisa: Redução no teto da Lei Rouanet é adequada e necessária
Podcast 15 Minutos Quais os impactos da nova onda da pandemia para empresas aéreas e passageiros

Nossa opinião

O Refis dos microempresários e o veto presidencial. O brasileiro já se acostumou a ver, ano após ano, o lançamento de programas governamentais de renegociação de dívidas tributárias. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto e leia o texto completo.

Os microempresários cujos negócios foram prejudicados pela pandemia e que estão genuinamente dispostos a renegociar seus débitos precisam ter a chance de fazê-lo de forma justa e sem dificuldades 

O que mais você precisa saber hoje

Reajuste. Petrobras anuncia aumento nos preços da gasolina e do diesel nesta quarta (12)
América do Sul. Deputado argentino Javier Milei sorteia seu salário pela internet
Chuvas. CSN eleva nível de emergência de barragem em Minas Gerais

Para Inspirar

Descanso é variável importante para melhorar desempenho no treino. Na hora de retornar aos exercícios, não adianta se entupir de atividades ou não dar tempo ao descanso. Isso porque o período entre treinos é fundamental para alcançar bons resultados e evitar lesões. Clique aqui para continuar a ler as dicas.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]