• Carregando...
Tudo pronto em Nova York para a 76ª Assembleia Geral da ONU
Tudo pronto em Nova York para a 76ª Assembleia Geral da ONU| Foto: EFE/EPA/JOHN MINCHILLO/POOL

Para começar este resumo de notícias. Todo mundo vai ficar de olho na abertura da 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça. Como tradição, o presidente Jair Bolsonaro fará o discurso e a expectativa é de que ele traga uma agenda positiva, como a abertura do Brasil para acolher refugiados afegãos. Mas o combate à crise sanitária da pandemia de Covid-19, a retomada do desenvolvimento econômico brasileiro e a preservação do meio ambiente serão o "tripé" do discurso do presidente em Nova York (EUA). Você vai poder acompanhar todos os detalhes na Gazeta do Povo.

Boas notícias no combate à pandemia. Estudo realizado na Suécia mostra que tanto a vacina da Pfizer/BioNTech quanto a vacina da AstraZeneca/Oxford mantêm uma proteção contra as variantes do novo coronavírus mesmo depois de um ano. Os resultados foram divulgados pela Agência Fiocruz de Notícias. Outra boa notícia. A vacina da Pfizer/BioNTech se mostrou segura e induz uma resposta imune robusta nas crianças entre 5 a 11 anos de idade.

Política, Economia e Utilidade Pública

Setembro ferroviário. O governo federal quer fazer deste mês de setembro um marco na transformação do transporte ferroviário no país . Apenas na primeira semana após editar medida provisória (MP) que criou o programa Pro Trilhos, o Ministério da Infraestrutura recebeu 11 pedidos de autorização para construção de novas ferrovias. Com isso, estão previstos R$ 59 bilhões em investimentos privados no modal.

Cerco ao presidente. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou um requerimento para convocar Jair Renan, filho do presidente Jair Bolsonaro, para depor na CPI da Covid. Na justificativa do pedido, Vieira diz que o filho do presidente deve explicar a relação com o suposto lobista Marconny Faria e justificar “ameaças” feitas à CPI.

Atualização. O Brasil registrou mais 203 mortes por Covid-19 e 7.884 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 21.247.667 diagnósticos positivos 590.955 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 141.881.881 com a primeira dose e 80.596.815 com a segunda.

Colunas e podcast

Machismo do bem. A colunista Madeleine Lacsko comenta a polêmica sobre a apologia a agressões contra a deputada Tábata Amaral. Mexeu com uma, mexeu com todas? A resposta é "depende".

Dinheiro segue jorrando. Lúcio Vaz mostra que, embora tenham deixado o comando da agência, militares ainda recebem supersalários de até R$ 84 mil na Apex.

O que vem por aí. O Podcast 15 Minutos analisa o que devemos esperar do discurso de Bolsonaro na ONU, que vai ocorrer nesta terça-feira (21).

Opinião da Gazeta

A autodestruição do governo argentino. A derrota da esquerda nas primárias argentinas colocou o governo em modo autofágico nos últimos dias. Veja a opinião da Gazeta sobre o tema.

Com dois anos de atraso, boa parte dos argentinos percebeu que fora péssima ideia entregar novamente o comando do país àqueles que o haviam destruído anos antes

O que mais você precisa saber hoje

Redes sociais. “Declare sua independência do Big Tech”, diz CEO do Gettr

Covid-19. EUA suspenderão restrições para turistas vacinados a partir de novembro

Crise entre poderes. Sem chance do impeachment de ministros avançar, senadores querem discutir reforma do STF

Senado. Renan Calheiros adia entrega do relatório final da CPI da Covid

Para Inspirar

As lições de uma luta contra o câncer. Cem anos em treze. É assim que a professora aposentada, Marina Luiza Gaspar Wisniewski, fala do filho, Pedrinho. Ele faleceu em 2020, aos 13 anos de idade, após lutar contra a leucemia. A história dele deixou muitas lições e um legado: a criação de um instituto para ajudar as famílias que passam por situações parecidas. Confira na reportagem do Sempre Família.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]