• Carregando...
Coronavírus
Passageiros com máscaras no aeroporto de Guarulhos.| Foto: Nelson Almeida/AFP

Bom dia!

Para começar. Impossível não falar sobre a declaração de pandemia do novo coronavírus, determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar do alarmismo na Bolsa - com queda de 7% - e cinco possíveis impactos na economia brasileira, o Ministério da Saúde garante: não há motivos para pânico. Saiba o que muda na estratégia do Brasil para enfrentar a doença e veja ainda na reportagem de Camila Abrão: 7 medidas inevitáveis no Brasil após a declaração de pandemia de coronavírus

Mais coronavírus. Com mais de 60 casos diagnosticados no Brasil e pacientes confirmados em grandes centros até então “zerados”, como Porto Alegre e Curitiba, os cuidados devem, sim, aumentar. Sabe aquelas recomendações básicas como lavar as mãos, evitar aglomerações e não levar mãos a nariz, olhos e boca? Elas são válidas. Mas não precisa sair correndo comprar máscaras. Editora da Equipe Sempre Família, Amanda Milléo mostra quem deve usar máscaras. E confira ainda as fake news mais compartilhadas, os principais sintomas e os cuidados da família para pacientes que cumprem quarentena em casa.

Confira a página especial da Gazeta do Povo sobre o coronavírus e fique por dentro de sintomas, precauções e as últimas notícias sobre o tema no Brasil e no mundo. 

Mundo

Situação global. Se no Brasil a fronteira com a Venezuela é a maior fonte de preocupação quanto ao vírus, em outros países medidas drásticas foram adotadas. Um exemplo: a Índia suspendeu vistos de estrangeiros. Na Itália apenas serviços essenciais permanecem funcionando. Por lá, foram registradas 196 mortes em um dia e os Estados Unidos confirmaram mais de mil casos, mas com menor letalidade: 31 óbitos.

Impacto econômico. Outro alerta é quanto à situação econômica. Além de bolsas de valores em queda e dólar nas alturas, é bom que empreendedores fiquem alerta: o comércio de serviços enfraqueceu e a situação pode piorar, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC). As perdas na economia mundial podem chegar a US$ 1 trilhão.

Além da pandemia: o mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Editorial. O Brasil diante da pandemia do coronavírus também é tema do novo editorial da Gazeta do Povo. A grande preocupação, em nossa visão, é sobre a preparação do sistema de saúde.

O colapso dos sistemas de saúde é uma possibilidade que não pode ser tratada com ligeireza. A pressão sobre a rede hospitalar já se faz sentir na Itália. Como resultado, situações graves, como ataques cardíacos, estão levando muito mais tempo que o normal para serem processados.

Limites da liberdade. Editora da Gazeta do Povo, a jornalista Cristina Graeml traz à luz um debate: liberdade de expressão, difamação, injúria e calúnia, tudo no mesmo pacote; assista ao vídeo e leia o artigo.

Que haja gente defendendo xingamentos ou acusações públicas, sem provas, apenas para garantir a liberdade de expressão a quem proferiu o xingamento é de uma incongruência sem tamanho.

Para inspirar

Doação de alimentos. Após tantas “notícias pesadas”, que tal fechar com um texto inspirador? Guilherme Grandi mostra que cada vez mais cidades aprovam doação de alimentos pelos restaurantes. Mas há cuidados sanitários, leia na reportagem.

Aproveite seu dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]