
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Tarifas de 25%. É o que o governo dos Estados Unidos anunciou que vai impor a parceiros comerciais do Irã após mais de 500 pessoas terem sido mortas e mais de 10 mil presas desde dezembro, com o início das manifestações no país persa.
A medida deve afetar os dois maiores adversários geopolíticos dos Estados Unidos hoje, a China e a Rússia, mas também o Brasil. Quero saber mais sobre os impactos da sanção imposta por Donald Trump.
Pressão política. Os protestos contra o regime do Irã ganharam força em número e violência neste final de semana segundo observadores de direitos humanos. Os protestos em massa tiveram início há duas semanas devido a problemas econômicos enfrentados pelo país, desafiando os líderes religiosos autoritários. Entenda o que acontece no Irã.
Opinião da Gazeta
Que Alexandre de Moraes odeia ser contrariado é algo que o Brasil inteiro sabe. Desta vez, foi o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran da Silva Gallo, que terá de prestar depoimento à Polícia Federal como se houvesse cometido um crime, quando tudo o que o órgão que preside fez foi exercer suas competências legais.
Jair Bolsonaro, preso nas dependências da PF em Brasília, sofreu uma queda em sua cela. A defesa pediu uma ida ao hospital com urgência, para exames, mas o ministro do STF negou e exigiu um laudo médico. Moraes só autorizou os procedimentos no dia seguinte, com uma demora que poderia ter sido fatal ou agravado um quadro clínico de risco.
Moraes não apenas extrapolou
(mais uma vez) suas competências, interferindo no CFM, como ainda ordenou que o órgão prevaricasse, deixando de apurar denúncias recebidas
Política, economia e mundo
Fraude no Master. Vaivém e reviravoltas marcaram o aprofundamento do escândalo do Master desde a virada do ano. Confira 18 fatos e revelações sobre o caso que apareceram em menos de 15 dias.
Negociações no Parlamento. As articulações no Congresso pela derrubada do veto de Lula ao PL da Dosimetria vai testar a força política da oposição já na volta dos trabalhos em plenário. A votação também poderá medir a capacidade da bancada de manter a votação coesa e reafirmar protagonismo e autonomia em temas sensíveis.
Giro pelo mundo. Após a confirmação do acordo comercial entre UE e Mercosul, a Gazeta responde: por que o Brasil virou peça-chave na geopolítica da Europa?
O que mais você precisa saber hoje
Show business. Porta-vozes do Brasil? O que Wagner Moura, Anitta e Fernanda Torres andam dizendo sobre o país lá fora.
Grupo esquerdista. Relação do PT com Foro de SP engaja oposição e pode pautar eleições de 2026.
Autoexílio. Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes.
Sistema eleitoral. Voto distrital misto: a nova forma de eleger deputados que Motta propõe para 2030.
Artigos e colunas
Mares dos EUA. O colunista Adriano Gianturco escreve sobre Venezuela, Groenlândia e a importância do mar na geopolítica.
Rodrigo Constantino. Irã: efeito Trump?
Paulo Filho. Um mundo em crise e o desafio estratégico do Brasil.
Para inspirar e alegrar
As melhores praias (segundo a ciência). E se um ranking usasse critérios científicos para definir quais as melhores praias das Américas? Pois é isso que fez o Cif Playas. Conheça as cinco mais do país e descubra como a seleção foi feita.



