• Carregando...
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Para começar este resumo de notícias. O plenário do Senado aprovou em segundo turno a PEC da Reforma Eleitoral . Houve modificações em relação texto aprovado pela Câmara em agosto. Entre outros pontos, a proposta de emenda à Constituição aprovada pelos deputados previa a volta das coligações entre os partidos nas eleições para deputado e vereador, o que foi derrubado na CCJ do Senado. Para que as mudanças nas eleições de 2022 sejam aprovadas, a matéria precisa ser promulgada até 2 de outubro.

Vacina para adolescentes liberada. O Ministério da Saúde voltou a liberar a vacinação de adolescentes contra a Covid-19 na noite desta quarta-feira (22). A decisão ocorre quase uma semana após a pasta determinar a suspensão da imunização de jovens sem comorbidades. Agora, o grupo entre 12 e 17 anos com ou sem doenças prévias poderá receber a imunização. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou somente a vacina da Pfizer para esta faixa etária.

Política, Economia e Utilidade Pública

Aumento na Selic. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central subiu a taxa Selic em 1 ponto, de 5,25% para 6,25% ao ano. A decisão já era esperada pelo mercado financeiro. A reunião confirmou a quinta alta consecutiva da taxa básica de juros desde março, e o maior patamar desde julho de 2019. A inflação segue com um dos principais fatores de risco no cenário econômico.

Diretor da Prevent Senior na CPI. O médico Pedro Benedito Batista Júnior, diretor da empresa Prevent Senior, disse que as acusações que foram imputadas contra a companhia são resultado de manipulação de dados, de fraudes e de interpretações equivocadas de conversas que foram retiradas de seus contextos. A fala não convenceu a maior parte dos senadores que integram a CPI da Covid do Senado. Batista passou a integrar a lista das pessoas formalmente investigadas pela CPI.

Atualização. O Brasil registrou mais 876 mortes por Covid-19 e 36.473 novos casos, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 21.283.567 diagnósticos positivos 592.316 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 142.624.422 com a primeira dose e 82.276.982 com a segunda.

Colunas e podcast

Falência à chinesa. O colunista Daniel Lopez fala sobre gigante da China Evergrande, ONU e o Grande Reset.

Em discussão no Congresso. Já a procuradora Thaméa Danelon comenta a inexplicável quarentena eleitoral para policiais, promotores e juízes.

Benefícios. O Podcast 15 Minutos discute o impacto positivo da vacinação contra Covid-19 em adolescentes

Opinião da Gazeta

O acordo dos precatórios e uma solução bem brasileira. O martelo está praticamente batido para que o governo resolva, de uma forma tipicamente brasileira, o impasse criado pela necessidade de pagar quase R$ 90 bilhões em precatórios em 2022, obrigação que inviabilizaria gastos como o Auxílio Brasil, o programa social que Jair Bolsonaro lançou para substituir o Bolsa Família: empurrar o problema para a frente.

Os precatórios não cabem integralmente no orçamento da União porque o Estado gasta demais, gasta mal, enxerga-se como um fim em si mesmo e não demonstra a menor disposição em reverter seus maus hábitos

O que mais você precisa saber hoje

Descoberta. Alteração em duas enzimas pode indicar risco de morte por Covid-19

Presidente. Bolsonaro cancela viagem ao Paraná após recomendação de quarentena pela Anvisa

Eleições 2022. Como reforma tributária pode alavancar pré-candidatura de Rodrigo Pacheco à Presidência

Vacinas. Biden anunciará doação dos EUA de 500 milhões de doses de vacina da Pfizer

Para Inspirar

Uma história de persistência e amor à profissão. Quatro de setembro de 2021, 14 horas. Esse foi o momento em que a maquiadora Mary Cristina dos Santos Siqueira retomou sua fonte principal de renda: preparar uma noiva e as madrinhas para a grande festa. A microempreendedora amargou quase 18 meses de ostracismo. Confira esta história na série especial O Brasil que inspira.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]