Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: A nova crise da família real britânica

PF retoma autonomia no caso Master. Desfile pode custar caro para Lula. Presidenciáveis frustram Kassab

André Mendonça disse que uso sons e imagens que remetam à disputa eleitoral pode configurar "violação à paridade de armas e confusão entre o que é artístico e o que é propaganda eleitoral vedada" em votação de ação contra samba-enredo que homenageia Lula em desfile no Rio
André Mendonça devolveu autonomia à Polícia Federal para periciar dispositivos. (Foto: Luiz Roberto/TSE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Atendendo a um pedido da Polícia Federal, que reivindicava mais autonomia, o ministro André Mendonça, do STF, autorizou a realização de diligências para periciar 100 dispositivos recolhidos até o momento. A decisão derruba limitações impostas pelo antigo relator, Dias Toffoli, mas mantém sigilo para os autos. Confira os detalhes da decisão.

Sorteios no STF. Você sabe como é feito o sorteio para distribuição de processos no STF? Seu funcionamento ainda levanta dúvidas e causa polêmicas.

Nova apuração. Nas investigações sobre o aporte da Amapá Previdência, está sob apuração se um aliado de Davi Alcolumbre foi pressionado a fazer investimento no Master.

Oposição empenhada. A oposição intensificou a ofensiva para ampliar as investigações sobre o Banco Master. O movimento inclui criação de CPMI e pedido de impeachment. Saiba mais.

Política, Economia e Mundo

Da festa à dor de cabeça. O que era festa virou dor de cabeça. Além do rebaixamento da escola Acadêmicos de Niterói, o desfile que homenageou Lula pode trazer problemas com a Justiça Eleitoral.

Presidenciáveis de Kassab em baixa. De olho em uma área estratégica para sua campanha, Tarcísio de Freitas trocou a cúpula da segurança. No PSD de Gilberto Kassab, o trio de presidenciáveis não decola nas pesquisas.

Giro pelo mundo. O assassinato de um ativista de direita por esquerdistas deflagrou tensões entre França e Itália. No Reino Unido, o caso Epstein gera uma crise sem precedentes na família real.

Opinião da Gazeta

Fitch expõe a irresponsabilidade fiscal de Lula. A Fitch, agência de classificação de risco, alertou que o Brasil tem uma “posição fiscal fraca”. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Embora reconheça a existência de dificuldades para um ajuste fiscal independentemente do vencedor de outubro, a agência de classificação de risco indica que as reformas seriam mais prováveis caso a direita triunfe. Uma avaliação totalmente previsível.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Facções criminosas. Enquanto Comando Vermelho mira expansão e domínio de território, PCC investe na internacionalização

Mounjaro e Zepbound. Quebra de patente de canetas emagrecedoras ameaça chegada de novos medicamentos ao Brasil

Proteína animal. As partes inusitadas do boi que o Brasil está vendendo para os asiáticos

Perseguição seletiva a cristãos. Criticar religiões africanas não é racismo

Colunas e artigos

Da potência à estagnação. A Califórnia já foi uma potência global na agricultura, entretenimento e tecnologia. Mas, como mostra o artigo de Mark Moses, políticas modernas levaram o estado à estagnação.

Lúcio Vaz mostra que penduricalhos bilionários do Judiciário são esquecidos por Flávio Dino.

Flávio Gordon fala do carnaval 2026 e o curioso desfile dos putrefadores.

Para inspirar e alegrar

A maior festa de Páscoa do Brasil. Passado o carnaval, começam os preparativos para a Páscoa. A principal celebração dessa data no Brasil está em Santa Catarina e ostenta o maior ovo decorado do mundo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.