Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: STF discute Marco Civil da Internet

PF diz que Bolsonaro planejou golpe. Governadores se unem contra PEC de Lula. Aprovado cessar-fogo no Líbano

bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro Braga Netto, indiciados pela PF. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, derrubou o sigilo do inquérito que levou ao indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas. De acordo com o relatório da Polícia Federal, Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos que visavam consumar um golpe de Estado após a eleição presidencial de 2022. Veja o que diz o inquérito.

Pressão e saída do país. Entre os apontamentos da PF no relatório estão os de que o general Braga Netto teria pressionado comandantes e que Bolsonaro saiu do país para evitar a prisão.

Pós-golpe. Ainda segundo a PF, o plano previa que, após o suposto golpe, seria instituído um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise”, um órgão que comandaria o país.

Política, Economia e Mundo

STF x liberdade de expressão. O STF começa a julgar nesta quarta (27) três ações relacionadas ao Marco Civil da Internet. A depender do resultado, pode ser o golpe final contra a liberdade de expressão nas redes sociais.

Unidos contra a PEC de Lula. Reunidos no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), governadores das duas regiões pretendem trabalhar contra a PEC do governo Lula para a segurança pública.

Giro pelo mundo. O governo de Israel aprovou um acordo de cessar-fogo com o Hezbollah no Líbano. Na Rússia, Vladimir Putin planeja enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para o conflito com a Ucrânia.

Opinião da Gazeta

O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão. Tudo indica que, com o julgamento no STF sobre o Marco Civil, a liberdade de expressão no Brasil sairá gravemente prejudicada. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Seja por meio da “polícia de pensamento” criada pelo TSE e que pode ser institucionalizada agora pelo STF, seja por uma solução menos drástica, é inegável que qualquer mudança feita pelo STF representará uma institucionalização do fim da liberdade de expressão no Brasil.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Senado. Oposição recebe atas da Venezuela que apontam derrota de Maduro

Contenção de gastos. Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP

Inquérito no STF. Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara

Luz azul e sono. Tempo de tela pode estar por trás da puberdade precoce nas crianças

Colunas e artigos

Receita conservadora de sucesso na educação. Artigo de Ana Zarzalejos Vicens mostra como a diretora de escola “mais rigorosa” do Reino Unido obteve sucesso ao resgatar valores tradicionais e ir na contramão do progressismo.

Luciano Trigo fala da Loucademia do golpe.

Guilherme Macalossi analisa as razões da inconformidade da elite progressista com o pobre de direita.

Para inspirar e alegrar

Uma possível revolução para tetraplégicos. A Neuralink, empresa de Elon Musk, anunciou que vai testar implantes cerebrais em pacientes com perda de movimentos, para que possam controlar um braço robótico por pensamento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.