• Carregando...
Indústria teve o maior crescimento no PIB do segundo trimestre.
Indústria teve o maior crescimento no PIB do segundo trimestre.| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

A economia brasileira segue em ritmo de crescimento. O IBGE anunciou nesta quinta-feira (1º) o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre. O crescimento foi de 1,2% em relação aos três primeiros meses do ano, chegando assim ao quarto movimento de alta consecutivo. E mais: na comparação com outros 24 países, entre eles as maiores economias globais, o Brasil tem o quinto maior crescimento. Entenda o que motivou mais um resultado positivo.

Nova redução na gasolina. A Petrobras anunciou uma nova redução no preço da gasolina para as distribuidoras a partir desta sexta-feira (2), a quarta nos últimos dois meses. Veja de quanto será a queda.

Fim do teto de gastos? Instituído em 2016, durante o governo de Michel Temer (MDB), o teto de gastos públicos, principal âncora fiscal do país, parece estar com os dias contados. Veja como os principais candidatos à Presidência planejam acabar com o dispositivo.

Política, Economia e Mundo

Campanha presidencial. O TSE barrou a candidatura de Roberto Jefferson à Presidência pelo PTB. No lugar, o partido anunciou uma chapa com um padre e um pastor. Já a campanha do ex-presidente Lula (PT) decidiu repensar estratégias. Saiba o que muda. Veja ainda os números da nova pesquisa Datafolha.

Sem celular na votação. Já estava definido que o eleitor não poderá estar de posse do celular na cabine de votação. Agora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que, caso o eleitor se recuse a deixar o aparelho com o mesário, será impedido de votar.

Giro pelo mundo. Um brasileiro foi preso em Buenos Aires ao tentar atirar na vice-presidente argentina Cristina Kirchner. Entenda os motivos pelos quais a China odeia Mikhail Gorbachev e estuda seu governo até hoje.

Opinião da Gazeta

PIB continua avançando. Depois de um primeiro trimestre ainda marcado por ondas fortes de contágio da Covid-19, a normalização da atividade econômica mostrou que a indústria e os serviços estão ganhando força. Os dois setores foram os “puxadores” do crescimento de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste segundo trimestre. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O resultado é animador, pois vem sobre uma base de comparação que já não é tão deprimida quanto as de tempos atrás, quando os efeitos da pandemia e das medidas restritivas ainda eram intensos, e avanços significativos acabavam não passando de um retorno a patamares anteriores ao caos econômico.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Pessoa física. Quem são os principais financiadores de campanhas até agora e para quem doaram

Covid-19. Universidades públicas continuam a perseguir quem não tomou todas as doses da vacina

Manifestações. Secretaria do DF detalha esquema de segurança para o dia 7 de setembro em Brasília

Entrevista. “A democracia morre nas sombras”: como a ditadura chinesa acabou com o jornal mais popular de Hong Kong

Colunas e artigos

A ruína do Estado Democrático de Direito. O advogado Murilo Varasquim faz parte da equipe jurídica que defende o empresário Luciano Hang, acusado de planejar um suposto “golpe contra a democracia”. Em entrevista a Cristina Graeml, ele fala sobre como o Estado Democrático de Direito está ruindo.

J.R. Guzzo mostra como o desprezo de Alexandre de Moraes pelo Ministério Público é cada vez mais evidente.

Leonardo Coutinho explica por que a alegação de Lula de que seu governo foi o que mais preservou a Amazônia é puro mito.

Para inspirar

Entre o remoto e o presencial. Após as mudanças causadas pela pandemia, o modelo híbrido — que não abandona o digital, mas considera o presencial — parece ser a preferência de muitos trabalhadores. Nesse cenário, veja como os escritórios se tornaram trunfo para as empresas.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]