Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Os perigos de reduzir a jornada

Populismo de Lula segura inflação. Incerteza no caso Débora Rodrigues. Conclave: o que você precisa saber

lula, ministro, reforma, troca, mulheres, cida, márcia
Lula tem adotado medidas populistas no intuito de agradar eleitores. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

De um lado, aumento nos juros para tentar controlar a inflação. Do outro, medidas populistas visando conquistar eleitores. Assim tem sido o cabo de guerra econômico entre o Banco Central e o presidente Lula. Entenda por que isso funciona como estímulo à alta de preços para o consumidor.

Crise no agro gaúcho. Afetado por uma das crises mais severas da história recente, o agronegócio gaúcho pressiona o governo federal e ameaça paralisar as atividades.

Redução da jornada. Quatro propostas para redução da jornada de trabalho tramitam atualmente no Congresso. Saiba como possíveis mudanças ameaçam o emprego e o PIB.

Política, Economia e Mundo

Caso Débora Rodrigues. Com a maioria de votos na Primeira Turma do STF pela condenação a 14 anos de prisão, o futuro da cabeleireira Débora Rodrigues é incerto. Entenda o que pode acontecer.

O conclave está chegando. Começa na quarta (7) o conclave que vai eleger o próximo papa. Aqui trazemos seis grandes questões sobre o evento. E você já está seguindo o nosso Diário do Conclave? Clique e receba relatos diretamente do Vaticano.

Giro pelo mundo. O presidente argentino Javier Milei está tentando aprovar a redução da maioridade penal para 14 anos. Conheça a “universidade” de Nicolás Maduro que forma influencers para espalhar mentiras.

Opinião da Gazeta

O Brasil que não aprende. O Indicador de Alfabetismo Funcional, divulgado nesta segunda (5), mostrou que o Brasil ainda pode ser chamado de um país de analfabetos. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Sem uma educação de fato qualificada, universal e baseada em evidências, capaz de formar brasileiros plenamente capazes de ler, escrever, interpretar e pensar e não apenas analfabetos funcionais, o Brasil continuará preso à retórica do “país do futuro”, eternamente adiado.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Lista. Bolsonaro “na vala” e “no inferno”: a escalada da violência retórica da esquerda

Eleiçõe 2026. Pré-candidatos da direita intensificam campanha pelo Senado com aval de Bolsonaro

Levantamento do Inaf. Quase 30% dos brasileiros são analfabetos funcionais, aponta estudo

Calendário. Quais são os próximos feriados de 2025? Tem algum prolongado?

Colunas e artigos

Quando o Judiciário é um peso morto. É perigoso quando o Judiciário passa a legislar, governar e punir. Artigo de Gregório Rabelo discute quando a Justiça se torna um peso morto à democracia.

Paulo Briguet faz um paralelo entre Stálin e a Bahia: Jerônimo Rodrigues e a morte de Bolsonaro.

J.R. Guzzo fala do golpe no INSS e como roubar dos velhinhos é desculpável quando o governo é do PT.

Para inspirar e alegrar

Um novo destino para o papamóvel. Um dos últimos veículos a transportar o papa Francisco, o conhecido “papamóvel”, vai ganhar uma função nobre. Saiba qual foi um dos últimos desejos do pontífice.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros