• Carregando...
 | /
| Foto: /

Enquanto Bolsonaro segue no hospital, e agora inclusive com pneumonia, o ministro da Justiça, Sergio Moro, e o da Economia, Paulo Guedes, estão no comando. Pelo menos aparentemente, já que são os destaques da semana.

O fato é que o projeto anticrime de Sergio Moro continua em voga. Muito do que lá está foi importado dos Estados Unidos. A correspondente Kelli Kadanus constatou diversas inspirações do projeto de Moro na Justiça Norte Americana: tem CSI, informante do bem e um toque de tempero italiano.

Outro com um pé nos EUA é Paulo Guedes. Mestre doutor pela Universidade de Chicago, o ministro indicou que a nascente Carteira de Trabalho Verde e Amarela virá depois da reforma da Previdência. Sobre o tema, o vice-presidente, Hamilton Mourão, assoprou e ouviu pessoalmente as reclamações da CUT.

Na opinião desta Gazeta, Guedes está no caminho certo, já que este início de mandato é o melhor momento para que o governo leve a proposta ao Congresso. De tudo o que se sabe até agora:

“A proposta – ainda sem o aval do presidente Jair Bolsonaro, que segue hospitalizado – tem vários méritos e alguns trechos mais duros, que parecem feitos sob medida para acabarem suavizados durante a tramitação, sem que isso torne a reforma inócua em seu propósito de ajustar as contas públicas”

Em outra linha de frente, o destemido Lúcio Vaz mostra a insustentável previdência militar: eles não contribuem para suas aposentadorias, como fazem outros servidores públicos e os trabalhadores comuns.

O correspondente Renan Barbosa também trabalhou pesado. Com a abertura do Congresso, mais de 500 propostas de projetos de lei foram protocoladas em apenas dois elas. E nosso repórter separou o joio do trigo e separou 8 projetos valem atenção especial e vão dar o que falar. Na lista está o novo “Escola sem Partido”, que permite que aluno grave o professor.

Por falar em educação, o ministro da pasta “está causando”. A oposição quer que Ricardo Vélez Rodríguez se retrate por ter dito que “brasileiro viajando é canibal”.

Outra notícia interessante vem do universo de automóveis. O governo de Jair Bolsonaro estuda utilizar o drogômetro, um aparelho similar ao bafômetro que seria capaz de identificar motoristas sob efeito de drogas entorpecentes, como maconha, cocaína, ecstasy, anfetamina, entre outros.

Conexão Brasília-Curitiba

Em uma tabelinha entre Curitiba e Brasília, Catarina Scortecci apresenta a manifestação de apoio do Paraná ao pedido de autorização para cortar o salário de servidores públicos nos estados. O governo paranaense saiu pela tangente: disse à Gazeta do Povo que não precisa mexer nos vencimentos dos seus funcionários.

Também no estado paranaense, tem gente que ficou sem mandato, mas ganhou cargos no governo. Quatro ex-deputados estaduais, três deles derrotados nas urnas em 2018, foram nomeados para funções na gestão Ratinho Junior. Saiba mais na matéria de Cristina Seciuk e veja também na reportagem de Giulia Fontes como governo estadual quer fazer as Parcerias Púbico-Privadas (PPPs) - que nunca vingaram no estado. A meta é reverter esse histórico.

O judiciário paranaense, de novo, acaba sendo notícia nacional. O julgamento de apelação do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, condenado por duas mortes em um acidente de trânsito ocorrido em 2009, começou em dezembro, mas só terminou nesta quinta-feira (7). A decisão do tribunal já evitava que ele fosse para a prisão, mas havia ficado pendente o tempo da punição. Foi o que se definiu agora. A repórter Katia Brembatti conta os detalhes.

Imagem do dia

Uma árvore caída rompeu uma parte de um canal na Gávea, Rio de Janeiro, depois de uma chuva torrencial e fortes ventos na quarta-feira (6).CARL DE SOUZA/AFP

Pelo mundo...

Se por um lado os EUA inspiram Moro, o presidente norte-americano não anda nada inspirado. Trump não confirmou reunião de negócios com a China e, como consequência, derrubou as bolsas – incluindo a brasileira. Mas convenhamos, o Brasil até que tem feito o dever de casa e, em parceria com Israel busca solução para praga que dá prejuízo de R$ 16 bilhões por ano à agricultura brasileira.

E não bastasse o problema com a China, Trump está enredado com investigações de promotores em várias frentes, que envolvem a sua campanha presidencial, o seu comitê de posse, a Organização Trump, a sua “universidade”. Conheça sete dessas investigações e o tamanho do problema que cada uma representa. Resta saber o que vai ficar para história...

E por falar em história, essa é daquelas tristes, mas indispensáveis para entender o mundo contemporâneo. Já ouviu falar no Holocausto Esquecido da África? Maurício Brum revela como a Bélgica decepou mãos, braços e matou mais de 15 milhões no Congo.

Conhecer esses casos é uma maneira de não cair no mesmo erro. Mas quem parece não ter medo da dimensão que um conflito pode gerar é Nicolás Maduro. O jornalista especializado em América Latina e defesa Leonardo Coutinho analisa a possibilidade do cenário de uma guerra civil na Venezuela, que se desenha nessa fase crítica do chavismo.

O risco é real e pode trazer consequências para o Brasil. E para buscar uma solução pacífica para a Venezuela, um grupo de países europeus e latino-americanos se reuniu em Montevidéu nesta quinta. Na capital uruguaia, o Grupo Internacional de Contato sobre a Venezuela discutiu formas de estabelecer um diálogo entre governo e oposição.

Saúde pessoal e financeira

Dois casos de febre amarela foram confirmados na Região Metropolitana de Curitiba. Somados ao de Antonina, três já foram registrados no Paraná. Saiba quem deve tomar a vacina: provavelmente, você ou alguém da sua família está na lista.

Por falar em saúde, quanto você está disposto a pagar para retardar o envelhecimento e a morte? R$ 5 milhões é o valor pedido pela casa experimental que estimula o sistema imunológico, prometendo tal feito.

Que o ar-condicionado é um dos vilões de quem tem problema na garganta, todo mundo sabe. Mas ele não precisa doer tanto na sua conta de energia. Entenda: na temperatura correta, é possível se refrescar nos dias quentes sem levar o consumo às alturas. Pode ser uma boa pedida, já que comparado com outros países, o brasileiro é pouco endividado, mas paga mais juros e taxas.

Chega mais, fim de semana!

É hora de curtir, mas com cuidado. Escorpiões foram encontrados em duas cidades na região de Curitiba e os moradores estão alerta: “Eles aparecem nas frestas, entram por debaixo das portas e sobem pelas paredes”, disse uma microempresária à reportagem.

Se você, assim como eu, é morador da capital paranaense e busca um evento para ir, prepare-se: o Guia Gazeta do Povo + Clube fez um roteiro com opções que vão de pizza de graça até duas festas da uva. Tem também uma opção que nem todo curitibano conhece, mas a rede de lanchonetes Kharina é uma história digna de McDonalds. Guilherme Grandi explica por quê.

Uma opção para ir nesses lugares todos, claro, é o famoso “busão”. Digamos que conforto nunca foi o forte desses veículos, mas teria gente dando pulos de alegria se uma promessa antiga fosse cumprida: o wi-fi nas estações-tubo ainda não saiu do papel. Cecília Tümler explica o que falta para que o wi-fi se torne realidade no transporte da capital.

Tenha uma ótima sexta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]