• Carregando...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas para prevenção e tratamento contra a varíola dos macacos. A medida tem caráter excepcional e temporário, e passou por unanimidade na agência regulatória. A norma levou em conta a situação de emergência de saúde pública de importância internacional declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os pedidos de dispensa de registro que forem feitos à Anvisa devem ser avaliados em até sete dias úteis. Com a decisão, o Ministério da Saúde poderá solicitar a dispensa nos casos de fármacos que já tenham sido aprovados pelas autoridades internacionais citadas na resolução. O Brasil registra quase 3.500 casos confirmados de varíola dos macacos e um óbito, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Depois de várias reduções consecutivas, novas baixas no preço da gasolina e demais combustíveis no Brasil vão depender da evolução de fatores externos e de um componente que é influenciado tanto pelo ambiente doméstico quanto pelos humores dos mercados internacionais. Os fatores externos são a eventual assinatura do acordo nuclear entre os Estados Unidos e o Irã, que liberaria os estoques do nono maior produtor mundial de petróleo, e o ritmo da desaceleração da economia global. O outro componente é o dólar. Desde 19 de julho, a Petrobras anunciou cinco reduções no preço de derivados de petróleo nas refinarias: três para a gasolina e duas para o diesel. Essas quedas tiveram relação direta com o recuo das cotações do petróleo no mercado internacional e com um certo alívio na taxa de câmbio.

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, informou que uma multidão se reuniu para um assalto em massa após bloquear o trânsito com carros perto de uma loja de conveniência. Depois de fazer manobras de "cavalo de pau", dando voltas com os veículos, os suspeitos invadiram o estabelecimento e roubaram comidas, bebidas, cigarros e bilhetes de loteria. As câmeras de segurança mostram parte dos assaltantes jogando objetos contra os funcionários e vandalizando a loja. Os saqueadores então saíram do estabelecimento e fugiram para os estacionamentos e ruas ao redor, dispersando-se rapidamente antes que a polícia chegasse.

Em 1988, a China criou hospitais psiquiátricos geridos pelo Ministério de Segurança Pública, para onde costumavam ser enviados opositores da ditadura do país, mesmo sem nenhuma orientação médica. Entre 2012 e 2013, foram promulgadas leis que pretendiam impedir essas prisões arbitrárias na China, mas uma ONG espanhola mostra que essas detenções disfarçadas de internamentos hospitalares seguem acontecendo na ditadura chinesa. Entre as vítimas, há 14 militantes políticos e 80 pessoas que, mesmo sem se mobilizarem politicamente, reclamaram de injustiças ou corrupções no país. De acordo com a ONG, uma jovem detida em 1999 por denunciar a ditadura chinesa foi levada a hospitais psiquiátricos mais de 20 vezes. Segundo o pai dela, a vítima sofreu agressões físicas e foi obrigada a tomar medicamentos que causaram demência e problemas urinários. Ela permanece presa em uma dessas instalações.

A opinião de Alexandre Borges, que fala sobre a fase de negociação da política brasileira e o luto vivido pelo eleitorado.

E o Sempre Família traz 7 dicas para encontrar o seu propósito de vida. Doar tempo, dinheiro ou talento, escutar o que os outros dizem sobre você e cercar-se de pessoas positivas são algumas delas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]