
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
O governo de Donald Trump confirmou a inclusão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, na lista de autoridades sancionadas pela Lei Magnitsky, que pune financeiramente estrangeiros considerados violadores de direitos humanos ou corruptos. Saiba como a decisão pode levar a uma escalada de tensão inédita entre Brasil e Estados Unidos.
Leia também:
Na prática, o que acontece com Moraes após as sanções aplicadas pelo governo Trump? A gente explica e mostra quem também pode ser sancionado.
O STF reagiu à aplicação das sanções e disse, em nota, que “não se desviará do seu papel”.
Conheça a história de Sergei Magnitsky, o contador que desafiou Vladimir Putin e deu nome à lei aplicada contra Moraes.
Opinião da Gazeta
Restaurar a democracia é tarefa dos brasileiros. Sancionado pelo governo Trump, encarna, hoje, a autocracia judicial que substituiu a democracia brasileira. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Uma fortíssima reação interna contra os desmandos do Judiciário será praticamente impossível de frear, caso os brasileiros estejam firmemente decididos a não mais se acovardar. Não podemos terceirizar a tarefa de salvar o país do autoritarismo.
Política, Economia e Mundo
Tarifaço de Trump. Donald Trump assinou o decreto que oficializou, a partir de 6 de agosto, tarifas de 50% para importações do Brasil. Vários setores acabaram sendo poupados, saiba quais.
O destino de Zambelli. O destino da deputada Carla Zambelli, presa na Itália, dependerá muito mais de uma decisão política do que critérios técnicos e jurídicos. Veja o que dizem especialistas.
O que mais você precisa saber hoje
Taxa básica de juros. Copom interrompe ciclo de alta e mantém taxa Selic em 15% ao ano
Imposto de importação. Pressionado, governo adota solução intermediária entre BYD e montadoras
Antiativismo judicial. Pacote contra ativismo do STF enfrenta resistência do Centrão para avançar no Congresso
Diários Secretos. Como surgiu a investigação de um dos maiores casos de corrupção estadual
Colunas e artigos
100 dias de Leão XIV. Leão XIV acaba de completar 100 dias de seu papado. Padre da Arquidiocese de Nova York, Robert Imbelli faz um balanço desse período, marcado por uma igreja centrada em Cristo.
Paulo Polzonoff Jr. celebra: Eu, eu, eu, Alexandre de Moraes se –– foi sancionado pela Lei Magnitsky.
Guilherme Fiuza fala da invenção da democracia postiça.
Para inspirar e alegrar
Um plano de R$ 2 bilhões. Conhecido como o “Véio da Havan”, o empresário catarinense Luciano Hang se prepara para injetar R$ 2 bilhões em sua rede varejista até 2026. Conheça o plano ambicioso de expansão.




