• Carregando...
O chargista Paixão está de férias | Tomaz SilvaAgência Brasil
O chargista Paixão está de férias| Foto: Tomaz SilvaAgência Brasil

Bom dia!

O futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, indicou para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) o general da reserva Guilherme Teophilo, que disputou o governo do Ceará pelo PSDB, mas já se desfiliou. Moro sinalizou que Teophilo deve procurar fazer, dentro das atribuições que cabem ao Executivo, um trabalho de gestão parecido com o que vem sendo feito pelo general Braga Netto na segurança pública do Rio de Janeiro. E, sob o comando de Maurício Valeixo, a Polícia Federal de Moro deve returbinar o grupo conhecido por Serviços de Inquéritos Especiais (SINQ), responsável por investigar crimes cometidos por ministros e políticos em exercício do mandato e que entrou em crise durante o governo de Michel Temer (MDB).

Aguenta?

Se Moro voa em céu de brigadeiro, outro ministro, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), não está em seus melhores dias. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin autorizou a abertura de investigação de suposto pagamento de caixa 2 ao deputado federal e a outros nove parlamentares. O financiamento ilegal de campanha teria sido pago pela J&F Investimentos, dos irmãos Joesley e Wesley Batista. Lorenzoni ainda não é formalmente investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). 

Desafios

Embora Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) tenha afirmado que o encaminhamento da Reforma da Previdência não vai ser o primeiro ato do governo Bolsonaro, a equipe econômica está trabalhando intensamente na proposta que será apresentada, e a equipe política, nos votos necessários para aprovar as mudanças. Uma das opções à mesa é impedir a concessão de aposentadoria integral – com valor equivalente ao último salário – a servidores públicos que se aposentarem antes dos 65 anos. Bolsonaro pai, aliás, admitiu, em entrevista coletiva, fatiar a reforma para facilitar sua aprovação e defendeu, na reunião com as bancadas do MDB e do PRB, uma reforma trabalhista ainda mais profunda

Tunga

Nem todo mundo pensa assim, porém. No editorial de hoje (5), a Gazeta do Povo explica como o Ministério Público do Trabalho (MPT) está endossando uma manobra dos sindicatos para burlar o fim do imposto sindical e roubar os trabalhadores:

A posição do MPT não chega a ser surpreendente, já que é amplamente conhecida a posição ideológica de procuradores e até mesmo juízes do Trabalho, que por serem contrários à reforma trabalhista se acham no direito de guiar sua atuação não pelo que a lei diz, mas pelo que eles consideram certo. Mas não deixa de ser uma trágica ironia que, entre o trabalhador prejudicado por uma cobrança da qual ele discorda e a entidade sindical que pretende realizar o desconto obrigatório, o MPT tome o lado desta, contra aquele que sempre foi considerado hipossuficiente, e contra a própria lei.

Várias pedras

Esse tipo de dificuldade é só mais uma diante de Paulo Guedes, que montou um time coeso de economistas liberais e tem carta branca para tocar as reformas macro e microeconômicas de que o país precisa. Mas quais são os desafios para essa agenda? Jéssica Sant´Anna te conta.

Não é piada

Renan Calheiros (MDB-AL) quer ser presidente do Senado novamente. Em nome de quê? Da democracia e das garantias institucionais

Ah, o Supremo...

A Segunda Turma do Supremo adiou a decisão sobre o pedido de liberdade do ex-presidente Lula, cuja defensa pedia a anulação de todos os atos do ex-juiz Sergio Moro. Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, e Cármen Lúcia já tinham votado contra o pedido, mas Gilmar Mendes pediu vista. Débora Álvares relata as trocas de farpas entre os ministros durante o julgamento e explica o que está por trás delas.

Atalho

E, falando no Judiciário, você sabia que 20% das vagas em Tribunais de Justiça dos Estados e nos tribunais superiores – nestes, às vezes até mais que 20% – não são de juízes de carreira? Fábio Calsavara discute as razões e os problemas do chamado Quinto Constitucional.

Respira

O Brasil, como os Estados Unidos, está cada vez mais dividido pela política e por questões identitárias, e Barry Brownstein explica como as sementes da sociedade civil são plantadas pela prática da gratidão: é uma sociedade civil saudável, não o Estado, o que civiliza as pessoas.

Entenda

Você está acompanhando a crise das livrarias brasileiras? A situação dramática da Saraiva e da Cultura está acertando em cheio editoras, que não têm recebido pagamentos. O colunista Francisco Razzo conversa sobre o tema com Dionisius Amendola, que trabalha com o “negócio de livros” há mais de 18 anos e mantém um canal no YouTube especializado em artes e cultura.

Futebol

A expectativa está grande para a final da Copa Sul-Americana. Nossa equipe está em Barranquillas acompanhando tudo que acontece. Confira como o foi o dia do Atlético-PR e o clima da cidade colombiana.

Anote aí

Já sabe onde jantar hoje? Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “Na lista dos 1.000 melhores restaurantes do mundo divulgados por uma publicação francesa, 7 são brasileiros. Veja!” 

Volta ao mundo em 1 minuto

As disputas em torno dos mísseis russos. Helen Mendes (Mundo) escreve: 

Guerra Fria parte 2? A Otan acusou a Rússia de ter violado um tratado antinuclear da era da Guerra Fria, ao desenvolver um sistema de mísseis. Por causa da violação, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou que os EUA suspenderão a sua participação no tratado. O ultimato gerou temores de uma nova corrida armamentista, inclusive do último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev.  

Sem sombra de dúvidas. A diretora da CIA teve uma reunião a portas fechadas com senadores americanos sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi na embaixada saudita na Turquia. Após a exposição, senadores republicanos disseram não ter dúvidas de que o príncipe saudita Mohammed bin Salman esteja envolvido no crime. As declarações contradizem a posição de Trump, que mantém parceria com o reino

Sentença. a Justiça do Chile condenou 53 agentes repressores da ditadura de Augusto Pinochet por responsabilidade na execução de nove membros do Partido Comunista (PC), em 1976. A sentença é uma das maiores do país relacionadas a violações aos direitos humanos.” 

Imagem do dia:

Mulher que viajou com uma caravana de migrantes da América Central escala uma barreira de metal na fronteira entre México e Estados Unidos, na cidade mexicana de Playas de Tijuana. Milhares de migrantes centro-americanos, a maioria hondurenhos, viajaram por mais de um mês com a esperança de chegar ao país.GUILLERMO ARIAS/AFP

Paraná

Volta tudo no pedágio. Euclides Lucas Garcia (Política Paraná) informa: 

Marcha à ré. Não durou nem duas semanas a decisão judicial que suspendeu e reduziu pedágios no Paraná. No fim da tarde desta terça-feira (4), o desembargador Luis Alberto D’Azevedo Aurvalle, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, derrubou a suspensão da cobrança na praça de Jacarezinho e a redução de 26,75% na tarifa em duas praças do Norte Pioneiro. Para o magistrado, o juiz Rogerio Cangussu Dantas Cachichi, da 1ª Vara Federal de Jacarezinho, não poderia ter decidido sobre o caso, que já está em discussão na 1ª Vara Federal de Curitiba.

Mistério... Faltando apenas 27 dias para assumir o cargo de governador do Paraná, Ratinho Junior ainda aguarda a conclusão de um estudo da Fundação Dom Cabral para decidir quantas e quais secretarias terá a sua gestão. À tradicional escola de negócios, o político do PSD pediu uma reforma administrativa que permita uma máquina pública menor e mais eficiente. O resultado pode sair ainda nesta semana.

Enrolado. Réu na Operação Rádio Patrulha, Luiz Abi provocou o delator Tony Garcia e fez críticas ao Ministério Público na defesa que apresentou à Justiça. No documento, os advogados pedem a nulidade de provas e a absolvição do primo de Beto Richa. Já o ex-governador corre o risco de perder o seu último reduto de poder. Presidente do PSDB do Paraná e candidato à reeleição ao cargo em maio de 2019, Richa deve enfrentar a oposição de uma ala jovem que quer tomar o comando da sigla no estado.” 

Curitiba

A tragédia de Itaperuçu. E como você pode ajudar. Confira a seleção dos nossos editores:

De novo? Fernanda Leitóles (Curitiba): "Mais um capítulo na novela que tem sido o leilão do Hospital Evangélico de Curitiba: o Tribunal Superior do Trabalho (TST) suspendeu a compra do hospital. A decisão não é definitiva. Entenda o imbróglio.” 

O Natal chegou. Gilson Garrett Jr. (Guia) recomenda: “A caravana de Natal da Coca-Cola segue por bairros de São José dos Pinhais e Curitiba nesta quarta-feira (5). São mais de 15 bairros que vão receber o comboio do Papai Noel. Quer saber onde vai passar? Confere aqui!

Tragédia. Fernanda Leitóles (Curitiba): “Itaperuçu, cidade a 30 quilômetros de Curitiba, foi atingida por um tornado na última sexta-feira (30). A informação foi confirmada pelo Simepar nesta terça-feira (4). O fenômeno causou a morte de duas pessoas e destruiu grande parte do município. O prejuízo, até o momento, foi estimado em R$ 6,5 milhões. Você também pode colaborar com a reconstrução de Itaperuçu. Saiba como!

Um ótimo dia a todos! 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]